Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/10/2022 as 1:00pm

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO FAZ TURNÊ NOS ESTADOS UNIDOS

Orquestra brasileira se apresenta em Nova York com uma grande novidade, um tributo à natureza brasileira e ao maior compositor do Brasil, Heitor Villa-Lobos, a Floresta Villa-Lobos (The Amazon Concert).

Eliana Marcolino

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp, sob a regência da maestra Marin Alsop, foi convidada pelo Carnegie Hall, para se apresentar no dia 14 de outubro em uma de suas séries oficiais de concerto, em Nova York, a International Festival of Orchestras III, na qual estará junto das Filarmônicas de Berlim e Viena. Esta é a primeira vez que uma orquestra brasileira é convidada a participar da programação dessa casa lendária da música de concerto, é a grande estreia no Carnegie Hall, em Nova York, depois de já ter se apresentando em palcos famosos fora do país como, Royal Festival Hall e Royal Albert Hall em Londres, Concertgebouw de Amsterdam, Musikverein de Viena e Berliner Philharmonie, além da participação em festivais como o BBC Proms, Lucerna e de Hong Kong.

Os apaixonados por música clássica podem anotar na agenda: No dia 10 de outubro às 19h, no Helzberg Hall Kansas City em Kansas City; na quarta dia 12 de outubro às 20h no The Music Center at Strathmore, North Bethesda; na sexta-feira dia 14 de outubro às 20h no Carnegie Hall, Nova York e no dia 15 de outubro no sábado às 20h novamente no Carnegie Hall, com uma surpresa para o público.

A Osesp preparou uma grande novidade, fará um tributo à natureza brasileira e ao maior compositor, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), a Floresta Villa-Lobos (The Amazon Concert). Com peças desse modernista, intercaladas por obras de compositores brasileiros influenciados por ele e um estrangeiro, o norte-americano Philip Glass. Não haverá intervalos entre as obras, será uma exuberante sinfonia de 70 minutos. Para essas noites especiais, um projeto multimídia inédito que fora especialmente concebido pelo curador multidisciplinar Marcello Dantas, todas as imagens foram captadas essencialmente na floresta Amazônica, em Bonito (MS), no Pantanal e na Mata Atlântica (SP). Também terão destaque nessas noites o Coro da Osesp, a pianista da Osesp, Olga Kopylova, e a soprano ítalo-brasileira Camila Titinger.

Por uma feliz coincidência, os concertos acontecem em um ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, marco da cultura brasileira. Considerando que ambos os programas têm como eixo a música de Villa-Lobos, maior compositor, e o único a participar de todos os dias da Semana de 22, além de ser uma homenagem ao país e à força da nossa cultura e natureza.

Também sobem ao palco nos concertos, o Coro da Osesp nos dias 12, 14 e 15 de outubro, a regente Marin Alsop nos dias 10, 12, 14 e 15 de outubro, o gaitista José Staneck nos dias 10 e 14 de outubro e a soprano Camila Titinger em 12 e 15 de outubro.

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo é um equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, sob gestão da Fundação Osesp uma Organização Social. A turnê é uma realização conjunta da Fundação Osesp/Governo do Estado de São Paulo e tem o apoio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura por meio da Lei Rouanet, e recebeu apoio direto de diversas empresas e pessoas. A produção da turnê nos Estados Unidos é da Opus 3.

Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Fundação Osesp fala sobre a importância desta turnê: “Depois de mais de três anos sem realizar concertos fora do país —os últimos foram na China, em fevereiro de 2019 —, o simples fato de ser possível cruzar as fronteiras após uma pandemia devastadora já é especial por si só. Para além desse fato, é uma enorme alegria representarmos o Brasil evocado pelas obras de grandes compositores nacionais para o público norte-americano e mostrarmos a imensa qualidade da nossa Orquestra tocando uma peça canônica do repertório, a Sheherazade de Rimsky-Korsakov, que é capaz de evidenciar os talentos que formam a Osesp. O destaque, sem dúvida, é o programa Floresta Villa-Lobos [The Amazon Concert], que faremos em North Bethesda no dia 12 de outubro e no Carnegie Hall, no dia 15. O que faremos é uma grande homenagem à cultura e à natureza do Brasil. Tenho certeza de que o público norte-americano se encantará com o espetáculo e com a descoberta dessas joias da música do nosso país, e que os brasileiros que porventura se juntarem a nós terão muito orgulho de sua terra natal”.

 

Confira as datas e horários das apresentações:

10/OUT (SEGUNDA), 19h — Helzberg Hall Kansas City, Kansas City

12/OUT (QUARTA), 20h — The Music Center at Strathmore, North Bethesda

14/OUT (SEXTA), 20h — Carnegie Hall, Nova York

15/OUT (SÁBADO), 20h — Carnegie Hall, Nova York

 

Contatos da Orquestra Sinfônica de São Paulo

https://www.instagram.com/osesp_/

https://www.youtube.com/videososesp

https://facebook.com/osesp

https://twitter.com/osesp

https://www.tiktok.com/@osesp

Top News