Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/12/2022 as 2:00pm

BWC destaca 2022 como o “ano das grandes realizações”

“Chegamos a mais um Dezembro com a sensação de missão cumprida! 2022 foi um ano de muito...


“Chegamos a mais um Dezembro com a sensação de missão cumprida! 2022 foi um ano de muito trabalho e dedicação, que felizmente foram recompensados com realizações e conquistas importantíssimas para a nossa comunidade”, desta forma, o Brazilian Worker Center (BWC) celebra mais um ano com vitórias para a comunidade imigrante.

A organização se orgulha por continuar ativamente lutando em favor dos direitos dos imigrantes. Já são 27 anos de trabalho desde a nossa fundação, e a cada ano temos a satisfação de ampliar o alcance e impacto na vida dos brasileiros e outras comunidades imigrantes em Massachusetts.

“Este foi um ano muito especial porque definitivamente conquistamos o direito de dirigir para todos moradores do Estado, independentemente do status imigratório. Depois de mais de 20 anos de lutas, idas e vindas, agora é oficial: a partir de Julho de 2023, todos terão o direito de aplicar para obter uma carteira de motorista, o que trará mais segurança e qualidade de vida para nossas comunidades. Além desta conquista, são inúmeros os motivos pelos quais somos gratos”, destacou.

Para relembrar e compartilhar com a comunidade, a BWC preparou um relatório especial com retrospectiva do seu trabalho em 2022. “Agradecemos a todos pelo apoio e confiança e reforçamos nosso compromisso de continuar o trabalho em prol da comunidade no próximo ano. Fique ligado em nossas redes sociais para as novidades a partir de Janeiro de 2023”, acrescentou.

CARTEIRA DE MOTORISTA

Em seus 27 anos de existência, o Brazilian Worker Center coleciona conquistas importantíssimas para a comunidade brasileira, defendendo seus direitos e contribuindo para o crescimento contínuo dos trabalhadores.

Embora todas as conquistas sejam valiosas, a mais recente tem um gosto especial: a aprovação da carteira de motorista para imigrantes indocumentados. O BWC se orgulha por ser a única organização brasileira liderando a coalizão composta por mais de 270 organizações que formam o Driving Families Forward, responsável pela campanha em prol da aprovação do projeto de lei. Nossa Diretora Executiva, Lenita Reason, é co-presidente da coalizão junto com 32BJ SEIU e participou de todas as reuniões presenciais e online com direito de voto nas decisões sobre a lei, estando a frente do comitê que organizou 90% das ouvidorias, protestos e discussões em torno do projeto, além de advogar em tempo integral nas negociações que resultaram na aprovação da lei. É de conhecimento de todos que após a aprovação do projeto, a oposição conseguiu assinaturas para colocar a lei para ser referendada pelos eleitores nas últimas eleições.

Mas, durante o processo da coleta das assinaturas, Reason representou o BWC, indo para estacionamentos de supermercados informar os eleitores sobre a campanha “Decline to Sign”, com o objetivo de tentar conscientizar os eleitores sobre o significado da petição para a qual a oposição estava coletando assinaturas. Infelizmente, eles conseguiram as assinaturas necessárias e por isso foi iniciada outra campanha, a “Yes On 4”, em que o Brazilian Worker Center manteve seu protagonismo, trabalhando dia e noite.

Participamos ativamente de todas as atividades e trabalhamos com um comitê pequeno dentro da coalizão para conseguir fundos e voluntários suficientes para vencer a campanha. Felizmente, a lei foi validada com 53,7% de apoio, sendo mais de 1.264,110 votos. Mas o trabalho não acabou! O BWC continua a atuar na etapa de implementação e por isso participa de reuniões da equipe de transição com o Attorney General Office e Massachusetts Registry of Motor Vehicles (RMV), trabalho que será extenso e muito importante para garantir o acesso das nossas comunidades à Carteira de Motorista. Sabemos o quanto este benefício impactará positivamente os brasileiros e outras comunidades imigrantes, por isso contamos todos para que as informações corretas prevaleçam.

Este é realmente um momento histórico em que temos que agradecer e celebrar!

DIREITOS DO TRABALHADO

Nosso departamento de Direitos do Trabalhador, coordenado por André Simões, diversificou as atividades este ano. Além dos atendimentos a casos trabalhistas, foram realizadas diversas atividades e treinamentos. No total, foram abertos 140 casos trabalhistas e promovidos 24 workshops “Conheça seus Direitos”, com a participação de aproximadamente 160 pessoas.

Entre os eventos de destaque deste ano, o Bulding Justice realizou o “Torneio de Futebol Família e Solidariedade”, em East Boston, e em parceria com o Sindicato dos Pintores (Painters Union DC 35), o comitê realizou também o “Building Justice Worker Assembly”, na sede do sindicato em Rosindale.

O departamento também participou do projeto de lei contra Roubo de Salário, em conjunto com outros centros de trabalhadores e sindicatos. E nossas parcerias também foram essenciais. Trabalhamos em conjunto com organizações como Somerville Worker Center, Connecticut Worker Center, Centro Presente, Justice at Work, Attorney General Office. A partir de 2023, lançaremos vídeos educativos sobre direitos trabalhistas.

