Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/09/2022 as 2:00pm

RITA QUEIROZ - ESCRITORA BAIANA PREMIADA EM NOVA YORK

Conversa com quem gosta de escrever...

RITA QUEIROZ - ESCRITORA BAIANA PREMIADA EM NOVA YORK Eliana Marcolino entrevista a escritora Rita Queiroz

Como um gesto poético a escritora soteropolitana subiu ao palco duas vezes para receber as suas placas de premiação, concedida pela Academia Internacional de Literatura Brasileira, no evento do Focus Brasil NY 2022. Realizado no Consulado Geral do Brasil na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, na noite do dia 27 de agosto de 2022. Rita Queiroz foi classificada em primeiro lugar na categoria Poesia, no concurso de 2021, e na categoria Ensino e pesquisa em 2022.

Rita Queiroz foi classificada em primeiro lugar na categoria Poesia, no concurso de 2021, e na categoria Ensino e pesquisa em 2022_

Para a escritora, este prêmio do Focus Brasil representa reconhecimento: “Se falou muito aqui que a gente não busca fama, a gente não busca ganhar dinheiro, mas o reconhecimento é muito importante. Esse reconhecimento através dos pares, porque são os pares que votam na gente, para esta premiação. Participei em 2020, mas foi uma votação aberta ainda não tinha a academia, eu fiquei no TOP10, mas só foram premiados os três primeiros. Depois quando criou a Academia Internacional de Literatura Brasileira, em 2021, teve o prêmio, e claro, me inscrevi na categoria poesia, e para a minha surpresa e alegria, fiquei no TOP 5 e fui a vencedora. Este ano mudei de categoria, me inscrevi para Ensino e pesquisa e fiquei no TOP 5, e fui a vencedora. É claro que isso dá uma alegria para a gente, poder constar no currículo que você tem uma premiação as pessoas te olham diferente. Então é um reconhecimento e valorização do nosso trabalho literário. A premiação estimula a gente a continuar a escrever”.

A poeta é natural da terra do sol e das águas, abençoada pelo Nosso Senhor do Bonfim e banhada pela Bahia de Todos os Santos. É da terra do saudoso Jorge Amado, Caetano Veloso e Gilberto Gil. É daí que vem suas referências poéticas e culturais. Viveu em Salvador durante a infância e adolescência, curtindo praias e carnavais, tudo isso contribuiu com a sua formação de escritora.  Rita faz referência a autoras da contemporaneidade as quais tem influenciado a sua carreira literária, tais como: Gláucia Lemos, Érica Azevedo, Jovina Souza e Ana Fátima. Essas escritoras que estão na ativa e fazendo acontecer a cena literária em nosso país.

Rita Queiroz tem pós-doutorado em Estudo de Linguagens, doutorado em Filologia e Língua Portuguesa, mestrado e graduação em Letras. Estudiosa dos códigos linguísticos, sempre fora uma operária das letras, em uma primeira fase com a escrita de textos acadêmicos científicos e a partir de 2016 iniciou a sua carreira como poeta: Começou a publicar no Facebook despretensiosamente e os comentários de incentivo foram chegando de forma repentina. “Comecei a escrever o livro “Canibalismos” no Facebook e escrevi o 1, depois veio o 2,3... e as pessoas começaram a pedir mais, cadê o 4? Daí fui postando, depois continuei só no grupo de WhatsApp da Confraria Poética Feminina. Eu pensei em parar no 20º, escrevi até o 20, depois fui para 50, 100, escrevi 152, que são os que estão no livro, este livro eu lancei em julho de 2017”.

A escritora tem uma dezena de livros publicados, aqui iremos destacar três: O livro mais vendido até o momento que é: Ciranda, cirandinha, vamos brincar com poesia? (2019), trata-se de um livro infantojuvenil. Outra obra que se destaca pelas críticas é: Confissões de Afrodite (2019), são poemas erótico amorosos. E Velas ao vento (2020), livro de poemas, que faz um tributo às águas.

Rita Queiroz deixa uma mensagem aos leitores que também podem ser futuros escritores: Eu sempre digo que a gente não deve desistir, não deve se preocupar muito com as críticas, deixe fluir e vá dosando e temperando a sua narrativa”. Escreva!

Para concluir, uma dose de poesia de Rita Queiroz. Uma, duas, três doses de poesia, beba sem moderação!

“Flores na janela
Tempo de primavera
Sonhos e amores

Eclipse lunar
Lancinantes lembranças
Luz de inverno

Rastros solares
Memórias afetivas
Leituras de nós

Manhãs de verão
Horizontes dourados
Paz e bem-te-vis. (Rita Queiroz, in mínima poesia, p.24)

Contatos:
E-mail: rcrqueiroz@uol.com.br 
Facebook: /rita.queiroz.334  
Instagram: @ritaqueirozpoesiando/ @bordado_de_sonhos
Youtube: /user/rqueiroz22 
Loja virtual: https://ritaqueirozpoesiando.loja2.com.br  

Fonte: Eliana Marcolino

Top News