Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/10/2022 as 12:30am

RESENHA AS AVENTURAS DE FORMIGA E CAPITÃO

SCHURMANN, Heloisa e SANTA ROSA, Nereide. As aventuras de Formiga e Capitão. Underline Publishing, 2020

RESENHA AS AVENTURAS DE FORMIGA E CAPITÃO O capítulo sete é o preferido do Lorenzo, 9 anos

Uma história envolvente de uma família aventureira. Para quem nunca ouviu falar da família Schurmann e também para aqueles que a conhecem das aparições em programas de TV, o livro é uma boa oportunidade para se travar contato com uma incrível história contada de forma tão dinâmica quanto a vida dos velejadores brasileiros que já deram três voltas ao mundo. Isso mesmo, o livro conta a história de uma família brasileira que vive há mais de 30 anos a bordo de veleiros em alto mar, sob os comandos do vento. “Bons ventos” ... Assim é a dedicatória que recebi no meu exemplar, feita por Heloisa Schurmann.

Capa do livro

Fiz uma primeira leitura no silêncio da madrugada. Fiquei encantada com as histórias, convidei meu filho, e ele convidou os amigos para lermos juntos. Já que é um livro dedicado ao público infantil, julguei pertinente ouvir a opinião dos pequenos leitores, assim como o processo da narrativa fora construído com a participação dos netos de Heloisa. Capitão e Formiga são os narradores e eles, de forma bem interativa, compartilham com os netos as aventuras vividas nas travessias oceânicas. Desta vez, eles viajaram no veleiro Kat, na Expedição Oriente: saíram do Brasil com destino à China e, durante o percurso, conheceram distintos lugares e culturas peculiares ao redor do mundo.

Para a leitura desta encantadora obra, eu e meu filho, Lorenzo, planejamos uma tarde com os coleguinhas: Matheus, Millena e Gabriela, os quais prontamente aceitaram o convite. O ambiente foi preparado com muito cuidado. Um tapete grande e fofinho e muitas almofadas, a mesa do escritório converteu-se em um palco, com luz, muita luz para dar foco no leitor. Cada um lia um capítulo e convidava o outro para subir ao palco e continuar a navegar pelas páginas do livro, de tal forma que todos leram quatro capítulos. O livro é composto por vinte capítulos recheados de descrições geográficas, contextualizações históricas e culturais, permeados por lendas encantadoras, como a lenda de Caleuche, o Navio Fantasma, e a lenda de Te Ufi, a pérola negra.

Gabriela gostou da parte dos Orangotangos, cap.17

O capítulo sete é o preferido do Lorenzo, 9 anos. Tal capítulo fala sobre a Ilha de Páscoa. Nele consta a história dos Moais, as famosas estátuas espalhadas pela ilha misteriosa. Gabriela (8 anos), Millena (7 anos) e Matheus (9 anos) ficaram encantados com a visita aos Orangotangos, no capítulo 17. Millena falou com entusiasmo: “Gostei muito da parte em que o Orangotango pegou a mão da menina e levou ao peito, ao coração dele”. Matheus também declarou que gostou dessa parte porque “o Orangotango pegou na mão da menina e eles conseguiram sentir um ao outro”.  Gabriela afirmou que gostou da parte do “Morangotango”. “Gostei porque a Formiga pegou na mão do Orangotango e ela sentiu a mão dele.” Pode-se dizer que o gentil Orangotango conquistou o coração das crianças, tornando o capítulo 17 o favorito.

Eu adorei o capítulo 12. Ele fala sobre a mensagem na garrafa que a família Schurmann lançou ao mar e que foi levada pelas correntes marítimas até uma ilha do continente africano, quando foi encontrada por um jovem de 17 anos, Boitau Jonathan, que respondeu à carta. Emocionou-me o encontro da família Schurmann com Boitau, na ilha Papua, em Nova Guiné. Eu gosto de cartas, e achei fantástica esta experiência de troca de correspondências

Matheus, 9 anos. Gostou do capítulo 17. Visitando os orangotangos

.Ah, e, quando terminamos a leitura, saboreamos um delicioso macarrão, o cardápio foi inspirado na receita do capitão.

Por fim, vale dizer que as autoras Heloisa Schurmann e Nereide Santa Rosa foram muito felizes na escolha da narrativa. O livro tem belas ilustrações, as quais complementam as histórias. O diálogo com as crianças torna a narrativa mais dinâmica e aproxima o leitor. A ilustração da capa, por sua vez, sinaliza ao navegante que se trata de uma história com final feliz.

Millena, 7 anos. Gostei muito da parte em que o Orangotango pegou a mão da menina e levou ao peito, ao coração dele

O livro está disponível na Amazon: https://www.amazon.com/As-Aventuras-Formiga-Capit%C3%A3o-Portuguese/dp/1949868222

Fonte: Eliana Marcolino

Top News