Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/09/2023 as 7:00pm

Neurocientista brasileiro fala sobre doença que pode fazer alguém ter dezenas de personalidades

Já pensou em ter dentro de si mais de 30 personalidades diferentes capazes de interagir entre si e ter memórias, hábitos e comportamentos próprios? É isso que pode ocorrer com uma pessoa que possui TDI - Transtorno Dissociativo de Identidade.


Dr Fabiano

O que é TDI?

O Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) é uma condição psicológica complexa em que uma pessoa apresenta duas ou mais identidades distintas, frequentemente chamadas de "personalidades" ou "alter egos". 

Cada identidade pode ter características, memórias e comportamentos únicos. A transição entre essas identidades é acompanhada de amnésia significativa para eventos ocorridos quando outras personalidades estavam no controle. 

O que causa o TDI?

De acordo com o Pós PhD em neurociências  e membro da Society for Neuroscience nos EUA e da Sigma XI, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o transtorno pode advir de traumas ou abusos no passado.

“As causas do TDI estão associadas principalmente a experiências traumáticas, como abuso físico, sexual ou emocional durante a infância, então, o transtorno surge como uma estratégia de defesa do indivíduo para lidar com o trauma extremo, fragmentando a identidade para evitar a consciência plena das memórias dolorosas”.

“Esse mecanismo dissociativo ocorre quando a mente tenta separar aspectos da personalidade para preservar a sanidade emocional. Fatores genéticos e predisposições familiares também podem desempenhar um papel na vulnerabilidade ao desenvolvimento do TDI, mas o trauma é considerado o fator primordial” Explica Dr. Fabiano.

TDI tem cura?

“O tratamento do transtorno envolve a terapia cognitivo-comportamental, focada em identificar e desafiar padrões de pensamento disfuncionais, é comum. Ela tem como objetivo unificar as diferentes personalidades, promovendo a cooperação e a harmonia interna”.

“O TDI pode ser controlado, seja através da harmonia entre as personalidades ou da unificação delas para reduzir o seu número, a depender de cada caso, a abordagem é totalmente individualizada e com resultados de longo prazo” Afirma Dr. Fabiano de Abreu.


Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society e  HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.

Top News