Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 31/05/2023 as 4:00pm

Jornalista mineiro visita a fronteira dos EUA com México para mostrar jornada dos imigrantes

O jornalista Rogério Fernandes, apresentador do programa Veracidade na TV, exibido pela TV Rio...

O jornalista Rogério Fernandes, apresentador do programa Veracidade na TV, exibido pela TV Rio Doce, em Minas Gerais, visitou a região onde os Estados Unidos fazem fronteira com o México. Ele foi de San Diego, Califórnia, até Tijuana, cidade do estamos mexicano Baja Califórnia.

Durante a produção dos conteúdos, Rogério registrou o momento em que os agentes de imigração efetuavam a prisão de imigrantes que tentavam entrar nos EUA ilegalmente.

Depois de atravessar para o México, sem muita burocracia, ele demorou 3 horas para voltar à Califórnia. Logo no começo, ele mostrou o contraste entre os dois países, principalmente a pobreza que os divide. “Logo na entrada mexicana a gente se depara com pessoas pedindo esmola”, disse.

“Uma das situações mais constrangedoras foi quando voltei para os Estados Unidos e enfrentei uma enorme fila e fiquei atrás de um mexicano que havia defecado em sua roupa e cheirava muito mal. O odor era muito forte”, disse.

Ele percorreu uma estrada ao longo da fronteira, em Tijuana, paralelo ao muro de quase 10 metros de altura. O jornalista mostrou muitos imigrantes acampados, vivendo como moradores de rua e vivendo com doações e esmola.

Ainda na Califórnia, Rogério mostrou regiões próximas à fronteira, divididas pelo muro. Ele esteve no local abandonado onde uma grande quantidade de imigrantes estava acampados a espera de entrar nos Estados Unidos com o fim do Título 42 e pedirem asilo. “Mas todos foram fichados e deportados aos seus países de origem, pois o fim da regra gerou a criação de uma regra mais rígida ainda”, explicou.

A série de reportagens mostrou muito mais e pode ser acompanhada através da página no Facebook “Veracidade na TV”.

O link de acesso é https://bit.ly/3WEqVDk

Fonte: Da redação

Top News