Publicado em 30/11/2023 as 8:00pm
ICE realiza voos de deportação de imigrantes sozinhos e unidades familiares
No dia 22, a Agência de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, sigla em...
No dia 22, a Agência de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês), em colaboração com o Departamento de Segurança Interna e a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP), organizou voos de remoção, transportando adultos solteiros e unidades familiares para destinos que incluem Venezuela, América Central, Colômbia e Equador. Ao longo das últimas duas semanas, mais de trinta voos de repatriação foram realizados, repatriando milhares de indivíduos às suas nações de origem, com mais de cinco mil retornando diretamente para o México.
"A Administração Biden-Harris liderou a mais significativa expansão de vias legais em décadas e, simultaneamente, continua a impor consequências àqueles que não utilizam essas vias, incluindo a repatriação para seus países de origem, como no caso da Venezuela. A retomada dos voos de remoção para a Venezuela desempenhou um papel crucial na redução de 65% nos encontros com venezuelanos na segunda metade de outubro", afirmou Kristie Canegallo, Secretária Adjunta Interina de Segurança Interna. "Não deem ouvidos às mentiras dos contrabandistas, cujo único interesse é encher seus próprios bolsos. Migrantes que cruzam ilegalmente não serão elegíveis para essas vias legais e serão removidos caso não tenham base legal para permanecer nos Estados Unidos."
"Nossa mensagem para os não cidadãos é clara: busquem vias legais para entrar nos Estados Unidos", disse Corey Price, Diretor Associado Executivo de Fiscalização e Remoção do ICE. "Aqueles que cruzam nossas fronteiras ilegalmente e não possuem base legal para permanecer nos Estados Unidos enfrentarão consequências, incluindo a repatriação para seus países de origem."
Não cidadãos sem base legal para permanecer nos Estados Unidos serão removidos, em conformidade com a legislação norte-americana. Em conformidade com a prática padrão, os Estados Unidos garantem que todos os não cidadãos, incluindo os nacionais venezuelanos, sem base legal para permanecer nos Estados Unidos, sejam devidamente avaliados em relação a reivindicações válidas de proteção e retenção de remoção, conforme estabelecido pelas leis e obrigações internacionais dos EUA. Isso se aplica a todos os não cidadãos, independentemente da nacionalidade, para garantir um processamento, transferência e remoção ordenados e humanos de adultos solteiros e unidades familiares.
Os não cidadãos inseridos em procedimentos de remoção apresentam suas reivindicações de alívio ou proteção contra a remoção perante juízes de imigração nos tribunais de imigração, administrados pelo Escritório Executivo de Revisão de Imigração do Departamento de Justiça. Por motivos de segurança operacional, o ICE não confirma nem discute operações de transporte futuras ou pendentes.
As Operações Aéreas do ICE facilitam a transferência e remoção de não cidadãos, incluindo unidades familiares, via companhias aéreas comerciais e voos fretados, em apoio aos escritórios regionais do ICE e outras iniciativas do DHS. No ano fiscal de 2022, as Operações de Fiscalização e Remoção do ICE realizaram 72.177 remoções para mais de 150 países ao redor do mundo.