Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/06/2023 as 10:00am

Pré-candidatos a presidente dos EUA, Ron DeSantis e Donald Trump colocam a imigração ilegal no centro da campanha

A imigração se tornou parte central do discurso do governador aos eleitores na semana passada em Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul.


DeSantis e Trump começam as trocas de ofensas

Durante sua primeira semana de campanha para presidente dos Estados Unidos, o governador da Flórida, Ron DeSantis, elogiou cada vez mais seu histórico de combate à imigração ilegal, argumentando que ele é o verdadeiro conservador quando se trata deste assunto. Ao mesmo tempo, ele procurou se distinguir de seu principal rival republicano, o ex-presidente Donald Trump.

A imigração se tornou parte central do discurso do governador aos eleitores na semana passada em Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul.

“Tenho ouvido reclamações sobre a fronteira sul por muito tempo, mas hoje está pior do que nunca”, disse DeSantis na sexta-feira, dia 02, em Lexington, na Carolina do Sul. “Vamos fechar a fronteira. Vamos construir um muro fronteiriço. Vamos parar a imigração em massa e vamos responsabilizar os cartéis de drogas mexicanos pela carnificina que eles desencadearam neste país”, acrescentou.

No início da semana em Iowa, ele foi ainda mais longe, divulgando seus controversos voos com imigrantes para Martha's Vineyard. “Você não pode ter uma sociedade funcionando normalmente se não tiver controle sobre a integridade territorial de seu país”, disse DeSantis em Council Bluffs.

Sua retórica sobre a imigração ecoa alguns dos comentários de Trump durante os primeiros dias de sua campanha presidencial de 2016, uma questão que tocou a base republicana e ajudou a alavancar o magnata do setor imobiliário para a Casa Branca.

“Quando o México envia seu povo, eles não estão enviando o melhor”, disse Trump durante seu evento de lançamento de campanha em 2015. “Eles estão enviando pessoas que têm muitos problemas e estão trazendo esses problemas para nosso país. Eles estão trazendo drogas. Eles estão trazendo o crime. Eles são estupradores. E alguns, presumo, são boas pessoas”, disse Trump na época.

Os comentários de DeSantis em Iowa, semelhantes ao de Trump. se referiram a alguns migrantes como “estrangeiros criminosos” e alegaram que alguns “estão na lista de observação do terrorismo”.

Embora tenha tido o cuidado de não mencionar Trump pelo nome em seu discurso, ele destacou a frustração com a incapacidade do ex-presidente de cumprir suas promessas durante seu mandato de quatro anos.

“Ouvi muitas promessas, durante anos, sobre cuidar da segurança nas fronteiras”, disse DeSantis na quinta-feira em Manchester, New Hampshire. “E o que posso prometer a você é o seguinte: quando eu for presidente, seremos os únicos a finalmente levar esta questão a uma conclusão”;

DeSantis já rompeu com Trump em questões como a resposta do ex-presidente à pandemia da Covid-19.

De sua parte, a campanha de Trump desencadeou uma série de ataques cada vez mais contundentes a DeSantis desde o lançamento de sua campanha, incluindo zombar do lançamento problemático no Twitter Spaces e até mesmo destacando a pronúncia inconsistente do sobrenome de DeSantis.

“Como Ron DeSantis pode concorrer a qualquer posição quando nem mesmo consegue conduzir sua própria operação política corretamente?”, indagou Steven Cheung, porta-voz da campanha de Trump. “O fato é que o presidente Trump construiu centenas e centenas de quilômetros de muro, implementou a política de permanecer no México, impediu que drogas mortais fluíssem para as comunidades e lutou contra gangues e cartéis transnacionais de aterrorizar os americanos. O presidente Trump traçou uma estratégia ousada para seu segundo mandato, que inclui destruir os cartéis de drogas de uma vez por todas, deter a invasão da fronteira sul, acabar com o ‘pega e solte’ dos imigrantes e eliminar a fraude dos pediso de asilo”, acrescentou.

Trump ainda destaca a imigração como um tema central em sua campanha. Em 2015 e 2018, ele pediu o fim da cidadania para filhos de imigrantes nascidos nos EUA e agora afirmou que assinará uma ordem executiva para fazê-lo se for eleito presidente.

Em um vídeo de campanha lançado recentemente, Trump usou a retórica anti-imigrante para enfatizar seu raciocínio para a proibição de permitir que filhos de imigrantes sem status legal permanente se tornem automaticamente cidadãos se nascerem no país: “Quem quer ter pessoas que são muito doente entrando em nosso país? Pessoas de instituições mentais entrando em nosso país?”, disse ele.

DeSantis vem construindo seu histórico sobre imigração há algum tempo, culminando com a aprovação recente pelo Legislativo da Flórida de uma repressão abrangente à imigração ilegal que, segundo os críticos, está entre as mais severas do país. A lei SB 1718 entra em vigor em 1º de julho e suas disposições incluem exigir que os hospitais que aceitam o Medicaid incluam uma pergunta nos formulários de admissão sobre o status de cidadania do paciente. Além disso, a lei aumenta as penalidades para crimes relacionados ao tráfico de pessoas e expande o uso do E-Verify, o banco de dados federal que os empregadores podem usar para verificar a elegibilidade de emprego de um trabalhador.

“Há uma sensação de pânico”, disse Misael Santana, pastor de uma igreja no sul da Flórida que ministra a imigrantes indocumentados. “As pessoas têm mais medo agora do que com Trump”, afirmou.

Yvette Cruz, coordenadora de comunicações da Farmworker Association of Florida, disse à NBC News que os trabalhadores imigrantes já estão se demitindo e deixando o estado, gerando uma preocupação relacionada a escassez de trabalhadores.

Até alguns eleitores conservadores do sul da Flórida estão preocupados. Homero Cruz é um apoiador de Trump que endossou totalmente as políticas de imigração do ex-presidente, mas disse que as de DeSantis são "um grande erro".

“Eu trabalho na construção”, disse ele. “E há muitas pessoas que precisam de trabalho e estão dispostas a trabalhar. E obviamente não posso contratá-los porque não têm autorização de trabalho. Então, precisamos resolver esse problema”, explicou



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via WhatsApp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou WhatsApp: (508) 603-6777 ou Phone: (508) 603-6777 ou Email: info@brzinsurance.com

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170 ou Elizandra: (857) 800-4159.

Top News