Publicado em 19/08/2024 as 2:00pm
Ativista brasileira ganha bolsa de pesquisa nos EUA
A brasileira Mila Guedes, de 56 anos, tem se destacado no cenário acadêmico e social ao trazer...
A brasileira Mila Guedes, de 56 anos, tem se destacado no cenário acadêmico e social ao trazer para o Brasil lições valiosas adquiridas durante seu período de estudo na Universidade de Maryland, em Baltimore. Mila, uma pesquisadora com deficiência múltipla, foi contemplada com uma bolsa de estudos pelo EducationUSA, um órgão vinculado ao Departamento de Estado Americano que orienta brasileiros interessados em estudar nos Estados Unidos.
Durante o primeiro semestre de 2024, Mila mergulhou em sua pesquisa sobre a inclusão de pessoas com deficiência em universidades americanas, aproveitando a experiência para analisar e vivenciar as práticas de apoio oferecidas às pessoas com deficiência nas instituições norte-americanas. Com um histórico significativo em defesa dos direitos humanos e um currículo repleto de iniciativas voltadas para a inclusão, Mila é uma defensora notável da causa.
Seu interesse em realizar esta pesquisa nos Estados Unidos decorre do reconhecimento da excelência dos serviços prestados pelas universidades americanas para estudantes com deficiência. A Universidade de Maryland, onde Mila realizou seus estudos, é conhecida por garantir acesso e participação equitativa para todos os alunos, oferecendo recursos como tempo estendido para provas, uma necessidade crucial para Mila devido à sua baixa visão e uso de tecnologias assistivas.
Mila destaca a importância desses recursos, dizendo: “Um recurso simples, mas que para mim é muito importante, é o tempo estendido para você fazer provas, que pode ser de 25% a 100%. No meu caso, por exemplo, que tenho baixa visão e uso várias tecnologias assistivas, como leitor de tela e lupa para aumentar o corpo da letra, é mais demorado fazer uma prova. Foi muito importante eu ter ido para os Estados Unidos, ter vivenciado isso tudo na prática, ter acompanhado os estudantes com deficiência e ter visto o tanto que isso é fundamental para que esses alunos possam desempenhar as suas atividades acadêmicas em igualdade de oportunidades.”
Anelise Hoffmann, coordenadora nacional do EducationUSA no Brasil, ressalta a relevância da experiência de Mila para o contexto brasileiro. "Recebemos milhares de alunos que sonham em receber um diploma internacional. Em sua maioria, eles desejam voltar para o Brasil e contribuir de alguma forma. A Mila nos chama a atenção, pois além de ativista e pesquisadora, ela vivencia diariamente a causa pela qual luta, e existem muitas universidades de portas abertas para receber alunos com propósitos como os dela," afirma Hoffmann.
Para marcar o bicentenário das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Brasil, o EducationUSA promoverá a Feira EducationUSA 2024. Nos dias 25, 27 e 29 de agosto, a feira contará com a participação de mais de 40 universidades em três estados brasileiros. Este evento é a maior feira gratuita para ensino superior dos EUA no país e oferecerá uma ampla gama de oportunidades para quem deseja ingressar em faculdades e universidades norte-americanas, incluindo graduação, mestrado, doutorado, cursos de curta duração e cursos de inglês.
A Feira EducationUSA 2024 representa uma chance única para brasileiros de todos os perfis encontrarem o caminho para realizar seus sonhos acadêmicos nos Estados Unidos, seguindo o exemplo inspirador de Mila Guedes.
A feira é gratuita e as inscrições podem através do link: https://educationusa.org.br/feira-edusa-2024/