Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/01/2023 as 3:00pm

Carreira de superação: saiba segredo do primeiro triatleta brasileiro com paralisia cerebral

Da redação Mais um ano vai chegando ao fim e muitas pessoas já estão naquela fase de...

Da redação

Mais um ano vai chegando ao fim e muitas pessoas já estão naquela fase de avaliação do período que passou para projetar metas e prioridades do próximo: 2023. A frase é clichê, mas é válida: se queres mudanças comece saindo da zona de conforto.

Quem fez questão de reforçar isso foi o triatleta brasileiro Samuel Bortolin. Ele é o primeiro do país com paralisia cerebral de grau severo a completar uma prova de triathlon. Hoje também especialista em comportamento e alta performance, Samuel deu sua contribuição para quem pretende mudar no próximo ano.

“Cara! Minha história de vida comprova e reforça essa tese: não espere algo de novo fazendo sempre as mesmas coisas. Quando falo para pessoas com alguma limitação, sempre tento passar para elas que muita coisa é possível apesar da limitação. Repito, é clichê, mas é a mais pura verdade. E eu sei, não foi ninguém que me contou”, mencionou.

Samuel lembra que vem enfrentando batalhas desde os seis meses e meio de vida, quando nasceu de um parto prematuro. Devido a paralisia cerebral, ele só deu os primeiros passos aos sete anos de idade, após uma cirurgia.

Segundo Samuel, foi batalhando dia após dia para mudar seus hábitos que ele se descobriu capaz de mudar muita coisa em sua vida.

“Busco sempre deixar claro esse exemplo. Hoje eu estou sem competir por conta de uma cirurgia semelhante à que fiz aos sete anos de idade e que já era prevista desde aquela época. Mas eu já estou treinando. Mas não vejo a hora de voltar à ativa. A mudança de hábitos tem força, gente. Mude isso que sua vida também vai mudar”, comentou.

 

Sobre Samuel Bortolin

Primeiro triatleta com grau de paralisia cerebral severo a completar um triathlon, Samuel Bortolin é formado em Direito e Educação Física. Teve que vencer batalhas desde o início de sua vida. Nascido com 6 meses e meio de gestação, o hoje triatleta perdeu seu irmão gêmeo no parto prematuro de sua mãe. Deu seus primeiros passos aos sete anos e passou por uma adolescência de aceitação. Samuel é o primeiro triplégico a realizar um triathlon. Hoje ele se destaca entre os paratletas brasileiros também como meio maratonista. Apaixonado pelo esporte, logo passou a participar de provas de rua de 5Km. Em 2014 ele enfrentou seu primeiro desafio esportivo: participar da famosa corrida de rua Night Run, etapa de Brasília. Já fazendo os 5 km, decidiu tentar os 10Km. Fez a prova em 1 hora e 28 min. Atualmente ele também viaja por todo o Brasil ministrando palestras pautadas em seus exemplos.

Top News