Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/03/2024 as 10:00am

Autoridades relatam aumento no número de estudantes brasileiros nos EUA

O sonho de uma educação de qualidade e oportunidades profissionais está levando cada vez mais...

O sonho de uma educação de qualidade e oportunidades profissionais está levando cada vez mais brasileiros para as salas de aula dos Estados Unidos. De acordo com o Open Doors, relatório divulgado pelo Departamento de Estado norte-americano e pelo Instituto Internacional de Educação (IIE), o número de estudantes brasileiros matriculados em cursos de graduação e pós-graduação nos EUA cresceu significativamente entre 2022 e 2023, atingindo a marca de mais de 16 mil pessoas. Isso representa um aumento de 7,6% em relação ao período anterior, quando foram registrados 14,8 mil estudantes.

Este aumento ocorre mesmo em meio aos desafios enfrentados devido à pandemia de Covid-19. Ao todo, são mais de 1 milhão de alunos do exterior estudando nos Estados Unidos, representando o quinto ano consecutivo de crescimento. As nações que mais contribuem com estudantes são a China, com 289 mil alunos, seguida pela Índia, com 268 mil.

Segundo o relatório, os estudantes brasileiros buscam uma variedade de áreas de estudo, com destaque para negócios, administração, ciências sociais, finanças, artes e outros campos.

No entanto, embarcar nessa jornada educacional nos EUA não é apenas uma questão de preencher formulários de inscrição. Mas os desafios vão além do idioma. Para muitos estudantes, o maior obstáculo é entender o funcionamento do sistema educacional norte-americano, incluindo aspectos como sistema de notas, créditos, tipos de aulas e formas de pagamento.

Além disso, a falta de informações específicas para estudantes estrangeiros nas universidades pode tornar o processo ainda mais complicado. Muitas vezes, os norte-americanos não compreendem as dúvidas dos brasileiros, já que estão familiarizados desde cedo com o sistema educacional do país.

Porém, há vantagens em buscar cursos nas áreas de engenharia, tecnologia, ciências e matemática (STEM), que oferecem a possibilidade de permanecer nos EUA por até 36 meses após a conclusão dos estudos.

Existem programas do governo norte-americano, como o Curricular Practical Training (CPT) e o Optional Practical Training (OPT), que permitem aos estudantes trabalhar legalmente enquanto estudam.

Para muitos brasileiros, uma qualificação nos Estados Unidos significa estar "anos-luz" à frente, não apenas pela educação recebida, mas também pelas oportunidades que se abrem após a conclusão dos estudos. Com a possibilidade de candidatar-se ao green card após o mestrado, esses estudantes vislumbram um futuro promissor no país.

O aumento no número de estudantes brasileiros nos EUA reflete o desejo crescente por uma educação de qualidade e oportunidades profissionais globais, e demonstra o compromisso contínuo com o desenvolvimento pessoal e profissional.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Fonte: Da redação

Top News