Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/01/2023 as 4:00pm

Dr. Edward Leitão Memorial Scholarship Fund vai agraciar seis estudantes luso-americanas

Da redação O Dr. Edward Leitão Memorial Scholarship Fund vai atribuir seis bolsas de estudo...

Da redação

O Dr. Edward Leitão Memorial Scholarship Fund vai atribuir seis bolsas de estudo num total de US$11.000 para as estudantes luso-americanas Julia Mateus, Marisa da Costa, Sophia Costa, Stephanie De Carvalho, Mariana do Carmo, e Ana Luisa Silva, MD, de acordo com a Dra. Helena Santos-Martins, Co-Fundadora e Presidente do Comité do Dr. Leitão Memorial Scholarship Fund. As bolsas de estudo serão apresentadas num almoço de entrega de prémios e angariação de fundos a 29 de Janeiro de 2023, às 13 horas no Faialense Sport Club, no 1121 Cambridge St, Cambridge MA.

"Este é o primeiro ano em que estamos de volta desde o COVID19 em 2020 e estamos entusiasmados com o número e a excelente qualidade dos nossos candidatos às bolsas de estudo", informou a Dra. Santos-Martins. "O processo de decisão foi difícil, mas destaca os excelentes resultados e o potencial dos nossos estudantes luso-americanos. Contamos com o apoio da nossa comunidade para podermos continuar a expandir o Fundo de Bolsas de Estudo do Memorial Dr. Edward Leitão”, e também encorajamos fortemente os candidatos não premiados a candidatarem-se novamente no futuro, e a continuarem em contacto connosco uma vez que estamos disponíveis como mentores a ajudar no trabalho em rede", enfatizou a médica.

Julia Mateus, uma luso-americana de segunda geração, é finalista no High School de Ludlow, que pretende tornar-se fisioterapeuta. Como atleta, ela própria compreende como é importante para os atletas ter uma recuperação rápida e suave. Depois de sofrer as suas próprias lesões relacionadas com o desporto que se curaram após a fisioterapia, ela quer proporcionar a todos os atletas a melhor qualidade de cuidados. "Adoro a ideia de poder ajudar os membros da minha comunidade a ganharem força e confiança em si próprios, levando em última análise ao regresso às suas rotinas diárias, ou ao desporto que amam", disse Mateus.

Marisa da Costa acaba de se formar Magna Cum Laude da UMass Amherst com um B.S. em Ciências da Saúde Pública em 2022 e o seu próximo passo é a escola médica. Ela ainda está a decidir se ser uma OB-GYN ou se os cuidados primários serão o seu caminho, mas estamos confiantes de que ela se destacará no que quer que procure. Vinda de uma família portuguesa do sul da MA, tem a honra de poder servir uma comunidade mais vasta de pacientes que só falam português ou espanhol e estamos entusiasmados em ajudá-la a continuar a sua jornada médica. "Estou ansiosa por preencher a lacuna entre paciente e provedor para a comunidade portuguesa americana e por me ligar aos meus pacientes a um nível mais profundo, cultivando a confiança e o relacionamento para, em última análise, proporcionar cuidados de saúde de maior qualidade", disse Da Costa.

Sophia Costa terminou o seu mestrado em Química na UMass Dartmouth em Maio passado e iniciou um programa de Assistente Médica no MCPHS no início do mês. Crescendo como uma luso-americana de segunda geração, ela está muito ligada à comunidade de Fall River e quer ajudar a comunidade com a qual cresceu. "O que me apaixona mais agora na comunidade portuguesa é tentar derrubar a barreira linguística, especialmente no campo da medicina, e encorajar os cuidados preventivos. Quero que as pessoas se sintam à vontade com alguém que possa compreender a sua cultura e comunicar com eles", disse Costa.

Stephanie De Carvalho está a terminar o seu quarto ano de faculdade de medicina na Universidade de New England College of Osteopathic Medicine, onde se formará esta primavera. Crescendo em Rhode Island como uma luso-americana de primeira geração, tem estado imersa na comunidade toda a sua vida e quer ser capaz de retribuir e servir as famílias portuguesas como neurologista pediátrica. "Testemunhei em primeira mão as barreiras que as famílias imigrantes enfrentam quando navegam na área da saúde nos Estados Unidos. Espero ser um recurso para famílias de todas as origens como médico", disse De Carvalho.

