Publicado em 1/03/2023 as 8:00am
Brasileira é diagnosticada com câncer de mama em Massachusetts e alerta sobre importância do autoexame
Luiza ressaltou que é importante lembrar todas as mulheres sobre a importância do autoexame e de buscar informações sobre o assunto
A mineira Luiza Guimarães Lopes, natural de Cataguases, tem 28 anos de idade e reside em Lexington, Massachusetts. Ela é estudante full time de “Web Development” e começou a estudar em Janeiro, mas no dia 9 de Fevereiro, recebeu um triste diagnóstico que mudou a sua vida.
Ela foi informada que tinha carcinoma ductal invasivo (CDI), um tipo de câncer de mama, representando cerca de 80% dos casos diagnosticados. Ele se desenvolve a partir das células que revestem os ductos mamários e invade o tecido circundante, podendo se espalhar para outras partes do corpo através do sistema linfático ou da corrente sanguínea.
Durante uma conversa com a redação do Brazilian Times ela disse que descobriu a doença através de um autoexame no banho. “Assim que pude, fui ao médico que solicitou uma ultrassonografia”, contou. “No mesmo dia, já fiz a mamografia e a biópsia”, continuou.
No dia seguinte, após os exames, Luiza recebeu uma ligação que lhe informou o diagnóstico. De acordo com ela, o tipo de câncer que se desenvolveu está em estágio 3 e é considerado triplo negativo (não reage a hormônios ou a uma proteína chamada HER2). “Esse tumor é agressivo e, por isso, estou começando o tratamento o mais rápido possível”, explicou.
Quem tem este tipo de câncer tem a opção de congelamento de óvulos e preservar seus órgãos reprodutores. Esse procedimento deve ser feito logo após o diagnóstico e antes do início do tratamento com quimio ou radioterapia. O descongelamento somente ocorrerá depois da liberação do oncologista e da recuperação total da mulher. Mas Luiza disseque não realizou o congelamento pois os custos são muito altos. “Já tomei uma injeção de Lupron, que vai me fazer entrar numa menopausa forçada como uma tentativa de proteger meus ovários, para assim eu ter chances de ter filhos no futuro”, explicou ela que ainda não tem nenhum.
Luiza destacou que o que mais tem lhe dado forças é o apoio que tem recebido dos amigos. “Busquei muitas informações de fontes confiáveis na internet e em livros e sei que estou em boas mãos no hospital que escolhi, o Dana Farber”, disse.
As maiores dificuldades que ela tem enfrentado são as incertezas e o medo. “Algumas contas começaram a chegar e os valores são um pouco assustadores, mas a partir de março vai começar a valer um novo plano de saúde que contratei, que cobrirá grande parte do tratamento”, continuou.
Para ajudá-la a se manter e custear o tratamento, uma campanha foi aberta no site GoFundMe com o objetivo de arrecadar a quantia de US$ 20 mil.
Luiza ressaltou que é importante lembrar todas as mulheres sobre a importância do autoexame e de buscar informações sobre o assunto. “Sei que pode ser assustador ir a médicos em outro país, com outra idioma e altos custos, mas é extremante necessário”, afirmou.
A DOENÇA
Os sintomas do CDI podem incluir a presença de um nódulo ou massa na mama, alterações na forma ou textura da mama, secreção mamilar anormal, dor ou sensibilidade na mama e alterações no mamilo. No entanto, nem todos os casos de CDI apresentam sintomas visíveis ou palpáveis, o que reforça a importância da realização de exames de rotina para o diagnóstico precoce da doença.
O diagnóstico do CDI é feito através de uma série de exames, que podem incluir a mamografia, ultrassonografia e biópsia da mama. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento pode envolver cirurgia para remover o tumor, radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal, dependendo do estágio e características do tumor.
O prognóstico do CDI depende do estágio do câncer no momento do diagnóstico, da idade da paciente, do tipo de célula envolvida e de outras características do tumor. Em geral, o tratamento precoce e adequado pode levar a uma boa sobrevida e controle da doença. Por isso, é importante que as mulheres realizem exames de rotina e busquem ajuda médica ao perceberem qualquer alteração na mama.
Campanha
A campanha está disponível no site da GoFundMe e quem quiser ajudar, é só acessar o link http://bit.ly/3Y8aChp e fazer uma doação de qualquer valor.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou Whatsapp: (508) 603-6777 ou Phone: (508) 603-6777 ou Email: info@brzinsurance.com
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170 ou Elizandra: (857) 800-4159.