Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/09/2023 as 12:00pm

Grupo Corpo, principal conjunto de dança do Brasil, vai se apresentar em Boston (MA)

Apresentado pela Celebrity Series of Boston, a performance festiva marca o retorno do Grupo Corpo à cidade pela primeira vez desde 2018.


Ritmos hipnotizantes, movimentos eletrizantes e espiritualismo em rodopio irrompem no palco enquanto o renomado conjunto de dança contemporânea do Brasil, Grupo Corpo, retorna ao Boch Center Shubert Theatre de Boston (Massachusetts) nos dias 28 e 29 de outubro.

Apresentado pela Celebrity Series of Boston, a performance festiva marca o retorno do Grupo Corpo à cidade pela primeira vez desde 2018.

"Estamos entusiasmados com o retorno do Grupo Corpo a Boston após suas inesquecíveis apresentações em 2018", disse Gary Dunning, Presidente e Diretor Executivo da Celebrity Series of Boston. "Com temas de renovação espiritual, musical e cultural, esta nova apresentação reconhece como tudo mudou desde a última vez que recebemos a companhia. No entanto, sua assinatura, a mistura única de cultura afro-brasileira e coreografia inovadora, mantém seu poder de inspirar e cativar o público."

Esta apresentação é composta por duas obras recentes criadas pelo coreógrafo chefe do Grupo Corpo, Rodrigo Pederneiras, um ex-dançarino da companhia. "Gira" é inspirada na religião Umbanda, que mistura práticas espirituais da África Ocidental, catolicismo e outras, na qual os fiéis entram em um estado de consciência alterado, liberando o controle de seus corpos para os espíritos dos ancestrais, divindades e habitantes do além.

A coreografia de José Luiz Pederneiras para "Gira" entrelaça energia alegre e atos de devoção em um espetáculo que reflete sobre a relação da humanidade com o sobrenatural e o divino. Com energia inesgotável e saias de linho branco fluidas projetadas por Freusa Zechmeister, os dançarinos do Grupo Corpo criam um abandono controlado no palco, incorporando giros e gestos rituais profundos da Umbanda.

A antecessora da obra de Pederneiras em 2022, "Gil Refazendo" - chamada simplesmente de "Gil" - foi criada em 2019 ao som da nova música contemporânea de Gilberto Gil, um pioneiro revolucionário da Tropicália brasileira dos anos 1960, cujo legado vivo de cultura e ativismo político se estende muito além de sua terra natal.

Três anos depois, durante a pandemia da COVID-19, o coreógrafo reimaginou a obra anterior em resposta a essa crise global, reconstruindo completamente a coreografia. A trilha sonora de Gil é uma abordagem decididamente eletrônica de seu próprio catálogo musical amado, que mistura samba, bossa nova e rock.

Os intérpretes em camisas e ternos de linho cru casualmente elegantes, também de Zechmeister, dançam sob luzes brancas diante de uma imagem de fundo em movimento lento de girassóis em regeneração, ambos projetados por Paulo Pederneiras, que, aliás, fundou a companhia em 1975.

A apresentação é um testemunho do poder da música e da dança para unir culturas, renovar a vida e criar uma experiência compartilhada.

SERVIÇOS

Grupo Corpo performs

Dia 28 de outubro, às 8pm

Dia 29 de outubro, às 3pm

Local: Boch Center Shubert Theatre, 265 Tremont Street in Boston

Para mais informações ou adquirir tickets acesse o site www.celebrityseries.org ou ligue para o escritório da Celebrity Series no telefone (617) 482-6661.

Top News