Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/03/2023 as 12:00pm

Instituto Ling oferece formações gratuitas de literatura, história da arte e música para professores da rede pública

Da redação Ministradas por renomados docentes do Rio Grande do Sul, as aulas acontecem de...

Da redação

Ministradas por renomados docentes do Rio Grande do Sul, as aulas acontecem de abril a julho em Porto Alegre, voltadas a educadores de escolas e universidades estaduais, municipais e federais, além de ONGs e instituições filantrópicas dedicadas à educação. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março pelo site www.institutoling.org.br

Entidade sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade, o Instituto Ling expande a sua atuação em 2023 com um programa de formação gratuito para professores da rede pública. O projeto combina cultura e educação, duas áreas que marcam a atuação da instituição desde a sua fundação, há 28 anos. 

São três cursos, com 16 encontros e carga horária total de 40 horas cada: literatura brasileira, história da arte e música. As aulas acontecem semanalmente, de abril a julho, das 19h às 21h30, no auditório do centro cultural em Porto Alegre (Rua João Caetano, 440) e são voltadas a educadores de escolas e universidades estaduais, municipais e federais, além de ONGs e instituições filantrópicas dedicadas à educação.

Ministrados por renomados docentes do Rio Grande do Sul, os encontros contam com abordagem acessível e transdisciplinar, além de apresentar alternativas didáticas para aplicação em sala de aula. Na formação de literatura, os participantes terão aulas sempre nas segundas-feiras, aprendendo sobre clássicos brasileiros com Luís Augusto Fischer, sobre a produção infantojuvenil com Jane Tutikian,  sobre a poesia no nosso país com Sergius Gonzaga e sobre autores gaúchos com Joana Bosak.

No programa de história da arte, as aulas acontecem nas terças-feiras, conduzidas pelos professores Paula Ramos, Camila Schenkel, Eduardo Vera, Bruna Fetter e Gabriela Motta. São seis módulos de ensino: Arte na Antiguidade, Renascimento, Modernismo, Arte no Pós-Guerra, Arte Contemporânea e Arte Brasileira.

Intitulada MPB nas Escolas, a formação de música oferecerá técnicas e conhecimentos para os professores inserirem conteúdos musicais dentro das disciplinas das artes. Os encontros acontecerão nas quartas-feiras e apresentarão uma linha do tempo da música popular brasileira, iniciando pela música indígena, passando pela história do choro e do samba, além de mostrar os regionalismos desenvolvidos nos diferentes estados do país. As aulas serão conduzidas pelo compositor e violonista Mathias Pinto e contarão com a participação especial de artistas convidados como Amanda Senna, Arthur de Faria, Eduardo Lopes, Federico Trindade, Gelson Oliveira, Guilherme Sanches, Stephania Johnson e Pingo Borel.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br até o dia 25 de março. Há 80 vagas disponíveis para cada formação. Se todos os lugares não forem preenchidos até o início das atividades, o público em geral também poderá participar - os interessados podem escrever para instituto.ling@institutoling.org.br e deixar o seu contato.

Alunos da rede pública também participarão das formações
Além das ações voltadas para os professores, o Instituto Ling oferecerá atividades formativas para alunos da rede pública de ensino. São dois projetos que já estão com vagas preenchidas: uma oficina de escrita criativa para alunos do segundo ano do Colégio Militar com o objetivo de apoiar os estudantes no processo de preparação para a prova de redação do vestibular; e aulas-show do projeto MPB nas Escolas, que contará com encontros teóricos apresentando a história da música popular brasileira através de composições que marcaram época, além de performances musicais e aulas práticas de diferentes instrumentos utilizados na MPB, para crianças e jovens da Aldeia da Fraternidade e do Centro Social Padre Pedro Leonardi.

As atividades são uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.


SERVIÇO
Ações formativas do Instituto Ling nas áreas de literatura, história da arte e música
Inscrições até o dia 25 de março pelo site www.institutoling.org.br
Gratuito
80 vagas, em cada curso, para professores de escolas e universidades estaduais, municipais e federais, além de ONGs e instituições filantrópicas dedicadas à educação. 
Se todas as vagas não forem preenchidas até o início das atividades, o público em geral também poderá participar. Os interessados podem escrever para o e-mail instituto.ling@institutoling.org.br e deixar o seu contato.

Programa de Literatura Brasileira
Aulas de 3 de abril a 31 de julho, sempre nas segundas-feiras, das 19h às 21h30
Módulo 1 - Clássicos da Literatura Brasileira, com Luís Augusto Fischer - Dias 3, 10, 17 e 24 de abril
Módulo 2 - Literatura Infantojuvenil, com  Jane Tutikian - Dias 8, 15, 22 e 29 de maio
Módulo 3 - Poesia Brasileira, com Sergius Gonzaga - Dias 5, 19 e 26 de junho e 3 de julho
Módulo 4 - Literatura do Rio Grande do Sul, com Joana Bosak - Dias 10, 17, 24 e 31 de julho

Programa de História da Arte
Aulas de 4 de abril a 25 de julho, sempre nas terças-feiras, das 19h às 21h30
Módulo 1 - Arte na Antiguidade, com professor a confirmar - Dias 4 e 11 de abril
Módulo 2 - Renascimento, com Paula Ramos - Dias 18 e 25 de abril e 2 de maio
Módulo 3 - Modernismo, com Camila Schenkel - Dias 9, 16 e 23 de maio
Módulo 4 - Arte no Pós-Guerra, com Eduardo Veras - Dias 6 e 13 de junho
Módulo 5 - Arte Contemporânea, com Bruna Fetter - Dias 20 e 27 de junho e 4 de julho
Módulo 6 - Arte Brasileira, com Gabriela Motta - Dias 11, 18 e 25 de julho

Programa de Música
Aulas de 5 de abril a 19 de julho, sempre nas quartas-feiras, das 19h às 21h30
Módulo 1 - Raízes, com Mathias Pinto, Pingo Borel e Stephania Johnson - Dias 5, 12 e 19 de abril
Módulo 2 - Música Brasileira - Criação, com Mathias Pinto, Guilherme Sanches e Eduardo Lopes - Dias 26 de abril e 3 e 10 de maio
Módulo 3 - Regionalismos, com Mathias Pinto e Amanda Senna - Dias 17, 24 e 31 de maio e 7 de junho
Módulo 4 - MPB, com Mathias Pinto, Arthur de Faria, Gelson Oliveira e  Federico Trindade - Dias 14, 21, 28 de junho e 5 de julho
Módulo 5 - Ensino de músicas populares, com Mathias Pinto - Dias 12 e 19 de julho

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. 

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Top News