Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/12/2022 as 8:00am

ENTÃO É NATAL - COMO OS BRASILEIROS IMIGRANTES CELEBRAM O NATAL NOS ESTADOS UNIDOS

“Nunca deixe para amanhã o abraço, o sorriso, o afeto. Não deixe de enfeitar a árvore porque alguém que você amava se foi” (Márcia Ferreira)


As canções natalinas o brilho das luzes que pisca, pisca, as confraternizações, as campanhas para ajudar os necessitados, novenas, amigo oculto, amigo X, amigo secreto.  O papai Noel, os presentes, as missas, os cultos e demais rituais religiosos, as deliciosas comidas, tudo isso para celebrar o nascimento do menino mais importante para os cristãos.

Para os brasileiros este é o feriado mais importante e para as crianças, esta data traz uma certa magia. 

Mariana Toledo Zampa, 7 anos

A simpática Mariana Toledo Zampa, 7 anos, fala sorridente que adora o Natal porque fica com a família e dá para se divertir, o que ela mais gosta é dos presentes. Mariana acredita no Papai Noel, ela escreve cartinhas e pede presentes, Mariana nos conta um segredo: “Eu já vi a mão do Papai Noel em uma filmagem que o meu pai fez”.

Aurea Segato e Alvimar Segato Junior, e os filhos são de Vitória ES, vivem nos EUA há sete anos. São donos da Wallpaper Profix Inc

Aurea Segato e Alvimar Segato Junior, são de Vitória ES, vivem nos EUA há sete anos. São donos da Wallpaper Profix Inc. uma companhia de instalação de papel de parede. Eles têm 2 filhos aqui e o mais velho mora no Brasil. A filha do meio está cursando o college e o caçula concluindo High Scholl.

Áurea nos conta como eles celebram o Natal aqui nos EUA: “Celebramos o Natal com alguns familiares e amigos do Junior que também vieram para os EUA. No Brasil, Sempre celebrávamos na casa da minha mãe com meus irmãos, tias e primos. Muita comida, rs, brincadeiras e claro o famoso amigo x. o Natal para nós é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Representa a esperança de renovação e traz com ele um desejo de fechamento e início de ciclos”.

A capixaba relembra o seu primeiro natal nos EUA. “Nosso primeiro natal aqui celebramos na casa de uma amiga muito querida que conheci no meu primeiro trabalho. Foi o mais difícil, longe da família, da nossa terrinha e sem dinheiro… por isso valorizamos cada ano que passamos aqui e celebramos as mudanças e conquistas. O Natal é época de renascimento; de renovar os sonhos e metas para o ano novo que já se anuncia.  É época de celebrar todas as conquistas vividas e os objetivos alcançados. É tempo também de planejar um ano ainda melhor do que esse que está dando adeus. É tempo de reafirmar parcerias, e olhar para a frente com determinação e otimismo, levando conosco todas as lições que aprendemos. Por isso nunca desista dos seus sonhos e objetivos, porque foi Deus quem te trouxe até aqui e não foi para você desistir e sim para ser vencedor. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero. São os votos da Família Segato”!

Eliny da Silva, 5 anos

Eliny da Silva, 5 anos. Ama o Natal, o que ela mais gosta é de brincar com os amigos. “Eu gosto de dormir na minha casa para esperar o Papai Noel trazer os meus presentes. Eu ainda não escrevi a minha cartinha, mas eu vou escrever para o Papai Noel e pedir uma Bebê Reborn”.

Lorena Rocha com o esposo Mistefic Rocha e as filhas Gabriela & Geovanna

Lorena Rocha, É natural de Goiânia, Goiás. Vive nos EUA há 23 anos. Psicóloga, trabalha em uma clínica comunitária em Brockton e faz atendimento on-line na comunidade brasileira. Tem duas belas filhas: Gabriela com 17 anos e Geovanna com 13.

