Publicado em 27/03/2025 as 1:00pm
Governo Trump Invoca Segredo de Estado para Justificar Deportação de imigrantes
Na segunda-feira (24), o governo Trump invocou o privilégio de segredos de Estado e se recusou...
Na segunda-feira (24), o governo Trump invocou o privilégio de segredos de Estado e se recusou a fornecer mais informações ao juiz federal sobre a deportação de migrantes venezuelanos para El Salvador sob pretextos de autoridades de guerra. O juiz federal James Boasberg está analisando se a administração desobedeceu sua ordem de retornar os aviões com migrantes após ele ter impedido a deportação de indivíduos supostamente ligados a gangues sem o devido processo legal. O caso se tornou um ponto de conflito crescente entre o governo e o sistema judicial federal.
Boasberg, juiz-chefe do tribunal federal de Washington, solicitou detalhes sobre os horários de pouso dos aviões e a identidade dos passageiros, informações que a administração Trump argumenta serem sensíveis por questões diplomáticas e de segurança nacional. Além disso, advogados do governo solicitaram à corte de apelações que revogasse a ordem de Boasberg e permitisse a continuidade das deportações, uma medida que gerou divergências entre os juízes.
O governo transferiu centenas de migrantes venezuelanos para El Salvador, utilizando a Lei de Inimigos Estrangeiros pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Ainda na segunda-feira, advogados que representam o governo venezuelano entraram com uma ação legal em El Salvador para exigir a libertação de 238 venezuelanos detidos em uma prisão de segurança máxima após a deportação.
Fonte: Da redação