Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/04/2024 as 10:00am

Presidente do Núcleo do Partido dos Trabalhadores em Boston (MA) fala sobre a consolidação dos núcleos do PT nos EUA

Cláudia Tamsky é natural de Manaus do Amazonas. Formada em Sociologia pela Universidade...

Cláudia Tamsky é natural de Manaus do Amazonas. Formada em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas. Vive nos Estados Unidos há 23 anos. Foi eleita coordenadora do Núcleo do Partido dos Trabalhadores de Boston, em assembleia realizada em maio de 2023, depois de quatro anos fora da coordenação ela voltou a assumir o cargo. Cláudia concedeu entrevista ao jornal Brazilian Times, onde fala sobre o primeiro ano do governo Lula nas últimas eleições, sobre a consolidação dos núcleos do PT nos Estados Unidos e o COMIGRAR que é a grande conferência brasileira que irá discutir questões relacionadas aos migrantes.

A novidade é que neste ano de 2024 será lançado o Núcleo do PT em Nova York, uma cidade estratégica politicamente. “Até setembro de 2024 iremos fundar o núcleo do PT em NY, onde será organizada uma equipe para receber a comitiva do governo Lula na abertura das atividades da ONU- Organização das Nações Unidas”.

Cláudia informa que oficialmente existem dois núcleos petistas nos EUA. Um em Miami, na Flórida, e o outro em Boston e este ano irá se expandir para Nova York.

O grupo de petistas começou a se reunir como uma instituição política na década de 90, e ao longo dos anos foi se organizando. “Quando o presidente Lula ganhou as eleições em 2002 a gente começou a se organizar oficialmente com uma equipe estruturada, com funções específicas.  O grupo passou a atuar muito mais dentro da comunidade, a lutar pelos direitos dos trabalhadores imigrantes. Somos imigrantes, por isso essa é a nossa bandeira”.

Quanto à gestão do PT neste último mandato, Tamsky declara que: “Este governo do PT é desafiador, porque o presidente Lula encontrou um governo totalmente deteriorado, onde os cofres foram saqueados. Os consulados estão ainda muito sucateados, faltam verbas para se fazer muita coisa, apesar de que a gente espera uma resposta rápida das nossas demandas, eles estão reconstruindo aos poucos, com responsabilidade fiscal. Acredito que nesse primeiro ano de governo a gente não vai obter aquele resultado que se espera, penso que somente no terceiro ano possamos ter algumas respostas mais positivas para o brasileiro no exterior, temos esta ânsia de querer tudo rápido”.

A petista faz uma breve análise sobre a atual situação do Brasil: “A situação do Brasil está muito caótica, nós quase tivemos um golpe de estado. Para restabelecer a democracia é um processo um pouco demorado. Na minha concepção precisamos ter um pouco de paciência para que se resolva primeiro as questões internas e depois as demandas dos imigrantes no exterior”.

Cláudia esclarece ainda que, por mais que se entenda que o governo está se reestruturando, os núcleos devem continuar a reivindicar: “temos de renovar as demandas da comunidade brasileira as quais estão descritas na carta de Boston. Nessa carta existem vários itens onde pedimos melhorias para a comunidade brasileira. Cito alguns pontos como a necessidade de intervenção do governo para a restituição dos 25% de desconto na aposentadoria do cidadão brasileiro que vive fora do país.

Tamsky externa o seu interesse na luta pela defesa dos direitos dos migrantes brasileiros que vivem nos Estados Unidos, por isso está entusiasmada para participar do COMIGRAR, que é a 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia a qual reafirma o compromisso da nação brasileira com a defesa dos direitos da população migrante, refugiada e apátrida. Essa grande conferência propõe o resgate do debate e a mobilização em torno do aprimoramento das políticas públicas dos povos migrantes, que está sob a responsabilidade da Secretaria Nacional de Justiça.

Em junho de 2024 será a grande conferência em  Foz do Iguacu, na qual o Núcleo do PT de Boston e várias organizações não governamentais irão nos representar. Já foi realizado um workshop em Nova York e outro em Boston, de onde organizou-se um núcleo de representantes que irão defender 9 pontos que foram definidos nesse workshop. Ou seja, os imigrantes brasileiros que vivem nos Estados Unidos terão representatividade no COMIGRAR 2024.

Para mais informações acesse o site do Ministério da Justiça e Segurança Pública:

II COMIGRAR — Ministério da Justiça e Segurança Pública (www.gov.br)

Contatos:

Email: nucleo.pt.boston@gmail.com



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Fonte: DA REDAÇÃO

Top News