“Eu celebro o Natal aqui com familiares e amigos. Geralmente vamos à missa no dia 24, depois vamos pra casa e esperamos a meia noite para cear e abrir os presentes.  No Brasil era mais divertido, pois eu venho de uma família grande, fui criada na casa com meus tios (11 deles) éramos muitos. Então sempre era uma festa …rodeado de muita comida, e muito amor”.

Lorena recorda do seu primeiro Natal aqui na América: “O meu primeiro natal aqui foi muito triste, eu chorei muito a falta da minha família e dos meus amigos! Hoje não tanto, pois me acostumei a estar aqui e amo estar junto dos amigos que aqui eu fiz que se tornaram a minha família”.

Para Lorena, no seu Natal não pode faltar ir à missa e agradecer a Deus por tudo que Ele nos dá, pela saúde e graças alcançadas durante o ano. Para ela, o Natal representa união, e um tempo de renascimento. Um tempo de olhar pra dentro e ver que não é só presente, é muito mais a presença o estar junto que faz a diferença. “A mensagem que eu tenho pra deixar: pensem mais na presença, do que nos presentes! Criem memórias em família…riem, brinquem se divirtam, no final das contas é isso que importa!”.

Flávia Gabriela 8 anos

Flávia Gabriela, 8 anos. Gosta muito do Natal, o que ela mais gosta é de reunir com a família e ganhar presentes. Ela ainda não escreveu a cartinha, mas já sabe o que vai pedir ao Papai Noel: uma casa da Barbie. Gabriela nos deixa uma singela mensagem: “O Natal é muito importante para se reunir com a família”.

Marcia Resende com o esposo Arlindo Resende e as filhas, Maria Clara e Maria Valentina

Marcia Brito Resende, é natural de Jussara, Goiás, vive nos EUA há quase cinco anos. É sócia proprietária da empresa Controller Assessoria Contábil e Empresarial e BR Cleaning Group, juntamente com o marido Arlindo Resende. Eles trabalham no ramo de prestação de serviços e multinegócios. Mãe de duas princesas, Maria Clara 14 anos e Maria Valentina 7 anos.

“Tentamos manter a tradição do Brasil, com algumas adaptações, nossas comemorações começam na semana do Natal, com comunhão e celebrações, com a família e amigos. No Brasil a celebração era com muita paz, alegria, harmonia e as pessoas que amamos”.

Para Márcia o Natal representa renascimento e esperança e o que não pode faltar no seu Natal é Jesus, as pessoas que ama e muita comida boa. Ela nos conta que o seu primeiro Natal nos EUA não foi tão feliz: “Acabamos comparando e lembrando bastante das pessoas que ficaram no Brasil e as saudades aumenta”. Márcia aproveita para deixar a sua mensagem: “Que possamos ver o Natal com a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor. Comungar com as pessoas que amamos a fartura e o amor que nos foi dado pelo sacrifício de um homem que nasceu menino subiu aos céus para sentar-se ao lado do criador”.

Lorenzo de Oliveira, 10 anos

Lorenzo de Oliveira, 10 anos, este é o seu feriado favorito. “O Natal representa o nascimento de Jesus, eu gosto porque você pode ficar com a família e eu também gosto muito dos presentes”. Ele já escreveu a cartinha para o Papai Noel e está ansioso à espera do presente.

Márcia Rocha é professora, escritora e proprietária doSunflower Day Care

Márcia Rocha, é natural de Guanhães, MG, vive nos EUA há quase 30 anos. É professora e escritora, dona do Sunflower Day Care. Márcia se diz muito grata às suas raízes. Vem de um lar bem humilde. Sua mãe D. Raimunda sempre se doava ao máximo no trabalho árduo para proporcionar para ela  e seus irmãos estudo e alimento. Na época era tudo muito escasso.

“Foi através dos meus estudos que fui aperfeiçoando a ideia de que eu precisava ir em busca de meus sonhos. Tendo a fé como minha bússola e a vontade de poder garantir um futuro digno, sem privações   aos meus filhos e familiares me fez vencer medos internos e externos, engoli choro, soltei choro, sorri, sofri e há quase 3 décadas estou aqui nos EUA”.

