Publicado em 11/11/2024 as 6:00pm
Brasileiro procurado por tráfico de drogas no Paraná é deportado dos EUA
Em 1º de novembro, a agência de imigração dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês), por...
Em 1º de novembro, a agência de imigração dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês), por meio da divisão de Operações e Remoções (ERO, sigla em inglês) na Filadélfia (Pensilvânia, deportou Garibaldo Rissato Borges, um brasileiro com ordem final de remoção e procurado pelas autoridades brasileiras por envolvimento com tráfico de drogas no Paraná.
A operação destaca o compromisso do ERO em manter a segurança pública ao remover indivíduos que representam ameaças à sociedade americana.
Brian McShane, diretor interino do escritório de campo da ERO na Filadélfia, afirmou que a remoção de Borges reforça a dedicação da agência em proteger os cidadãos dos EUA. “O ERO em Filadélfia permanece firme em seu compromisso de preservar a segurança pública. “Imigrantes como Garibaldo, um criminoso que fugiu da justiça em seu país, são ameaças aos cidadãos dos EUA”, declarou.
Segundo ele, o ERO continuará a realizar prisões e remoções de indivíduos considerados riscos à segurança pública e à segurança nacional.
Borges foi inicialmente detido pela U.S. Border Patrol em 2 de dezembro de 2023, próximo a Tecate, Califórnia, após entrar nos EUA sem inspeção. Posteriormente, foi liberado com uma ordem para comparecer a uma audiência em 5 de dezembro de 2023. Em 23 de abril de 2024, o ERO prendeu Borges em uma operação em Salisbury, Maryland, onde ele permaneceu sob custódia enquanto seus processos de imigração eram concluídos. Em 8 de outubro, um juiz de imigração determinou sua deportação para o Brasil.
A ERO, uma das três diretorias operacionais do ICE, é a principal autoridade federal responsável pela execução das leis de imigração dentro dos EUA. Com uma equipe de mais de 7.700 profissionais, incluindo agentes e pessoal de apoio, a ERO opera em 25 escritórios regionais e 208 locais em todo o país, além de manter 30 postos no exterior.
A missão da ERO é proteger o território americano, realizando a prisão e remoção de indivíduos que comprometem a segurança das comunidades e a integridade das leis de imigração dos EUA.
Fonte: Da redação