Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/06/2023 as 9:00pm

MALDEF processa Las Vegas e ICE por detenção de imigrantes

O Mexican American Legal Defense and Educational Fund (MALDEF) entrou com uma ação contra a...

O Mexican American Legal Defense and Educational Fund (MALDEF) entrou com uma ação contra a cidade de Las Vegas (Nevada) e o uso da liberação de detentos para custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês).

A queixa, apresentada pela fundação e o advogado Travis Buchanan, desafia a confiança do ICE em pedidos conhecidos como “detentores de imigração” para estender a duração da detenção de um indivíduo em uma prisão local sem revisão judicial.

Os detentores do ICE violam a proibição da Quarta Emenda contra detenção prolongada sem causa provável, porque em nenhum momento a agência realiza uma revisão perante um juiz ou tomador de decisão imparcial. “O ICE, sob as administrações de ambos os partidos políticos, tem sido cúmplice por muito tempo na violações dos direitos constitucionais dos imigrantes”, disse Thomas Saenz, presidente e conselheiro geral da MALDEF. “Este processo desafia não apenas os carcereiros que detiveram imigrantes ilegalmente, mas também os partidos que facilitaram e até instigaram essas violações”, acrescentou.

O Departamento de Segurança Pública (DPS, sigla em inglês) de Las Vegas, que opera a prisão da cidade, também é citado no processo porque usou pedidos do ICE para manter imigrantes detidos além do tempo justificado em processos estaduais.

O ICE solicita que a polícia local mantenha uma pessoa por não mais de 48 horas após a data de soltura ordenada para dar à agência de imigração tempo para investigar o status de imigração do dentento. Mas o DPS tratou os pedidos como obrigatórios e atrasou a liberação dos clientes da MALDEF por mais tempo do que o programado para que o ICE pudesse buscá-los.

O departamento também deteve outros indivíduos por mais de 48 horas.

O processo foi aberto em janeiro de 2020 em nome de Alicia Moya Garay, uma moradora de Las Vegas presa em julho de 2018 por uma pequena infração de trânsito. Ela foi condenada a 10 dias de prisão, mas ficou presa além do prazo porque o ICE emitiu um “detentor”.

A MALDEF também está representando Juan Jaime Lopez-Jimenez, que foi preso por multas de trânsito não pagas em abril de 2018. O morador de Las Vegas ficou detido por quase dois meses para o ICE depois de ser libertado da prisão da cidade.

O processo também inclui como autor a Arriba Las Vegas Worker Center, uma organização que se concentra nos direitos dos trabalhadores imigrantes. “O ICE e a aplicação da lei local não podem usar os detentores para contornar as proteções da Quarta Emenda contra detenções ilegais e prolongadas”, disse Ernest Herrera, Conselheiro da MALDEF. “Estamos pedindo ao Tribunal que exija que o ICE, bem como a cidade de Las Vegas, providencie uma determinação imediata da causa provável para justificar a detenção com base em um pedido do ICE”, seguiu.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluindo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Top News