Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/08/2023 as 8:00am

Brasileiro confessou que deixou o corpo da namorada dentro de mala por dois dias na Califórnia

Ela chegou a enviar para sua mãe, que mora no Brasil, fotos de Beverly Hills e da Calçada da Fama de Hollywood.


Anna estava no Exército dos EUA

O jornal Brazilian Times acompanha o drama da família da paraense Anna Laura Costa Porsborg, 22 anos, desde dezembro de 2022. Ela viajou para Los Angeles (Califórnia) na véspera de Natal e planejava passar uma semana apreciando a paisagem com o namorado.

Ela chegou a enviar para sua mãe, que mora no Brasil, fotos de Beverly Hills e da Calçada da Fama de Hollywood.

Mas de repente as mensagens pararam e após dois dias sem notícias da filha, no dia 28 de dezembro, a mãe de Anna, Erbena Costa, procurou a Polícia Federal brasileira, que entrou em contato com o FBI.

Quase oito meses depois, e uma intensa investigação, ela não foi encontrada. A polícia suspeita que ela foi assassinada pelo namorado e os restos mortais jogados em algum lugar da Floresta Nacional de Angeles.

A ausência do corpo não impediu os promotores de acusar o namorado de Anna por assassinato. A rara acusação de homicídio “sem corpo” foi posta à prova em uma audiência preliminar na segunda-feira, dia 31/07.

Dois detetives descreveram as evidências que os levaram a concluir que o namorado matou Ana, deixou seu corpo em seu quarto de hotel por dois dias e depois a enterrou em algum lugar nas montanhas de Los Angeles.

De acordo com a denúncia, na noite da véspera de Natal, Anna voou de Newark (New Jersey), com Luis Gomes Akay, o qual ela havia conhecido um ano antes na casa de seu primo, na cidade de Elizabeth (NJ),

Imagens de vigilância que a polícia obteve posteriormente mostraram Anna e Luis Gomes levando três malas, incluindo uma grande de cor azul, para o hotel Doubletree by Hilton, na cidade de El Segundo naquela noite.

Nos três dias seguintes, ela enviou à mãe fotos do letreiro de Hollywood, da Calçada da Fama e de Beverly Hills. “Ela sempre quis conhecer Los Angeles”, disse Erbena. “Quando ela deixou de se comunicar, eu percebi que algo estava errado, pois ela nunca fez isso”, acrescentou. “Ela me contava tudo três ou quatro vezes por dia”, seguiu.

Na véspera do dia de Ano Novo, o Detetive Jeremy Glunt, do Departamento de Polícia de El Segundo, foi ao apartamento onde Anna e bateu à porta. Luis Gomes atendeu e permitiu que o oficial e seu parceiro entrassem no quarto, que estava cheio de roupas femininas e cheirava a urina, de acordo com o testemunho do detetive nesta segunda-feira.

Ao longo de uma conversa de três horas e 50 minutos no quarto do hotel, Luis contou que a última vez que viu Anna foi na noite de 27 de dezembro, quando os dois foram jogar boliche, sinuca e beberam alguns drinques antes de voltar para o quarto do hotel por volta das 9:30 pm.

Luis acrescentou que os dois discutiram no carro e Anna gritou com ele alegando que o namorado estava sempre ao telefone, trocando mensagens em um bate-papo em grupo com seus amigos de videogame. “A discussão continuou até a sala, onde a jovem disse que estava saindo e que era eu não entrar em contato com ela”, disse Luis.

Antes de sair, de acordo com ele, Anna deixou o anel de noivado no criado-mudo.

Luis Gomes disse que foi procurar Anna na Floresta Nacional de Angeles no dia seguinte porque eles tinham planejado caminhar nas montanhas naquele dia e anotaram isso em um itinerário. Mas quando ele mostrou o documento a Glunt, o detetive viu que os planos eram para viajar até Napa Valley.

Glunt disse durante a audiência que notou “pequenas escoriações que pareciam ser de natureza recente” nas mãos de Luis Gomes e “o que pareciam ser queimaduras” perto de seus cotovelos.

