Publicado em 30/09/2024 as 5:00pm
Cresce o Número de Imigrantes Condenados por Homicídio Vivendo Fora da Detenção nos EUA, Revela o ICE
De acordo com o ICE, mais de 13.000 imigrantes condenados por homicídio, tanto nos Estados...
De acordo com o ICE, mais de 13.000 imigrantes condenados por homicídio, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior, estão vivendo fora dos centros de detenção de imigração. Muitos desses imigrantes entraram no país durante administrações anteriores, e o número inclui pessoas que estão cumprindo penas em prisões americanas.
Esses imigrantes fazem parte de uma lista de supervisão do ICE, com casos de imigração pendentes, mas não estão atualmente detidos por diferentes razões.
Alguns desses imigrantes não estão presos porque não são prioritários para detenção ou porque estão cumprindo penas em presídios locais e estaduais. Em alguns casos, o ICE não tem acesso a dados de agências de segurança locais, o que dificulta a localização e prisão desses indivíduos. Além disso, muitos deles podem ter cruzado a fronteira sem que as autoridades soubessem de seus antecedentes criminais até depois de sua entrada nos EUA.
O número de imigrantes com antecedentes criminais vivendo em liberdade não é uma novidade, mas tem crescido nos últimos anos. Um relatório de 2016 mostrou que mais de 368.000 imigrantes com condenações criminais não estavam detidos. Em 2021, esse número havia subido para mais de 405.000, e dados recentes indicam que agora são mais de 435.000 imigrantes condenados fora da detenção.
Um porta-voz do Departamento de Segurança Interna afirmou que os dados estão sendo mal interpretados, pois abrangem casos de até 40 anos atrás, muitos dos quais foram resolvidos antes da administração atual. Ainda assim, o número foi usado por Donald Trump em um discurso de campanha para criticar as políticas de imigração do governo Biden.
A Casa Branca ainda não comentou oficialmente sobre a divulgação dos dados. Oficiais de segurança afirmaram que a liberação dessa informação surpreendeu o governo, uma vez que ela revela o número elevado de imigrantes condenados por crimes graves que estão vivendo fora da detenção nos EUA.
O ICE enfrenta desafios em localizar todos os imigrantes com condenações graves devido à limitação de recursos. No entanto, a agência tem focado em prender aqueles envolvidos em crimes sérios, como homicídios. Em operações recentes, agentes do ICE prenderam criminosos condenados em países como Colômbia e El Salvador, destacando o esforço contínuo para lidar com a situação.
Fonte: Da redação