No começo não foi fácil confesso, porém, a vontade de vencer era maior.  Com minha formação acadêmica em Letras pela PUC e Biologia pela UFJF Universidades de grande conceito no Brasil e já com uma experiência como professora dei continuidade à minha profissão como educadora. Como lutei, como o suor e lágrimas estamparam minha face em trabalhos pesados antes de arriscar e me tornar empreendedora e abrir a Sunflower Day Care que é uma escola de Educação Infantil com atendimento a crianças de 0 a 5 anos. Como batalhei, corri atrás do meu sonho de vencer. Hoje sou credenciada na rede de educadores de Primeira Infância pelo Concílio em nível Internacional (CDA). E desde então tenho me aperfeiçoado cada vez”.

Para Márcia o seu bem mais precioso são os filhos Hygor e Willyan, e o neto Yuri que lhe traz muitas alegrias.

“O Natal para mim sempre foi uma época de acolhimento, amor, compaixão, renovação. Momento de a família celebrar a outra família. A espera e a chegada do criador, Jesus. Aqui nos EUA não é diferente de como celebrávamos no Brasil, pois o intuito é estar com a família, celebrando o amor, a vida. No meu Natal além de muitos abraços, sorrisos, agradecimentos   a Deus, aos pais de Jesus Maria e José pela astúcia, coragem e humildade de fazer vir ao mundo o Rei dos Reis. É o dia que preparo cada prato com todo amor e carinho. Arrumo a mesa para cearmos com alegria. A mesa posta para mim tem um significado único: é a saciedade de toda nossa carência de afetos e gestos de gentileza. Lá brindamos, rimos, saboreamos o tempero do amor”.

Márcia recorda do seu primeiro Natal em terras estrangeiras: “Meu primeiro Natal aqui nos EUA me traz lágrimas por não estar junto de meus filhos, por não ter mais o colo de minha saudosa mãe, mas foi preciso ser assim”.

A poetisa nos deixa uma bela mensagem de Natal:

“Nunca deixe para amanhã o abraço, o sorriso, o afeto.

Não deixe de enfeitar a árvore porque alguém que você amava se foi.

Não tranque os braços, se deixe envolver num longo abraço...

Troque presentes por ser e estar presente.

Se ame em primeiro lugar e ame os seus semelhantes também.

Dê valor as pessoas e não às coisas.

Se preciso for grite, cante, pule e brinque feito criança.

Sapateie na chuva, descabele e se entregue à vida sem culpas e medo de ser feliz, desde que não fira o outro.

Use suas mãos para acolher, levantar e não para acusar ou apontar.

Cumprimente com o olhar, os olhos são as janelas da alma e têm muito a nos dizer.

 Deixe a luz do sol invadir seu coração e iluminar todo o seu ser ...

Não se esqueça que só o bem salva e aquece nosso corpo, mente e espírito!

Dispa-se do orgulho e faça resplandecer em ti a alegria do nascimento de Jesus, do nascimento do amor.

FELIZ NATAL!

Márcia Rocha/A Filha da Raimunda.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

Gostaria de cuidar de sua saúde mental? Com alguém que fala sua língua e entende a jornada que você passou até aqui como imigrante? Eu posso te ajudar! Priscila de Sousa- psicóloga e performance coach, brasileira e mora em New York City há mais de 13 anos pode te ajudar. Atendimento presencial e on-line! Marque agora uma consulta experimental sem compromisso. Ligue: (917) 539-2508

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

Somente para residentes de NJ- US$225 por mês para comprar produtos e remédios sem receita médica e mantimentos. Obtenha o cartão pré-pago ele é gratuíto. Este é apenas um dos muitos benefícios extras que você pode ter com o UnitedHealthcare Dual Complete® ONE (HMO D-SNP). Veja se você pode obter este plano. Ligue hoje para: Izabella Rodrigues – Falo Português. GOLDEN SOUL AGENCY LLC. Agente Licenciada: 973-281-7876, TTY 711. Email: izabellar@goldensoulagency.com – site: UHCCommunityPlan.com/NJ

 

Fonte: Eliana Marcolino

Top News