Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/05/2023 as 8:00am

LIA DE ITAMARACÁ FAZ SHOW COM O RENOMADO PIANISTA AMERICANO JON BATISTE

“O que eu queria mesmo era tocar com a Lia de Itamaracá” (Jon Batiste)


Meu nome de batismo é Maria Madalena Correia do Nascimento. Lia de Itamaracá é meu nome artístico. Comecei a me interessar pela música aos 12 an

 

 O canto da negra sereia ecoa por todo mundo. Como uma retórica poética, ela compõe as suas canções à beira mar. Enquanto escreve na areia, as ondas suaves vão e apagam, mas ela insiste em escrever tudo novamente. Assim nasce as mais belas canções da Cirandeira Lia de Itamaracá, como uma gostosa brincadeira na areia e com as ondas do mar.

Cantar ela canta desde criança, mas o seu trabalho artístico foi reconhecido um pouco tardiamente, no entanto, ela revela sorridente que o sucesso veio no momento certo: “É tudo no tempo de Deus”. Lia de Itamaracá está muito feliz com a oportunidade de levar a cultura brasileira para o mundo. Ela já perdeu as contas de quantos países já visitou.

Este fim de semana será mágico para a artista brasileira que vai participar de dois grandes shows, no Rio de Janeiro e em São Paulo à convite do renomado pianista estadunidense  Jon Batiste, que é uma das principais atrações do  “C6 Fest Vivo Rio, e no Ibirapuera em São Paulo”. Ele, que já recebeu o Oscar de melhor composição pelo filme Soul, seu último álbum de estúdio We Are (2021), foi indicado a onze prêmios Grammy, dos quais ganhou cinco. Em sua viagem pelo Brasil demonstrou o desejo de cantar com Lia de Itamaracá.

Lia nos fala como se sente com esse convite: “Se eu já tenho fama, me senti nos anéis da fama! Ele citou meu nome nas entrevistas. Eu venho seguindo ele e ele me seguindo, até chegar onde chegamos. Eu estou doida pra agarrar aquele homem. O povo aqui em Itamaracá está se coçando de inveja porque não pode chegar perto dele, e eu vou!” Declara em meio a boas gargalhadas.

Em entrevista exclusiva ao Brazilian Times, a artista nos conta sobre a sua infância, fala do seu atual momento de glória e revela alguns projetos que estão por vir.  

Lia foi agraciada com a Ordem de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura e recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Feder

“Minha infância não foi nem tão boa e nem tão ruim. Meu pai era casado, ele tinha onze filhos com uma mulher e sete filhos com a minha mãe. Depois eles se separaram e a minha mãe ficou com os sete filhos.  Ela conseguiu trabalho em uma fazenda e o patrão aceitou ela com as  crianças, o fazendeiro era um homem bom”. 

“Meu nome de batismo é Maria Madalena Correia do Nascimento. Lia de Itamaracá é meu nome artístico. Comecei a me interessar pela música aos 12 anos de idade. Com 19 tomei a responsabilidade de gravar e cantar, e de sair para o mundo com a cultura. É um sonho que tive, que realizei e estou realizando”.

Ao ser perguntada sobre esta herança artística, Lia nos conta: “Na minha família, ninguém canta e ninguém dança. Nenhum dos meus irmãos se interessou pela música, somente eu. Minha mãe nunca cantava, nem quando estava lavando roupa. Agora, eu canto lavando roupas. Quando eu era merendeira na escola eu estava cozinhando e cantando”.

Apesar de não ter herdado dos pais a veia artística, o coração de Lia pulsa pela música. Seu companheiro de 40 anos de jornada, Toinho, é músico e a filha adotiva também se dedica às artes. 

O produtor Beto Hees relata que Lia está em um dos seus momentos grandiosos, atuando em várias áreas da arte como: cinema, participou do filme Bacurau, já tem várias produções como Lia de Itamacará. Tem três livros publicados com a biografia dela. Atuou em uma série da Netflix que se chama Santo.

“A ciranda é uma roda que abarca os dois segmentos da arte que é a dança e a música. O trabalho dela é muito usado nos movimentos sociais, que é uma referência para unir as pessoas. Na Ciranda não existe o primeiro nem o último, é um círculo e todos estão ali no mesmo patamar. Não tem discriminação entre pretos e brancos, homens e mulheres. É uma dança democrática que não discrimina raça nem gênero. É um símbolo muito forte porque todos são iguais. A Ciranda une as pessoas”. Declara Beto sobre o trabalho artístico de Lia.

Além de cantar e dançar, ela é uma respeitada cozinheira, foi merendeira de uma escola pública em Pernambuco durante 30 anos. Já trabalhou em um restaurante na beira da praia. Mestre na culinária, tem as mãos talentosas e um  coração solidário, até mesmo já levou alimentos da sua casa para preparar a merenda escolar das crianças. Nos conta Beto.