Mariana Do Carmo é uma estudante de MD-PhD na Escola de Medicina de Yale em busca de Patologia experimental. Nascida em Portugal, mas mudando-se para os EUA com apenas 3 meses de idade, ficou inserida na comunidade luso-americana de Newark, NJ, e tornou-se completamente bilingue. Como licenciada em Yale, foi co-fundadora da Associação Portuguesa de Graduação de Yale (YUPA) e tornou-se a editora da secção portuguesa da Accent, a Revista Multilingue de Yale. Como alguém não só ligado à sua cultura mas que se orgulha de cultivar uma forte comunidade luso-americana em toda a Nova Inglaterra, não é surpresa que ela continue esta paixão enquanto estiver na faculdade de medicina. "Os anos que passei a traduzir para ela em hospitais levaram-me a aspirar a comunicar eficazmente com os pacientes e a dar-lhes poder como médica. Ao observar os médicos a interagir com a minha avó, aprendi a importância de dedicar tempo a um doente para além de dar um diagnóstico impessoal. Os médicos que a fizeram corar quando lhe chamaram linda, linda, e que se certificaram de que eu tinha traduzido e obtido os seus pensamentos sobre a melhor opção para os seus tratamentos deixaram o impacto mais forte em nós dois", disse Do Carmo.

Ana Luisa Silva, MD é uma médica portuguesa que frequentou o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade Medicina do Porto e está a prosseguir o seu estágio nos EUA. Antes de vir para Boston, completou a sua residência de Medicina Familiar em Portugal e depois trabalhou como médica assistente na Holanda e em Portugal, mas veio para Boston para poder servir tanto a comunidade americana como a portuguesa aqui. A sua perspectiva internacional é única e refrescante e será certamente uma grande adição à comunidade médica luso-americana aqui na Nova Inglaterra. Estamos orgulhosos de tê-la como a primeira estudante internacional licenciada a receber esta bolsa de estudo! "Acredito verdadeiramente que os pacientes devem sentir a mesma proximidade e segurança como se estivessem no seu país de origem. Quero aprender e servir esta comunidade, melhorando a representatividade dos profissionais de saúde de língua portuguesa na Nova Inglaterra e inspirando as gerações mais jovens", disse Silva.

 

A comunidade é convidada a participar no almoço de entrega de bolsas do Dr. Edward Leitão Memorial Scholarship Luncheon. O preço para assistir à angariação de fundos é de $65 por pessoa ($30 para crianças menores de 12 anos). Para bilhetes e donativos, por favor visite http://www.drleitaoscholarshipfund.org. Para mais informações, contacte por favor o Dr. Santos-Martins para o número 617-564-0646 ou para drleitaofund@gmail.org.

O Fundo gostaria de reconhecer e agradecer aos seus principais círculos de patrocinadores: Presidente - Fundação da Família Saab; Embaixador - Dr. Anthony Kales e Dra. Joyce Kales, Sra. Laura Tatosky Leitão, Dr. Stefanos Kales e Sra. Ana Kales, Dra. Helena Santos-Martins e Sr. Paulo Martins. Agente Fiscal e Patrocinador Logístico: Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS). Patrocinadores da comunicação social: Rádio WJFD, Feel Portugal in the USA Magazine. Um agradecimento especial a Daniel Melo/DRM Solutions, Paulo Ferreira/Cambridge Printing e Faialense Sport Club de Cambridge, MA.

O Dr. Edward Leitão Memorial Scholarship Fund, gerido fiscalmente pela Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS), foi criado em 2015, em nome do respeitado e amado médico, que faleceu nesse ano. O seu objectivo é preencher a necessidade urgente de mais profissionais médicos luso-americanos nas comunidades lusófonas da Nova Inglaterra. Para mais informações e para fazer uma doação ao Fundo de Bolsas de Estudo, visite http://www.drleitaoscholarshipfund.org. Todos os donativos são dedutíveis nos impostos.

Top News