Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/05/2023 as 10:00pm

Galerias brasileiras marcam presença na Frieze e TEFAF New York 2023

Anualmente, renomadas feiras, exposições e inaugurações artísticas movimentam o mercado de arte e cultura de Nova Iorque. Lá, desembarcam no mês de maio importantes galerias brasileiras e grandes nomes da cena de arte do Brasil, rumo à Frieze e à TEFAF New York 2023.


Marcos Siqueira, Sem título, 2023

Anualmente, renomadas feiras, exposições e inaugurações artísticas movimentam o mercado de arte e cultura de Nova Iorque. Lá, desembarcam no mês de maio importantes galerias brasileiras e grandes nomes da cena de arte do Brasil, rumo à Frieze e à TEFAF New York 2023.

Com o apoio do Projeto Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), as galerias brasileiras Fortes D'Aloia & Gabriel, Luisa Strina, Mendes Wood DM, Mitre e Vermelho integram o grupo de expositores vindos de 27 países, que estarão na Frieze New York 2023, uma das mais importantes feiras de arte do circuito internacional, que acontece no The Shed ,de 17 a 21 de maio,

Além disso, a Galeria Nara Roesler garante presença na TEFAF, de 11 a 16 de maio, no Park Avenue Armory, e representará o Brasil entre as 91 galerias.

Para a Frieze New York, a Fortes D’Aloia & Gabriel reúne uma seleção de trabalhos de Iran do Espírito Santo, Lucia Laguna, Jac Leirner e Mauro Restiffe, que acionam uma investigação sobre janelas, em dimensões tanto físicas quanto conceituais. Indo além da tradicional noção da obra de arte como janela para o mundo, Iran do Espírito Santo e Mauro Restiffe enfatizam reflexos e espelhamentos como obstáculos para a visibilidade, desafiando noções prévias de representação espacial. Em contraste, Lucia Laguna opera no campo do visível, pintando a paisagem movediça que vê da janela no seu ateliê do subúrbio do Rio de Janeiro, que ela então justapõe a fragmentos de monografias de arte e outros elementos de seu imaginário. Em um subsequente desdobramento da analogia, as coleções e arranjos de objetos cotidianos de Jac Leirner abrem um ponto de vista para seus hábitos, compulsões e procedimentos. 

A Galeria Luisa Strina apresenta um grupo de artistas de diferentes gerações, cujas obras marcaram significativamente sua trajetória. O projeto também busca enfatizar o papel cada vez mais influente desempenhado por artistas mulheres nos últimos anos, como Leonor Antunes, Fernanda Gomes e Anna Maria Maiolino. Nas últimas cinco décadas, Luisa Strina se manteve como uma das principais referências da arte no Brasil, fomentando a carreira de artistas que hoje são fundamentais para a compreensão da arte latino-americana. As obras dos brasileiros Alexandre da Cunha, Bruno Baptistelli, Cildo Meireles, Cinthia Marcelle, Clarissa Tossin, Marepe, Panmela Castro, Renata Lucas, Tonico Lemos Auad, entre outros nomes internacionais, também fazem parte da seleção de artistas para a feira.  

Estreante na Frieze New York, a Mitre Galeria propõe um projeto solo de Marcos Siqueira, artista que vive e trabalha na Serra do Cipó, no estado de Minas Gerais. Siqueira sempre viveu no bioma do cerrado mineiro, trabalhando diretamente com o solo, pesquisando seus fenômenos naturais e envolvido diretamente com práticas de preservação ambiental. É a energia e os elementos que habitam o seu território que estão presentes em sua obra, bem como a singularidade da linha do horizonte, a vegetação característica, os bichos, o povo, as festividades, as atividades laborais, as brincadeiras, e também as dinâmicas subjetivas de transformação da natureza e dos sujeitos.  No traço simples, mas elegante, nos densos blocos matéricos, e na atmosfera vespertina, surge a invenção que desdobra o exuberante mundo de fora no sensível mundo de dentro, interior, intangível.

Já a Vermelho leva uma seleção de trabalhos de Claudia Andujar, Rosângela Rennó, Edgard de Souza, Ivan Argote e Monica Nador + Jamac. A apresentação foca nas múltiplas e variadas práticas exploradas pelo grupo de artistas, apresentando fotografia, bordado, têxtil, serigrafia, e colagem.

Na TEFAF New York, a Galeria Nara Roesler apresenta uma curadoria de obras de marcantes mestres abstratos do século: Tomie Ohtake, Lygia Pape, Abraham Palatnik, Heinz Mack e Sérgio Camargo. Todos esses artistas se destacaram, dentro de seus contextos, por sua inovação, engenhosidade e prática pouco ortodoxa. Em vez de seguir um caminho programático, sua abstração era aberta para enriquecer conexões permeáveis, evitando restrições e polaridades mutuamente exclusivas como óptico/háptico, geométrico/orgânico, cinética/paralática. Sua seleção de diferentes práticas no campo abstrato apontam para muitos possíveis caminhos onde todos os mencionados acima colidem frutiferamente.

 

Sobre o Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - ApexBrasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com mais de 60 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1.800 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2018 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a ApexBrasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou seis edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.



Sobre a ABACT 

A Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT é uma entidade sem fins lucrativos que representa cerca de 60 galerias de arte contemporânea no Brasil. Seu posicionamento se constitui no diálogo com as galerias de arte brasileiras do mercado primário e no entendimento do seu papel na produção de bens culturais. Promove ações de profissionalização e de incentivo à desburocratização do setor, projetos educativos e socioculturais, e realiza conexões entre os agentes de mercado nacional e internacional. 

Top News