DEFESA DOS IMIGRANTES

Advogar pelos imigrantes e garantir que seus direitos sejam respeitados é a missão do projeto Defesa dos Imigrantes, sob coordenação de Lorrayne Reiter. Em 2022, este programa atendeu 653 famílias, impactando a vida de mais de 1.600 pessoas, já que cada família tem, em média, dois adultos e duas crianças/adolescentes. Por meio deste projeto, o BWC assiste à comunidade em check-ins no ICE (Immigration and Customs Enforcement), checando data de audiências na corte de Imigração, ligando para centros de detenção (quando necessário) e advogados ou autoridades de imigração.

Também ajudamos com a interpretação de documentos que as pessoas recebem da Imigração, com o intuito de educar a comunidade a navegar pelo sistema de Imigração. Para fazer os atendimentos, o staff está sempre se atualizando e passando por treinamentos, como por exemplo o “Immigration Law”, oferecido pela MIRA (Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy Coalition), que permitiu ao BWC receber um certificado importante para aplicar para a acreditação BIA (Board of Immigration Appeals) para preencher documentos de imigração. Foram muitas as atividades de 2022, como, Clínica de Imigração com Mayor's Office for Immigrant Advancement (MOIA), Clínica de Cidadania com a MIRA, Immigration Fair com o MIC (Massachusetts Immigrant Collaborative) , entre outros.

Para que nosso trabalho fosse viável, fizemos parcerias importantes com organizações como: Prefeitura de Boston, Massachusetts Legal Aid, Greater Boston Legal Services (GBLS), Rian Immigrant Center, Agência Alpha, Justice at Work, Osha e Attorney General Office, entre outros. Como advogados parceiros tivemos Brooks Law, Sohail & Nassiri (Sohail Nassiri), Foglia Associates, Gabriely Jabbour e profissionais do Justice at Work, entre outros que sempre ajudam a esclarecer dúvidas e orientar nossa comunidade.

DIREITOS DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS

As trabalhadoras domésticas também tiveram atenção especial do Brazilian Worker Center este ano, por meio de diversas ações e eventos. Com a coordenação de Lorrayne Reiter, foram iniciados 12 casos, relacionados a situações como roubo de salário (mediação e recuperação de valores), abuso, compensação trabalhista, discriminação, entre outros.

Também tivemos treinamentos mensais sobre leis trabalhistas para um grupo de 26 trabalhadoras domésticas.

O BWC novamente participou do retiro de verão do Women Institute of Leadership Development (WILD), em Worcester, com 14 mulheres, que aprenderam sobre direitos das trabalhadoras domésticas e receberam certificados. Além de um workshop de liderança para trabalhadoras domésticas, com evento de integração. Houve ainda treinamento online com o National Domestic Workers Alliance (NDWA) e treinamento sobre trauma, violência doméstica e resiliência.

NDWA também ofereceu um treinamento com várias sessões para organizadoras (Dignity, Unity and Power). A última sessão e a graduação acontecerão em Fevereiro de 2023 no Texas. Foram enviados casos de abuso de direitos à domésticas para agências estaduais e federais como Attorney General Office, Equal Employment Opportunity Commission (EEOC-US) e Occupational Safety and Health Administration (OSHA).

Estas e muitas outras ações visam dar o suporte necessário que as trabalhadoras domésticas da nossa comunidade precisam para se empoderar e ter seus direitos respeitados. E para fechar os destaques de 2022, ressaltamos a pesquisa em parceria com o Boston College Clinic Civil Right sobre a lei que protege as trabalhadoras domésticas.

MULHERES VENCEDORAS

Dar suporte emocional e compartilhar informações sobre saúde e bem-estar para mulheres sobreviventes de câncer e seus amigos e familiares foi outro serviço essencial prestado pelo Brazilian Worker Center. Por mais um ano, o projeto Mulheres Vencedoras, coordenado por Paula Corrêa, fez um trabalho de grande importância para a comunidade brasileira. Para confraternizar e promover um ambiente de acolhimento para as mulheres, o projeto realizou eventos como o “Chá das Mulheres”, “Outubro Rosa” e um treinamento sobre como as mulheres imigrantes podem enfrentar desafios. Depois de um longo tempo de restrições, este ano as atividades puderam ser presenciais, o que contribuiu para um maior engajamento. Foram muitos os palestrantes, entre eles o cardiologista Dr. Felipe Moura, Jamila Xible e Cleatia Cassarino (Cambridge Health Alliance). Também tivemos apoiadores que tornaram possível a realização dos eventos: The Cheesecake Factory, Pastelaria Vitoria, Oliveira Deli, Sabor do Brasil, Alexandre Simões e Bella Mia Flower.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

Gostaria de cuidar de sua saúde mental? Com alguém que fala sua língua e entende a jornada que você passou até aqui como imigrante? Eu posso te ajudar! Priscila de Sousa- psicóloga e performance coach, brasileira e mora em New York City há mais de 13 anos pode te ajudar. Atendimento presencial e on-line! Marque agora uma consulta experimental sem compromisso. Ligue: (917) 539-2508

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

Somente para residentes de NJ- US$225 por mês para comprar produtos e remédios sem receita médica e mantimentos. Obtenha o cartão pré-pago ele é gratuíto. Este é apenas um dos muitos benefícios extras que você pode ter com o UnitedHealthcare Dual Complete® ONE (HMO D-SNP). Veja se você pode obter este plano. Ligue hoje para: Izabella Rodrigues – Falo Português. GOLDEN SOUL AGENCY LLC. Agente Licenciada: 973-281-7876, TTY 711. Email: izabellar@goldensoulagency.com – site: UHCCommunityPlan.com/NJ

 

Top News