Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/06/2023 as 8:00pm

Senador quer reforçar acesso e inclusão de idiomas nas agências do estado de Massachusetts

Residentes com habilidades limitadas de língua inglesa poderiam obter acesso expandido aos...

Residentes com habilidades limitadas de língua inglesa poderiam obter acesso expandido aos benefícios do estado se as agências fossem obrigadas a fornecer recursos e serviços multilíngues. A afirmação é do senador Sal DiDomenico ao implorar aos legisladores, na quarta-feira (14), para ajudar a priorizar o que ele caracterizou como propostas urgentes projetadas para aliviar as barreiras linguísticas.

De acordo com ele, esses benefícios são uma necessidade e lamentou que tenha que defender projetos que ja deveriam ter sido aprovados. “Os legisladores têm orgulho de fornecer ajuda às comunidades, mas não conseguem remover os obstáculos linguísticos de seus constituintes”, disse DiDomenico, um democrata de Everett.

O senador destacou que cerca de 6.000 projetos de lei são apresentados a cada sessão e que 5.000 são muito bons. “Mas apenas um pequeno número sai do comitê e acaba no plenário”, disse ele.

Embora os legisladores "amem o apoio" para seus projetos de lei, DiDomenico disse que eles não fazem as coisas acontecerem. "Apoiamos muitas coisas e aprovamos muito pouco, então precisamos que você faça disso uma prioridade", disse o senador durante uma coletiva organizada pela Mass Speaks Coalition, que inclui a Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy (MIRA), Massachusetts Law Reform Institute, Massachusetts Appleseed Center for Law and Justice e Justice Center of Southeast Massachusetts. "Precisamos que nossos legisladores digam aos seus escritórios, suas equipes de liderança, líderes dos comitês, que queremos levar isso ao plenário. Queremos obter alguma ação sobre esses projetos de lei”, continuou.

De acordo com os projetos, 12 agências estaduais voltadas para o público - como o Departamento de Crianças e Famílias, MassHealth, o Departamento de Registro de Veículos Motorizados e o Departamento de Assistência ao Desemprego - seriam inicialmente obrigadas a fornecer "acesso igualitário" a serviços, programas e atividades, inclusive para pessoas com proficiência limitada em inglês.

Isso inclui oferecer serviços de interpretação oral e tradução escrita de documentos importantes para árabe, crioulo cabo-verdiano, chinês, francês, crioulo haitiano, khmer, coreano, português, russo, espanhol e "quaisquer outras línguas consideradas necessárias".

Quase um em cada dez residentes de Massachusetts é considerado como tendo proficiência limitada em inglês, de acordo com a coalizão.

Fonte: Da redação

Top News