Publicado em 13/09/2024 as 10:00pm
Bispo brasileiro visita comunidades brasileiras na Flórida e Massachusetts celebra missa para quase mil pessoas
Nomeado bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, pelo Papa Francisco em...
Nomeado bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, pelo Papa Francisco em 2021, Dom Luiz Fernando Lisboa está atualmente em uma missão internacional nos Estados Unidos, focada na aproximação da Igreja Católica com a comunidade brasileira expatriada. Conhecido por sua atuação na Doutrina Social da Igreja, ele defende causas de justiça social e minorias.
Dom Luiz chegou à Flórida no dia 7 de setembro e, no dia seguinte, celebrou uma missa para aproximadamente 800 brasileiros em Orlando. À frente da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele afirmou que seu objetivo é fortalecer os laços entre a Igreja e os brasileiros que vivem fora do país.
No mesmo dia 08, o bispo celebrou uma missa para centenas de brasileiros na comunidade de São Vicente, em Margate. Em sua agenda, também está previsto um encontro com membros do clero local em 9 de setembro e, no dia seguinte, uma visita a Boston, Massachusetts, onde almoçará com padres e religiosos e celebrará uma missa na Paróquia Santo Antônio.
Na quarta-feira, 11, Dom Luiz deu início às atividades no Consulado Brasileiro e visitou o Centro Pastoral em Braintree, Massachusetts. Sua missão neste estado incluiu ainda eventos com universitários e uma missa no condado de Middlesex.
A viagem continuará com visitas a Miami e Washington até domingo, 15 de setembro.
No sábado, 14 de setembro, ele celebrará uma missa que será transmitida ao vivo para o Brasil pela TV Aparecida e TV Evangelizar.
Antes de sua nomeação para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa atuou como bispo da Diocese de Pemba, em Moçambique. A Diocese de Cachoeiro estava sem bispo desde 7 de novembro de 2018, quando Dom Dario Campos foi nomeado arcebispo de Vitória. Durante este período, o padre Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé desempenhou o papel de administrador diocesano.
Dom Luiz foi nomeado bispo de Cachoeiro em 11 de fevereiro de 2020, e tomou posse em 20 de março do mesmo ano, em uma cerimônia marcada pelo contexto da pandemia de Covid-19, com a presença do governador Renato Casagrande (PSB).
Natural de Marques de Valença (RJ), nascido em 23 de dezembro de 1955, Dom Luiz é o nono de doze filhos de Francisco Lopes Pereira Lisboa e Benedita de Oliveira Pereira. Aos nove anos, mudou-se com a família para Osasco (SP), onde passou sua infância e juventude. Em 1975, ingressou no seminário São Gabriel da Congregação da Paixão de Jesus Cristo em Osasco, e prosseguiu seus estudos em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba e em Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1983.
Com especializações em Liturgia e Missiologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (atualmente PUC SP) e um mestrado em Teologia Pastoral pela PUC Curitiba, Dom Luiz tem uma trajetória marcada por diversas funções, incluindo formador, vigário, pároco, conselheiro provincial, e diretor do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco.
Em 2001, foi enviado como missionário Ad Gentes para a Diocese de Pemba, onde trabalhou por oito anos antes de retornar ao Brasil para atuar na Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo. Em 12 de junho de 2013, o Papa Francisco o nomeou bispo de Pemba, onde também serviu como secretário-geral e coordenador do Departamento Social na Conferência Episcopal de Moçambique. (com informações de A Gazeta)
Fonte: Da redação