Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/01/2025 as 6:00am

Maria Silva, Secretária da Mulher, é convidada para conferência de Harvard e MIT, nos EUA

Fonte: Da redação

Maria Silva, Secretária da Mulher, é convidada para conferência de Harvard e MIT, nos EUA Maria Silva

Maria Silva, secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, é uma das quatro servidoras públicas brasileiras convidadas a participar do evento Brazil Conference, promovido por Harvard e pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). A conferência será realizada em Cambridge, nos Estados Unidos, entre os dias 4 e 6 de abril de 2025.

Sua atuação em defesa dos direitos das mulheres, das populações quilombolas, dos povos indígenas e dos direitos humanos a qualificou para ser selecionada no Programa Servindo o Brasil. Esta iniciativa visa incluir servidores públicos que desempenham papéis importantes no bem-estar da população e buscam soluções para os desafios do Brasil.

“É uma grande honra ser reconhecida e escolhida para participar deste evento. Ser uma das quatro servidoras selecionadas do Brasil para um evento de tamanha importância demonstra o reconhecimento nacional e internacional do trabalho que realizamos no Governo de Alagoas em defesa das mulheres e de grupos vulneráveis”, afirmou Maria Silva.

O Brazil Conference at Harvard & MIT é um evento anual que reúne líderes, acadêmicos e outros profissionais para discutir os desafios e oportunidades do Brasil, com o objetivo de promover o país no cenário global. A edição de 2025, que será a 11ª, terá como tema "Uma Nova Década: Encontro de Gerações de Líderes", com foco na conexão de líderes presentes e futuros para transformar a realidade do Brasil.

Maria Silva será a primeira representante de Alagoas a ser destacada pelo Programa Servindo o Brasil para participar da conferência em Cambridge.

Este reconhecimento não é a primeira vez que as ações da Semudh destacam Alagoas internacionalmente. Em março de 2024, Maria Silva integrou a comitiva brasileira na 68ª edição da Comissão sobre a Situação da Mulher da ONU, realizada em Nova York. O evento, o maior encontro anual da ONU sobre igualdade de gênero, reuniu especialistas e ativistas de todo o mundo para discutir políticas públicas para as mulheres. Durante a comissão, a secretária contribuiu para a inclusão de políticas voltadas para as mulheres quilombolas no relatório final.

Além disso, Maria Silva recebeu o prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença, concedido pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em reconhecimento ao seu trabalho em prol das comunidades.

Em 2024, a Semudh implementou diversas iniciativas de destaque, como trilhas formativas para gestoras de políticas públicas voltadas para a mulher, além da criação dos Planos Estaduais de Políticas Públicas para a Mulher e para a População em Situação de Rua, com ações direcionadas para a promoção de direitos e defesa das mulheres e da população em situação de rua.

Outro projeto importante foi o "Território de Resistência: Identidade Quilombola", que visa resgatar a história e fortalecer as raízes das comunidades quilombolas. Além disso, foram realizados os projetos "Diálogos Afrojovens", que promovem a conscientização da identidade negra e discutem os desafios enfrentados pela juventude afrodescendente nas escolas, e "Quilombo Educacional", focado na educação antirracista para gestores educacionais.

Em 2024, também ocorreu a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que reuniu servidores, movimentos sociais e estudantes para debater políticas públicas nas áreas de saúde, educação e cidadania.

Top News