Para Lia, o dia mais marcante da sua vida foi quando pisou pela primeira vez  em um palco em Itamaracá, na festa do padroeiro. “Eu pensei: agora eu vou pisar firme no palco e vou gritar firme: Esta Ciranda quem me deu foi Lia. Foi Deus que me deu esse dom da música”.

Sobre um sonho, a cantora confessa que gostaria de cantar na África. “Nada pra Deus é custoso. A quem Deus prometeu vintém, não dá dez réis. A gente só tem aquilo que Deus quer. É só esperar e n’Ele crer. Demorou mas chegou o meu tempo. Eu estou levando a nossa cultura para o mundo”. Ela confessa com uma fé inabalável.

Mais do que justo, o reconhecimento por seu relevante trabalho em prol da cultura brasileira está chegando para Lia ainda em vida. A diva da música negra, conforme fora denominada pelo The New  York Times, é considerada Patrimônio Vivo de Pernambuco. Foi agraciada com a Ordem de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura e  recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Lia do Itamaracá e Jon Batiste, no ensaio para o grande show

De acordo com Ytallo Barreto, Diretor de Fotografia da equipe de Lia,  o ano de 2024 será  inteiro de programação em homenagem aos oitenta anos da cantora. Lia atua em várias frentes, não somente na música, mas na dança e no cinema, na literatura e na moda. Dia 12 de janeiro é o aniversário, mas será um ano intenso de programação.  No dia 12 será o Festival Canto da Sereia que já existe em homenagem à Lia. Ao longo do ano muitas coisas vão acontecer. Como o lançamento do livro biográfico sobre Lia. “Estamos produzindo um filme e uma série, tudo sobre a vida de Lia e também vai ter eventos com a moda”.

Beto Hees reitera que, o festival “O Canto da Sereia será nos dias 12/13/14 de janeiro de 2024. Em dezembro de 2024 será o lançamento do longa metragem (musical) e uma série para TV de seis capítulos.

Para terminar a nossa conversa, perguntamos a Lia sobre como está se sentindo em fazer o show com o Jon Batiste? “Eu já estou emocionada antes de ver o homem”. Falou em tom de brincadeira. Ela fez questão de ressaltar sobre o seu figurino: “Quem fez o meu figurino foi o famoso estilista Júlio César, ele já me mandou a foto dos vestidos e eu amei. Vou me mostrar e muito bem. Ele é  um estilista bem respeitado, o trabalho dele é maravilhoso”. Nos conta com orgulho.

“Agora é  só colocar aquela roupa linda e falar: bora meu amor cantar”... E sai  da alma a mais espontânea gargalhada.

Os interessados nos shows podem acessar esse link para ter as informações e adquirirem os ingressos:

Sexta-feira, dia 19 de maio, Lia se apresenta no Vivo Rio com o músico  Jon Batiste.

Sábado, dia 20, Lia se apresenta em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, na Tenda Heineken, como convidada especial do Jon Batiste.

https://bileto.sympla.com.br/event/80854?utm_source=mkt&utm_campaign=vr1valoriza23&utm_id=80854

O Júlio César é um estilista bem respeitado, o trabalho dele é maravilhoso.._

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

Saiba por que comprar um imóvel é tão vantajoso! -Você adquire um patrimônio e preserva os recursos que seriam gastos com aluguéis -Maior estabilidade financeira para o futuro -Ótima oportunidade de valorização. Ligue para: Lia Carminati especialista na área imobiliária. Whats App: (617) 460-9893. Email: Liacarminatirealestate@gmail.com.

A maior superloja de ARMÁRIOS/GABINETES de Nova Jersey. PREÇOS BAIXÍSSIMOS! Visite e saia com seus armários de cozinha na mão, já montados e prontos para você instalar em sua casa hoje! -Armários-Gabinetes –Portas -E muito mais... Entre em contato com nosso representante brasileiro George Roberts. Whats App: (201) 638-0209 ou acesse: www.homesurplus.com/brazilian_times/

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Seja seu próprio CHEFE! Segmento multibilionário que mais resiste a recessão! Pouco investimento. Sub-Contrato DE LIMPEZA para Escritórios. Contas de $500 a $25.000 Por mês garantido! Comece agora: Part-time ou Full-Time. Necessário falar inglês para se classificar! www.ecosourcellc.net Nos contratos anuais, oferecemos: Treinamento, Suporte, Equipamentos, Químicos, Financiamento Garantido: 844-253-2603.

COMPUTADOR PARADO? Mac/Pc, TV, Celulares, Tablet etc. -Fazemos Manutenção -Remoção de vírus -Recuperação de dados (fotos, videos, etc.) -Buscamos e entregamos no local. Website a partir de $99. Júnior: 617-501-2481. Região de Boston e arredores.

Fonte: Eliana Marcolino

Top News