Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/02/2023 as 6:00pm

Imigrantes indocumentados sofrem com contaminação por chumbo em New Bedford (MA)

Imigrantes indocumentados sofrem com contaminação por chumbo em New Bedford (MA)


Muitas casas ainda têm pintura com chumbo

Quando crianças são envenenadas por tinta com chumbo, o estado tem sistemas para ajudar. Mas esses recursos muitas vezes estão fora do alcance das crianças de famílias de imigrantes indocumentados.

Os pais temem que permitir a entrada de um inspetor de chumbo em sua casa possa levar à deportação. Além disso, os proprietários têm pouco incentivo para remover o perigo e os programas de financiamento para remoção de tinta com chumbo exigem documentação que eles não possuem.

“Eles não confiam em nada que tenha a ver com autoridades”, disse Helena DaSilva Hughes, diretora do Centro de Assistência a Imigrantes de New Bedford (Massachusetts). “Eles têm medo de que isso exponha seu status de imigração”, acrescentou.

Crianças em New Bedford testam níveis elevados de chumbo em três vezes a taxa estadual, e a cidade tem o maior risco de envenenamento por chumbo no estado, de acordo com o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts.

Um porta-voz do departamento chamou o envenenamento por chumbo de “problema crítico de equidade na saúde” porque os dados mostram que afeta desproporcionalmente comunidades de baixa renda e comunidades negras. “Imigrantes recentes, especialmente indocumentados e refugiados sem meios econômicos tendem a se estabelecer nas mesmas comunidades de baixa renda e, portanto, correm maior risco de exposição ao chumbo”, disse o porta-voz em um comunicado.

New Bedford está no topo das classificações de risco do departamento em parte porque muitas famílias vivem com baixa renda e a grande maioria das moradias da cidade foi construída antes de 1978, ano em que a tinta com chumbo foi proibida em todo o país. A cidade também tem milhares de canos de chumbo que ainda transportam água potável para as casas.

A doutora Amelia Monteiro, pediatra do Greater New Bedford Community Health Center, disse que vê envenenamento por chumbo com frequência entre seus pacientes, que são em sua maioria imigrantes. “Acho que é uma população que geralmente corre mais riscos com base no tipo de moradia em que costuma viver”, disse ela. Essa habitação é geralmente mais antiga e mal conservada, o que significa que é mais provável que tenha lascas na pintura com chumbo.

O envenenamento por chumbo pode causar danos cerebrais duradouros. Mesmo pequenas quantidades de exposição ao chumbo estão ligadas a um desenvolvimento mais lento e a problemas de comportamento e aprendizado. As crianças pequenas podem entrar em contato com o chumbo colocando as mãos ou a boca em superfícies com lascas de tinta com chumbo. "Ele mata os neurônios, e eles não voltam", disse o Dr. John D. Leimert, pediatra da Southcoast Health. “Exposições significativas ao chumbo podem levar à deficiência de desenvolvimento por toda a vida”.

Mas quando os pais dos pacientes do Dr. Leimert descobriram que a tinta com chumbo estava envenenando seus filhos, seus proprietários geralmente não queriam fazer nada a respeito - e as famílias indocumentadas eram as que mais lutavam, de acordo com ele.
A Dra. Monteiro disse que as famílias de seus pacientes também foram rejeitadas por seus proprietários. Eles disseram coisas como: “Você tem sorte de ter moradia” e até ameaçaram entregá-los aos agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês).

Ela acrescentou que em alguns casos quando os imigrantes procuram o proprietário do imóvel para falçar sobre o chumbo, eles escutam coisas como: “OK, então você provavelmente deveria se mudar. Por que você não vai encontrar um novo apartamento?”.
Esses proprietários estão infringindo a lei. Em Massachusetts, os locadores são obrigados a remover ou cobrir a tinta com chumbo em qualquer casa com uma criança menor de 6 anos, e é considerado discriminação se eles se recusarem a alugar para famílias com crianças.

Um porta-voz do Departamento de Saúde Pública disse que seu Programa de Prevenção de Envenenamento por Chumbo na Infância não pergunta às famílias sobre seu status de imigração e fornece gerenciamento de casos, independentemente do status da pessoa no país.

O Programa de Prevenção de Envenenamento por Chumbo na Infância tem o mesmo conselho para todas as famílias: Peça ao seu médico que examine seu filho e inspecione sua casa quanto a chumbo. Se seu filho for envenenado por chumbo, converse e trabalhe com a equipe designada para ajudá-lo. Seu inspetor principal e agente comunitário de saúde podem lhe dar conselhos que atendam às necessidades de sua família, identificar fontes de exposição e ajudar a deixar sua casa em conformidade.

Sem um senhorio disposto ou ajuda de funcionários, os imigrantes são deixados para lidar com a tinta com chumbo por conta própria. A remoção total é um processo intensivo que apenas alguns empreiteiros estão licenciados para fazer. “Para qualquer um, isso seria uma despesa extremamente alta”, disse o Dr. Monteiro.

A cidade tem subsídios e empréstimos sem juros disponíveis para ajudar famílias de baixa renda e seus proprietários a remover a tinta com chumbo. Mas mesmo que um proprietário esteja interessado em se inscrever, os aplicativos pedem aos inquilinos informações e documentos de identificação específicos, como declarações fiscais e documento de identidade com foto. “Isso não vai acontecer – isso está criando barreiras”, disse DaSilva Hughes. “Imigrantes sem status legal geralmente não possuem esses documentos”, acrescentou.

Mais informações sobre envenenamento por chumbo estão disponíveis no site do programa, através do link https://abre.ai/fOeX



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/ 

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Top News