Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/09/2022 as 8:00pm

Autoridades registram aumento de imigrantes indocumentados na Flórida

  À medida que um número recorde de cubanos e venezuelanos chega aos Estados Unidos, a...

Autoridades registram aumento de imigrantes indocumentados na Flórida Patrulha de Proteção de Fronteiras diz que chegada de imigrantes aumentou

 

À medida que um número recorde de cubanos e venezuelanos chega aos Estados Unidos, a Flórida está rapidamente se tornando um epicentro do debate sobre imigração no país, lançando uma sombra sobre a reputação do estado como um farol de oportunidade para recém-chegados em meio a uma disputa política cada vez mais profunda.

Novos dados do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, sigla em inglês) mostram que as comunidades de imigrantes que tradicionalmente se estabeleceram na Flórida em grande número agora representam uma parcela crescente dos imigrantes que chegam ao Texas e solicitam asilo.

Embora o Estado do Sol não tenha fornecido dados atuais sobre quantos se mudam para a Flórida, as autoridades do condado de Miami-Dade estimam que dezenas de milhares chegaram no ano passado. Enquanto isso, a Guarda Costeira continua a interceptar milhares de imigrantes cubanos e haitianos em barcos.

A onda de pessoas que esperam recomeçar a vida na área de Miami está testando a capacidade do sul da Flórida de absorver um dos maiores fluxos de imigrantes em décadas.

Em toda Miami, imigrantes como Greimar Torrado, 30, esperam continuar se sentindo bem-vindos na Flórida, um estado com o qual muitos estão começando a se familiarizar. Ela embarcou em uma jornada de 23 dias com o namorado da Venezuela para chegar à fronteira EUA com o México, chegando no mês passado. Agora eles esperam estabelecer raízes aqui – mesmo que isso signifique dormir em um colchão de ar no apartamento de um parente. “Decidimos vir para Miami porque temos amigos em Miami”, disse Torrado. “Se Deus decidir que fiquemos aqui, ficaremos. Se Deus decidir que devemos nos mudar para outro lugar, nós o faremos”.

De acordo com autoridades de Miami-Dade, 58.000 refugiados cubanos que vivem no condado receberam assistência humanitária estatal de 1º de outubro de 2021 a 1º de julho – muitos deles recém-chegados. Eles fazem parte de cerca de 197.000 cidadãos que entraram em contato com autoridades federais de imigração ao entrar no país no ano passado. Historiadores dizem que o êxodo representa o maior reassentamento de imigrantes cubanos nos Estados Unidos, superando até mesmo os 150.000 cubanos que fugiram do governo de Fidel Castro durante o transporte marítimo de Mariel em 1980.

Top News