Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/04/2023 as 2:00pm

Língua portuguesa vai ser ensinada nas escolas públicas de Worcester (MA)

O português é o terceiro idioma mais falado no Estado de Massachusetts

 


Edgar Luna é o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Negócios e Comunidade

Nos últimos anos a emigração de brasileiros para os Estados Unidos tem aumentado exponencialmente, fazendo com que a comunidade brasileira seja a segunda mais populosa da cidade de Worcester, no Estado de Massachusetts. Isso significa que o Português é um dos idiomas mais falados na cidade. Diante desse cenário, pesquisadores em parceria com o município e a comunidade estão desenvolvendo estratégias para lidar com essa realidade e com o futuro da comunidade brasileira imigrante que vive nos Estados Unidos.

No dia 09 de março de 2023, foi realizada uma reunião com representantes das escolas públicas de Worcester, representantes do município, líderes comunitários, professores e familiares dos estudantes. A reunião aconteceu na Biblioteca Pública Roosevelt Branch, de Worcester.

A coordenadora do projeto é a professora e pesquisadora da Harvard, Gabrielle Oliveira

A coordenadora do projeto é a professora e pesquisadora da Harvard, Gabrielle Oliveira, que está realizando um criterioso trabalho com o distrito, de avaliar quais são os possíveis espaços para eles oferecerem programas bilíngues ou aulas de português nas escolas, desde o Kindergarten até o 12º ano, ou seja, do jardim de infância até o colegial.

“Vou às escolas entrevistar as pessoas, para ver como melhor servir a população brasileira imigrante que reside lá. Está sendo incrível trabalhar em Worcester. Em todas as escolas que vou a receptividade é incrível. Já conversei com mais de 60 alunos. Das seis escolas que visitei os alunos falaram muito bem dos professores, que eles tratam bem. Os professores também estão dispostos a falar sobre esta realidade de mudança demográfica e também como apoiar esta população. Está sendo muito positivo”.

Em uma confortável biblioteca onde concentram os saberes, foi nesse espaço que o grupo se reuniu:brasileiros e americanos, pais e professores, para juntos analisarem a realidade demográfica do município e propor estratégias para a implantação do ensino da língua portuguesa nas escolas públicas de Worcester. O projeto será desenvolvido por etapas, sendo na primeira fase o Português será ensinado como língua universal, todos os alunos poderão se matricular na disciplina, independente de nacionalidade. Essa fase prevista para o ano letivo de 2023/24 terá início na escola secundária.

A segunda fase será o Português como Língua de Herança, levando em consideração que: “todos os alunos compartilham um histórico de idioma em casa”. E a terceira fase será o programa com os dois idiomas, ou seja, aulas bilingues. “Esta fase irá focar no desenvolvimento da proficiência em dois idiomas e, ao mesmo tempo, no desenvolvimento das habilidades acadêmicas dos alunos do programa”.

Sobre a reunião em Worcester a professora Gabrielle declara: “Gostei muito da reunião do dia 9 de março porque reuniu muitas vozes diversas. Tinha pessoas com filhos em várias séries, tinha professores e pessoas do distrito e voluntários, senti que estava todo mundo nesta mesma página, pensando no melhor para o futuro, para apoiar a população brasileira. Eu acho que atendeu muito às minhas expectativas, até foi além porque se dependesse das pessoas ficaríamos lá conversando por horas. Isso dá para ver o quão as pessoas estão dedicadas a querer ajudar, entender e apoiar os alunos brasileiros na comunidade”. Edgar Luna é o chefe do Departamento de Business e Desenvolvimento Comunitário da cidade de Worcester, estava presente oferecendo todo suporte para o projeto. O americano defende e apoia o ensino da língua portuguesa nas escolas públicas.

Em uma confortável biblioteca onde concentram os saberes, foi nesse espaço que o grupo se reuniu, brasileiros e americanos

A professora Gabrielle fala sobre a importância do projeto: “Por muito tempo nos Estados Unidos e no mundo a gente foi ensinado que, falar mais de uma língua para as crianças confunde, que elas não aprendem. Mas isso não é verdade, isso é um mito. É importante que essas pesquisas e esta informação sejam disseminadas pela comunidade. Para que a comunidade brasileira imigrante saiba que é muito positivo continuar falando o português com os filhos. Manter isso do ponto de vista social e cultural, manter a conexão com as pessoas que estão no Brasil. Às vezes a criança tem familiares no Brasil como avós, tios e primos. Do ponto de vista cultural é muito importante e do ponto de vista cognitivo é muito importante também. Eu como professora de Universidade sei o quão relevante é uma pessoa falar mais de um idioma. É muito importante ser bilingue e multilingue. O distrito escolar em Worcester sabe disso e quer apoiar”.

Explica a professora Gabrielle Oliveira, natural de São Paulo capital, que vive nos Estados Unidos há 16 anos, e defende com veemência a importância do ensino da língua portuguesa em escolas públicas nos Estados Unidos.

Participaram da reunião líderes comunitários, professores e familiares dos estudantes

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/ 

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

TV Record- assita a Record TV em qualquer lugar dos Estados Unidos e Canadá via Smart TV, PC, Laptop ou celular. Acesse: www.recordtvamericas.com

Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com



Fonte: Eliana Marcolino

Top News