Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/10/2022 as 9:00am

Brasileira, membro do Brazilian Worker Center, explica porque “votar Sim na questão 4 é importante”

“Os meus pedidos são dois: que votem sim no referendo - para manter a lei intacta - e que eduquem quem argumenta o contrário”

Cristina Araújo Brinkerhoff

Cristina Araújo Brinkerhoff é doutoranda na Boston University School of Social e membro do conselho do Brazilian Worker Center (BWC). Ela escreveu um artigo para o site yahoo!news onde compartilhou a sua história de vida e explicou a importância de votar “sim” na questão 4 da cédula eleitoral em novembro. “Lembro-me de quando dirigi um carro pela primeira vez nos Estados Unidos. Eu tinha 21 anos, dirigia sem carteira e fiquei presa em um banco de neve. Lá estava eu, chorando e chamando minha família e meu vizinho. Eu estava com medo porque eu não tinha licença e um policial poderia aparecer para me ajudar. Ainda me lembro do medo”, disse.

No verão passado, os legisladores estaduais aprovaram o Work and Family Mobility Act, que permite que residentes qualificados de Massachusetts solicitem uma carteira de motorista, independentemente do status de imigração. “Para imigrantes como eu, que estão no país há mais de uma década, isso foi uma grande vitória – e um alívio para muitas famílias imigrantes”, celebrou.

A lei está programada para entrar em vigor em julho de 2023; no entanto, um pequeno grupo de pessoas usou desinformação e discurso de ódio para adicionar uma pergunta na cédula eleitoral que reverteria essa conquista legal.

“Os meus pedidos são dois: que votem sim no referendo - para manter a lei intacta - e que eduquem quem argumenta o contrário”, explicou ela.

Massachusetts é o 17º estado a aprovar uma lei para estender a carteira de motorista a todos os residentes, independentemente do status de imigração. Os estados que implementaram leis semelhantes notaram que isso tornou as estradas mais seguras.

Pesquisadores do Stanford Policy Lab descobriram que depois que a Califórnia aprovou sua lei, em 2013, os acidentes de atropelamento caíram de 7% a 10% em 2015, depois que o estado emitiu as licenças para 600.000 pessoas.

“Quando penso na perspectiva de deportação por um erro como bater em um banco de neve, entendo porque alguém sem licença fugiria de um acidente”, explicou destacando que “a Cristina mais jovem precisava da oportunidade de ser uma motorista testada, licenciada e segurada” e que isso teria tornado as estradas e ela mais seguras.

Cristina acrescentou que apesar do medo da polícia, ela sabia que os policiais não querem que os mais jovens tenham medo deles. “Tanto é que as agências responsáveis pela aplicação da lei em Massachusetts endossaram a lei que libera carteira de motorista para indocumentados.

“O medo da polícia não ajuda nossas comunidades”, afirmou.

De acordo com estimativas do Migration Policy Institute, mais de 200.000 imigrantes indocumentados vivem em Massachusetts. Muitos fazem parte de famílias de status misto, com aproximadamente uma em cada 20 crianças cidadãs dos EUA que vivem em Massachusetts reside com pelo menos um membro da família indocumentado.

Imigrantes indocumentados em Massachusetts pagaram cerca de US$ 253 milhões em impostos estaduais e locais em 2018. Independentemente do status de imigração, eles vão ao trabalho, escola, igreja e consultas médicas e visitam amigos. “Eles são parte integrante da comunidade e precisam da opção de dirigir sem medo de deportação”, destacou.

Ela explicou que um grupo que promove o medo está espalhando muita desinformação sobre a lei na tentativa de derrubá-la. “Para esclarecer, vou apontar o que esta lei não faz: Não permite status legal de imigração às pessoas; não permite direitos de voto; não permite direitos a recursos reservados a cidadãos e residentes legais”, explicou. “É simplesmente uma carteira de motorista padrão”, continuou.

Ela disse que viveu metade da minha vida em Massachusetts. “Esta é a minha casa. Hoje, sou mãe de dois filhos, esposa, cidadã americana com doutorado em trabalho social. Sou, orgulhosamente, uma imigrante brasileira. As pessoas por trás desta questão eleitoral não representam o amor que Massachusetts tem por suas comunidades de imigrantes. Mostraremos esse amor nas urnas em novembro votando sim na pergunta 4 de forma esmagadora”, finalizou.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Top News