Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/09/2022 as 6:00pm

Esposo de brasileira, Vice-governador da Pensilvânia pode se tornar o primeiro Senador dos EUA casado com ex-indocumentada

No domingo, dia 18, o Vice-governador da Pensilvânia, John Fetterman, marchou no Dia de Porto...

Esposo de brasileira, Vice-governador da Pensilvânia pode se tornar o primeiro Senador dos EUA casado com ex-indocumentada Gisele ao lado do marido, John Fetterman

No domingo, dia 18, o Vice-governador da Pensilvânia, John Fetterman, marchou no Dia de Porto Rico em sua cidade natal, Reading. O democrata de quase dois metros de altura está concorrendo ao Senado dos Estados Unidos Dr. Mehmet Oz, um republicano que ganhou fama na televisão.

Favorita nas eleições de meio de mandato de novembro, a campanha de Fetterman com experiência em mídia aproveitou uma série de erros cometidos pelo seu adversário, inclusive o fato dele ter residências em outros estados e pouco investimento na Pensilvânia.

A chave para a estratégia de campanha de Fetterman são os eleitores latinos cuja a população é de mais de um milhão na Pensilvânia. Um de seus maiores apoios é sua esposa Gisele Barreto Fetterman, uma brasileira nascida no Rio de Janeiro que se mudou para New York quando era criança e passou anos “se escondendo” por ser indocumentada. “Eu sei como é viver nas sombras”, disse a Segunda-dama da Pensilvânia ao Latino Rebels sobre sua vida como uma pessoa indocumentada. “John viu minha jornada, a trajetória de minha família como imigrante para este país”, acrescentou.

Gisele tornou-se cidadã dos EUA há mais de uma década, mas diz que sua experiência no Brasil a deixa bem ciente do que pode acontecer “quando homens perigosos vencem eleições e se recusam a desistir do poder”.

No desfile do Dia de Porto Rico, em Reading, Gisele marchou ao lado de seu marido agitando uma bandeira porto-riquenha e segurando uma placa que dizia “Latinos para Fetterman”. O próprio candidato usava uma bandeira de Porto Rico em volta dos ombros como uma capa. “Esta é uma votação que pode decidir as eleições na Pensilvânia”, disse a Segunda-dama na segunda-feira, dia 19. “Nossa comunidade passou por muita coisa”, continuou.

Gisele também disse que está acompanhando de perto os casos legais em torno do programa Ação Diferida para Chegadas da Infância (DACA, sigla em inglês), uma política da era Obama que ordena que funcionários do Departamento de Segurança Interna protejam da deportação imigrantes indocumentados que chegaram aos Estados Unidos quando ainda eram crianças. “Como uma pessoa que já foi indocumentada, eu me simpatizo com a angústia e o estresse sentidos pelos imigrantes que vivem nas sombras”, afirmou.

Se eleito para o Senado em novembro, Fetterman se tornaria o único senador dos EUA casado com uma ex- indocumentado. E com os defensores dos direitos dos imigrantes famintos por aliados no Senado durante o atual Congresso, eles podem encontrar no marido da brasileira o apoio que precisam para os próximos anos.

Top News