Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/04/2023 as 8:00pm

Parceria com Consulado do Brasil em Boston visa proteger a brasileiros de golpes em NH

Membros do Conselho Brasileiro de New Hampshire (NHBC, sigla em inglês), organização que...

Parceria com Consulado do Brasil em Boston visa proteger a brasileiros de golpes em NH Da esquerda para a direita: Cônsul Adjunto do Brasil em Boston, Lauro Beltrão, diretor do Conselho Brasileiro do NH, Bruno D'Britto, Embaixador do Brasil, Santiago Mourão, e Leudson Veloz, da equipe do Conselho.

Membros do Conselho Brasileiro de New Hampshire (NHBC, sigla em inglês), organização que oferece consultoria jurídica gratuita e encaminhamento para outros serviços a imigrantes de língua portuguesa, estão se associando à nova delegação do Consulado-geral do Brasil em Boston (Massachusetts).

De acordo com as informações, nos próximos meses, a equipe do consulado oferecerá workshops informativos aos líderes brasileiros no estado sobre seus serviços e programas.

O advogado de imigração e diretor do conselho, Bruno D'Britto, disse que esses workshops são muito necessários em sua comunidade. “Estamos otimistas de que os brasileiros que vivem em New Hampshire encontrarão apoio nesta delegação”, afirmou.

Uma preocupação compartilhada por ambas as partes é a prevalência de golpes direcionados aos membros da comunidade. D'Britto disse que alguns brasileiros estão pagando seguro de carro a empresas fraudulentas. Ele também disse que algumas pessoas estão se aproveitando de quem procura serviços consulares, como passaportes ou certidões de nascimento.

O advogado disse que os golpistas se apresentam como notários e oferecem serviços consulares rápidos em troca de dinheiro. “As vítimas pagam muito dinheiro e, no final, percebem que o serviço não é o que foi prometido”, explicou.

D'Britto acrescentou que sua organização consultou o Gabinete do Procurador-Geral de New Hampshire sobre esses golpes, mas um porta-voz disse que ninguém havia feito denúncias sobre este tipo de crime até agora. “Acredito que as vítimas não sabem como registrar essas reclamações”, afirmou.

O Consulado Brasileiro está ciente desse problema e para combater a desinformação, vai treinar líderes da comunidade que possam divulgar o processo correto. A parceria também planeja publicar vídeos com essas informações nas redes sociais.

Os membros envolvidos nesta parceria planejam se reunir com autoridades do sul do estado, como o prefeito de Nashua, para discutir como os programas da cidade podem ser mais diversificados e acessíveis à comunidade brasileira local. D'Britto espera que outras embaixadas se juntem e façam iniciativas semelhantes.

A delegação do consulado também planeja se reunir com a Divisão de Veículos Automotores de New Hampshire (DMV, sigla em inglês) para discutir a possibilidade de abrir um diálogo sobre a oferta de carteiras de motorista para pessoas indocumentadas, semelhantes a Massachusetts.

Fonte: Da redação

Top News