Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/12/2022 as 8:00am

Fábio Amador lança exposição fotográfica e documentário sobre missão humanitária em Malawi, África

“Isso nos ensina a refletir. Sou uma pessoa antes e depois de Malawi. Estamos em um mundo que precisamos dar um pouco de nós, não podemos ser tão egoístas” (Fábio Amador).

É Diretor de Fotografia e Fábio Amador é documentarista em missões humanitárias internacionais em países da Ásia, África e América

A noite fria e chuvosa de sexta-feira, dia 16 de dezembro, em Boston, não impediu que os convidados fossem prestigiar a bela exposição fotográfica do fotojornalista Fábio Amador, dono de notável saber na área em que atua, seu conhecimento técnico aliado à sensibilidade humana o fez desenhar belas imagens fotográficas em um país massacrado pela pobreza, carente de recursos materiais, mas que transborda afetos. Amador conta a história do povoado de uma vila chamada Sande, por meio de um belo documentário onde ele, em um gesto poético denuncia a pobreza extrema e anuncia a concretude da solidariedade humana por meio da ‘Nelson Foundation na comunidade de Nsanje’.

O ambiente do Consulado Brasileiro em Boston transformou uma gélida noite de inverno em um espaço aquecido pelo calor humano, característica inerente ao povo brasileiro. O cônsul adjunto Roberto Medeiros deu boas-vindas, o qual não poupou elogios à beleza da exposição fotográfica. Ele declarou que as fotos por si só trazem a sua beleza, para além dessa beleza carregam um valor humanitário. A cerimonialista Giovanna Locatelli, também roteirista do documentário, “Nelson Foundation High Impact Kids”, gentilmente acolheu os convidados e fez uma breve apresentação sobre o evento.

Dr. Rodrigo Rodrigues, em missão voluntária pela Nelson Foundation, em Malawi na África

O coordenador da missão humanitária para Malawi é o empresário e filantropo Nelson de Oliveira e sua esposa Marceli de Oliveira, a quem dá o nome à instituição: “Nelson Foundation”. Ele justificou que, o nome da fundação foi sugerido pelos moradores locais pelo que representa o nome Nelson no continente Africano, uma homenagem ao imortal Nelson Mandela. 

Natural de Conselheiro Pena, Minas Gerais, o empresário Nelson vive nos Estados Unidos há 34 anos. No início da sua fala ele já responde à pergunta que muitos fazem: por que não ajudar o Brasil? Nelson conta entusiasmado que ouviu um chamado especial por Deus, para ajudar a essa comunidade no continente Africano. Relatou sobre a precariedade em que vivem as famílias da vila Sande de Nsanje, em Malawi.

O sofrimento e a tristeza estão estampados nos meigos olhares dos idosos e das crianças, assim como, a alegria e a esperança são captadas nesses

“A Nelson Foundation foi criada com o objetivo de ajudar comunidades carentes africanas, promovendo sua auto-suficiência. O grupo é formado por uma rede de voluntários brasileiros, americanos e africanos. Entre as áreas trabalhadas estão construir infraestrutura para água potável, construção de habitação, mecanismos para obtenção de alimentos, cuidado com crianças e idosos, além de educação infantil e ensino profissionalizante para adultos. As atividades são desenvolvidas com recursos próprios e doações. Trabalham com o objetivo de auto sustentabilidade.” Para Nelson, a chave do sucesso “é colocar Deus em primeiro lugar”.

Dr. Siamak Malek, do Mass General Hospital, é voluntário da Nelson Foundatin em Malawi, na África

O sofrimento e a tristeza estão estampados nos meigos olhares dos idosos e das crianças, assim como, a alegria e a esperança são captadas nesses mesmos olhares. Fábio Amador teve a nobre missão de retratar um pouco dos trabalhos realizados pela Nelson Foundation.

O documentário Nelson Foundation High Impact Kids, é como uma caixa de ressonância que está fazendo ecoar essas vozes sufocadas pela pobreza e pela miséria.

A exposição fotográfica revela a dura realidade com que muitos seres humanos vivem, principalmente as crianças no continente Africano. A Nelson Foundation é composta por voluntários, a última expedição para Malawi contou com a preciosa participação de dois renomados médicos, sendo um brasileiro, Dr. Rodrigo Rodrigues e um americano, Dr. Siamak Malek, do Mass General Hospital.

Fábio Amador em um gesto poético denuncia a pobreza extrema e anuncia a concretude da solidariedade humana por meio da Nelson Foundation na comu

Rodrigo Rodrigues, é brasileiro natural do Ceará. Atualmente faz parte do corpo clínico da equipe de Beisebol, do Red Sox.  Formou-se em medicina na Universidade Federal do Ceará no Brasil, como contrapartida ao estado, após a sua formatura ele trabalhou no sertão do nordeste. Sua emocionante fala revela que, apesar da pobreza no Brasil, Malawi vive em uma situação emergente de extrema miséria, relatou sobre as precárias condições em que se encontra o hospital da cidade que visitou: “Para se ter uma ideia a energia elétrica da cidade é cortada todos os dias, inclusive a energia do hospital o qual tem gerador, mas não tem combustível o suficiente para fazê-los funcionar, assim como as ambulâncias existem, mas estão paradas por falta de gasolina”, e a população morrendo à mingua.

Por que não ajudar o Brasil Sr. Nelson? A experiência dessa noite revela que a solidariedade não tem fronteiras, que o povo brasileiro ajuda a quem necessita, seja no Brasil, nos Estados Unidos e na África. E o fotojornalista reitera o quão relevante é a profissão, não fosse seu trabalho, muitos continuariam a ignorar a existência desse povo sofrido, além disso, ao apreciar esta poética exposição fotográfica a sua beleza reflete as nossas origens, sim ela convida o espectador a pensar no ser humano, independente de nacionalidade.

O cônsul adjunto Roberto Medeiros deu boas vindas e declarou aberta a exposição fotográfica

Bem distante em uma vila escondida entre montanhas, onde o calor ferve a 48º graus celsius, existem seres humanos que foram acolhidos por outros seres humanos, os quais vivem do outro lado do oceano e que nos fazem acreditar que a solidariedade desconhece fronteiras. E o trabalho do fotojornalista dá visibilidade a essa nobre experiência.

Fábio declara estar feliz com o resultado do trabalho, viu pessoas se emocionarem ao apreciarem a exposição.

Como o grande ativista Nelson Mandela sempre defendeu a educação, a Nelson Foundatin realiza seu trabalho na sólida base do educar: “As pessoas prosperam quando você as capacita a moldar a sua própria história”. Esse um dos  lemas da Nelson Foundation.

A cerimonialista Giovanna Locatelli, acolhe os convidados e apresenta os médicos voluntários.Dr. Rodrigo Rodrigues e Dr. Siamak Malek, do Mass

O catálogo de fotos está disponível para quem quiser adquirir, pode fazer uma doação e parte do valor será destinado ao projeto. Acesse: @amadorlocatelli.

Os interessados podem assistir o vídeo no canal do Youtube Amador&Locatelli Productions. https://youtu.be/kEKKae1aHG8

Contatos:

Site: www.nelsonfoundationkids.org

Instagram: @amadorlocatelli | @nelsonfoundationhighimpactkids



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Fonte: Eliana Marcolino

Top News