Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/01/2023 as 7:00pm

Coluna Gotas de Sabedoria

Quando Paulo menciona autoridades superiores em Romanos 13. 1, está referindo -se ao Estado,...

Quando Paulo menciona autoridades superiores em Romanos 13. 1, está referindo -se ao Estado, com seus representantes oficiais.

Paulo não defende aqui nenhuma forma específica de governo, mas afirma que esse governo é instituição. É Deus que levanta e depõe reis. É Ele quem coloca no trono aqueles que governam e os tira do trono. Ele é quem governa o mundo e faz isso mediante as autoridades constituídas. Deus é Deus de ordem, e não de desordem. Ele institui o governo, e não a anarquia.

O Estado não pode ser absolutista, divinizado. Deve ser laico e jamais interferir no foro intimo das pessoas para escravizar as consciências. A autoridade do Estado é delegada, e não uma autoridade absoluta.

Warrem Wiersbe diz que apenas três organização terrenas foram instituídas por Deus; a família, a igreja e o governo humano. Quando a autoridade foge do seu caminho, quando deixa de ser ministro de Deus para fazer o bem e punir o mal, quando oprime, quando se corrompe, quando torce as leis ou elabora leis injustas de opressão, quando cria meios e instrumentos para espoliar os fracos. Precisa ser alertado.

Como João Batista alertou o rei Herodes Antipas, como Lutero alertou a aristocracia feudal, como Calvino alertou os tecnocratas genebrinos, como João Wesley condenou o tráfico de escravo na Inglaterra, como Charles Finney alertou sobre a impiedade da escravidão na América.

A maioria dos homens de Deus da atualidade se calam diante das injustiças. O silencio diante do mal é o próprio mal. O fascismo e o nazismo com sua truculência inundaram a Europa num mar de sangue. O comunismo manteve por mais de meio século milhões de pessoas debaixo da opressão.

Ainda hoje governos absolutistas governam o povo com punhos de ferro. Como explicar a presença dessas autoridades más? É possível que um mau rei seja um açoite de Deus pelo qual seu povo é disciplinado (Oséias 13 .11). Deus castigou Israel com a vara da Assíria e disciplinou Judá com o cetro da Babilônia.

O governo tem o compromisso de promover a dignidade humana, estabelecer a justiça social, defender a liberdade, coibir os preconceitos, defender os humildes, os fracos, os desassistidos, os despossuídos. O governo tem de ser padrão de honestidade. Não pode ser corrupto, imoral e parcial.

Quando o justo governa o povo se alegra. Mas quando o ímpio domina o povo suspira. Se a nação estiver andando de acordo com a vontade de Deus. Deus coloca um justo para presidir.

Se a nação estiver fora dos padrões de Deus coloca um ímpio para presidir, e ser um açoite de Deus para disciplinar a nação!

 

Francys Lins? Teólogo, filosofo, escritor e colunista do jornal americano Brasilizam Times.

Top News