Criada na cidade de Santarém, no estado do Pará, no norte do Brasil, Anna se apaixonou pelos Estados Unidos em um programa de intercâmbio durante seu último ano do ensino médio. Ela se matriculou em uma escola particular em Everett, Massachusetts, onde jogou no time de basquete, ingressou no programa de líderes de torcida e fez muitos amigos. “Sua personalidade era extremamente feliz, muito cheia de vida”, disse a mãe.

Querendo construir uma vida para si mesma nos Estados Unidos, Anna se matriculou na Johnson & Wales University, em Providence (Rhode Islando), estudando Administração de Empresas e Marketing. Após a formatura, ela conseguiu um emprego em New Jersey como gerente assistente em uma loja da Abercrombie & Fitch e, mais tarde, na Enterprise Rent-a-Car, em Rhode Island.

Anna tinha um green card e sonhava em se tornar uma cidadã dos Estados Unidos. Ela viu o serviço militar como um caminho para esse objetivo, de acordo com a sua mãe. “Quando ela me disse que iria se alistar no Exército dos Estados Unidos eu não acreditou. Ela era uma menina que aparentava ser delicada, sempre com o cabelo escovado, as unhas bem feitas”, disse. “Muito vaidosa. Sempre teve as melhores roupas, os melhores sapatos, as melhores bolsas”, acrescentou.

Ainda no verão passado, Anna relatou o treinamento básico em Ft. Jackson, Carolina do Sul, e enviou uma selfie para a mãe do campo de treinamento, vestindo uma camiseta verde-oliva enfiada em calças camufladas.

“Em Ft. Jackson, Anna aprendeu a atirar, lançar uma granada e correr carregando uma mochila pesada”, disse a mãe. Ela se formou no treinamento básico em novembro e foi designada para um posto do Exército na Virgínia para treinamento mais especializado.

Seis dias antes do Natal, os recrutas foram autorizados a voltar para casa nas férias. Anna fez planos para conhecer Los Angeles.

Depois de entrevistar Luis Gomes em seu quarto de hotel, Glunt revisou o vídeo de vigilância de um prédio próximo. A filmagem mostrava o casal voltando para o Doubletree na noite de 27 de dezembro. Embora Luis tenha dito que os dois se envolveram em uma discussão, no vídeo “não há evidências de uma altercação verbal”.

A filmagem mostrou que dois dias depois, Luis Gomes saiu do hotel, arrastando uma mala azul pesada com uma mão, enquanto carregava um saco de lixo na outra, de acordo com o detetive.

Luis Gomes foi preso por suspeita de assassinato em 1º de janeiro. Questionado na delegacia de polícia de Hawthorne, ele inicialmente negou ter matado Anna, segundo o Detetive Joseph Iberri, do Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles. Mais tarde, no mesmo interrogatório, o suspeito confessou que na noite de 27 de dezembro o casal discutiu e que depois que ela o golpeou duas vezes no rosto. Ele admitiu que a agarrou pelos pulsos, puxou-a para o chão e começou a estrangular.

Luis Gomes, que teve treinamento em artes marciais, disse que estava acostumado com as pessoas “se debatendo” quando estavam perto de perder a consciência. Mas quando Anna parou de lutar, ela não estava apenas inconsciente. “Ela estava morta”, disse o detetive.

Segundo Iberri, Luis Gomes disse que deixou o corpo dela dentro de uma mala até a manhã do dia 29 de dezembro, quando dirigiu para a montanha. Enquanto ele descia um barranco, a bolsa pesada escapou de suas mãos e o corpo dela caiu. “Ele disse que, por ser católico, decidiu enterrá-la sob algumas pedras”, testemunhou Iberri.

Luis Gomes nunca disse aos detetives onde deixou o corpo de Anna. Usando os dados de localização de seu telefone, as autoridades identificaram uma grande área da Floresta Nacional de Angeles dentro da qual seus restos mortais podem ter sido enterrados.

Glunt testemunhou que ele, um agente do FBI e dois investigadores do Exército dos EUA procuraram o corpo sem sucesso.

Luis Gomes, que também é brasileiro, teria admitido o crime

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluindo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Top News