Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/06/2023 as 9:30am

EUA atraem cada vez mais tatuadores do Brasil; Tatuador internacional comenta

Da redação Dados da Associação Nacional de Tatuadores e Piercers (ANPT), estimam que...

Da redação

Dados da Associação Nacional de Tatuadores e Piercers (ANPT), estimam que existam cerca de 30 mil tatuadores profissionais atuando no Brasil. O setor da tatuagem movimenta cerca de R$ 500 milhões por ano no Brasil, de acordo com dados do Sebrae. EUA oferecem vistos para profissionais do setor e captam um número cada vez maior de tatuadores ‘made in Brazil’.

O Brasil é conhecido por ser um país com uma cultura vibrante e diversa, que influencia a arte em todo o mundo. Um exemplo dessa influência é o sucesso que os tatuadores brasileiros têm alcançado no exterior, conquistando fama e reconhecimento internacional. Em franco crescimento também nos EUA, o setor exige um número cada vez maior de profissionais especializados que levam a carreira para o país norte-americano de forma legal. 

A indústria de tatuagens nos Estados Unidos gera uma receita anual estimada em US$ 1,6 bilhão, de acordo com o IBISWorld. Isso inclui receita de estúdios de tatuagem, bem como produtos e serviços relacionados, como produtos de cuidados posteriores e remoção de tatuagens a laser. Esse número vem crescendo nos últimos anos, impulsionado pela popularização da tatuagem no país e pela valorização da arte da tatuagem como forma de expressão individual.

Entre os mais renomados tatuadores brasileiros no mundo está o brasileiro Deivson Freitas, que ganhou destaque por sua habilidade em criar tatuagens em estilo realista. Freitas começou a tatuar aos 16 anos e desde então vem aprimorando sua técnica, tornando-se um dos nomes mais conhecidos da tatuagem em todo o mundo.

“Muito além da técnica é preciso compreender aspectos culturais de cada país para materializar a arte no corpo em cada região do mundo. Os tatuadores brasileiros definitivamente detêm competência técnica e intelectual para a excelência, não por outra razão estão sendo disputados pelo mercado internacional de tatuagem na Europa e nos EUA”, explica o renomado tatuador brasileiro. 

Com o aumento da procura por tatuagens, a profissão de tatuador vem se profissionalizando cada vez mais, com cursos e capacitações específicas para formação de novos profissionais. Com o mercado em expansão, o Brasil tem se consolidado como um dos principais polos da tatuagem no mundo, inclusive exportando mão de obra.

“Promovo treinamentos com tatuadores em todo o mundo. Um fator é fundamental para todos estes profissionais - a necessidade de atualização permanente”, explica Deivson Freitas que tem uma clientela de celebridades internacionais, como Neymar Jr. e Kylie Jenner.

*Deivson Freitas Pereira da Silva, também conhecido como Doutor Dee, é um tatuador brasileiro que iniciou sua carreira em 2015. Ele é dono de um renomado estúdio de tatuagem no Brasil. Estudou na escola "Maestro Fego Camargo" de Artes em 2016 e 2017, aprimorando suas habilidades artísticas e desenvolvendo sua técnica de tatuagem. Também possui certificados em artes plásticas. Como professor, já ensinou mais de 500 estudantes de tatuagem no Brasil e no exterior.

Top News