Publicado em 10/11/2022 as 8:00pm
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS – NOTA À IMPRENSA
Com referência a boatos que têm circulado na comunidade a respeito da alegada não...
Com referência a boatos que têm circulado na comunidade a respeito da alegada não contabilização de votos de algumas seções eleitorais, o Consulado-Geral do Brasil em Boston vem a público esclarecer que, no exterior, em razão da elevada taxa de abstenção, a Justiça Eleitoral procede à agregação de seções eleitorais. Para os eleitores que votaram em Framingham, por exemplo, foram disponibilizadas 14 urnas, as quais, na verdade, abrangem um total de 29 seções eleitorais, conforme planilha abaixo, em que cada “quadrado” representa uma urna:
Na medida em que os resultados divulgados na página eletrônica do TSE contêm apenas referência às seções que aparecem em primeiro lugar em cada “quadrado”, alguns eleitores concluíram, erroneamente, que os votos de suas seções (localizados em segunda ou terceira posições) não teriam sido computados. Quem votou na seção 3089 ou 3375, por exemplo, não encontrará “resultado” para essas seções; esse resultado aparece apenas com a referência da seção principal (1142).
O Consulado informa, ainda com referência ao assunto, sobre a publicação, no site do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, de nota informativa sobre o mesmo assunto:
Boston, 10 de novembro de 2022