Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/12/2022 as 10:00am

Mas uma greve de detentos no Novo México lembra brasileiro que cometeu suicídio

Pela segunda vez neste ano, imigrantes detidos no Novo México fizeram uma greve de fome para...

Pela segunda vez neste ano, imigrantes detidos no Novo México fizeram uma greve de fome para protestar contra as condições desumanas dentro de instalações de detenção privadas. “As condições das pessoas detidas no centro se tornaram cada vez mais terríveis”, disse Zoe Bowman, é advogada do Las Americas Immigrant Advocacy Center.

Atualmente, ela representa alguns imigrantes detidos no Centro Correcional do Condado de Cibola.

Bowman disse que mais de duas dúzias de imigrantes participaram de uma greve de fome a partir de 19 de outubro. De acordo com uma carta aberta manuscrita e assinada pelo grupo, eles sofreram tratamento racista, negligência, danos psicológicos e até tortura.

Bowman afirmou que muitos dos imigrantes também enfrentaram um processo de imigração inadequado.

“Há muitos problemas de comunicação entre os funcionários que trabalham lá e as pessoas detidas, tentando entender o que está acontecendo em seu caso legal”, disse Bowman.

O grupo de imigrantes inclui homens da Colômbia, Venezuela, Nicarágua, Peru e Equador. De acordo com Bowman, muitos deles estavam fugindo da violência em suas terras de origem, mas acabaram dentro de instalações de detenção privadas nos EUA.

Na carta, o grupo diz que chegou a um ponto de ruptura depois que um brasileiro detido no Centro de Detenção do Condado de Torrance cometeu suicídio e um imigrante no Centro do Condado de Cibola também tentou tirar sua vida. “Acho que as condições se tornaram muito perigosas nesta instalação. Muitas pessoas estão chegando a um ponto de desespero”, disse Bowman. “A greve de fome está em pausa agora, mas vários homens desmaiaram de fome nas últimas semanas, pressionando o ICE a concordar em revisar seus pedidos de liberdade condicional”, acrescentou.

Até agora, pelo menos 7 imigrantes foram deportados. Esta é a segunda greve de fome entre imigrantes em um centro de detenção privado no Novo México este ano.

Quase uma dúzia de detidos dentro do centro de detenção do condado de Torrance também realizaram greve no final de setembro por motivos semelhantes. As instalações de Torrance e Cibola são operadas pela CoreCivic.

Bowman acredita que as greves de fome em ambos os locais estão destacando injustiças no processo de imigração – especialmente quando envolve empresas privadas.

“Parece que essas empresas prisionais privadas funcionam impunemente”, disse ela. “Tem sido muito bem documentado que existem condições abaixo do padrão e abusos acontecendo nesses centros de detenção; ainda assim, eles permanecem em operação, as pessoas permanecem sob sua custódia”, acrescentou.

O grupo do condado de Cibola diz que não quer que mais ninguém sofra as condições que eles experimentaram. “Já testemunhamos uma, a trágica morte de um jovem, e parece inevitável que algo semelhante volte a acontecer em breve”, finalizou a advogada.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Fonte: Da redação

Top News