Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/07/2023 as 10:00am

Brasileiro que morou em Massachusetts volta ao Brasil e reabre time de amputados em Goiás

Rafael Perdigão ficou muito conhecido na comunidade brasileira que vive em Massachusetts, onde...

Rafael Perdigão ficou muito conhecido na comunidade brasileira que vive em Massachusetts, onde morou durante sete anos antes de retornar ao Brasil. O jovem é apaixonado por esporte, principalmente o futebol.

O que torna a história de Rafael mais especial é que ele é um atleta amputado, que não se abalou com os problemas e seguiu a sua vida, sempre em busca dos seus sonhos.

Ele, que residiu na cidade de Shrewsbury (MA), foi membro da seleção norte-americana de futebol de amputados e em 2019 formou, em parceria com Nico Calabria, a equipe New England Revolution de amputados.

Rafael também foi responsável pela formação das equipes de amputados de New York e Texas.

Mas após sete anos nos Estados Unidos ele decidiu retornar ao Brasil em fevereiro deste ano. Como ele é um atleta bastante ativo, após o seu retorno, retomou um projeto criado em 2008 que ficou parado depois que ele se mudou do Brasil – a equipe de amputados do Vila Nova em Goiás.

De acordo com ele, este projeto já existia com o apoio de algumas associações, mas como clube profissional, Rafael foi o pioneiro. “O time Vila Nova de Amputados profissional foi reiniciado no dia 10 e já estamos nos preparando para as competições”, disse.

Os atletas treinam no Centro de Treinamento da Universidade Universo, em Goiânia (GO). “A equipe ainda não participou de nenhum jogo oficial. Apenas uma apresentação no intervalo de uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro da série B contra sócios torcedores”, disse.

Rafael explicou que o Vila Nova de amputados é um projeto de inclusão social, porém também forma atletas de alto nível para competir nos campeonatos nacionais e pode ser convocado a representar a seleção brasileira da modalidade no mundial.

Ele afirmou que a equipe está se preparando para o Campeonato Brasileiro da série B de amputados que será realizado em meados de outubro. “Nossa equipe ainda não está completa por isso convido a todos amputados de uma das pernas para conhecer o projeto e fazer um teste para entrar na equipe”, disse. “Quem é amputado de um dos braços atua como goleiro”, continuou.

Rafael explicou que a escolha dos jogadores é feita pelo técnico, mas “sempre lembrando que se trata de um projeto de inclusão social. “Este projeto mudou minha vida e hoje uso meu amor para mudar a vida de outros atletas”, destacou.

A HISTÓRIA DE REFAEL PERDIGÃO

Rafael Perdigão perdeu a perna direita em 2005, em um acidente de moto e encontrou no esporte uma chance de reerguer a vida. “Ganhei uma prótese do Governo e fui fazer as medidas em uma loja de próteses e lá nessa loja tinha dois atletas do futebol de amputados que me convidaram para jogar. De lá em diante, me apaixonei pelo esporte”, relembra.

Em 2008, ainda no Brasil, conseguiu um acordo com um time profissional e montou a primeira equipe profissional de futebol de amputados. Eles foram tetracampeões da Copa do Brasil e são tetracampeões brasileiros. O time levou esse projeto para vários hospitais e centros de reabilitação do estado de Goiás.

Depois, em 2015, Rafael foi convidado para fazer o mesmo projeto em Aparecida de Goiânia, interior de Goiás, e fundou a segunda equipe. Um tempo depois, em 2016, ele decidiu morar nos Estados Unidos, que era um grande sonho. Então conheceu a seleção norte-americana de amputados e logo começou a jogar com eles e seguiu sua paixão pelo esporte.

"O esporte possui muitos benefícios para a saúde mental e emocional, e pode transformar vidas. Te garanto que ele me transformou e ajudou a transformar várias outras pessoas assim ficando mais fácil a integração do deficiente. O amor ao esporte, assim como, ajudar o próximo com aquilo que um dia me ajudou é muito gratificante, é minha motivação”, enfatizou.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluindo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Fonte: Da redação

Top News