Mesmo diante de ausências provocadas pelo temor migratório, evento reafirma o poder do conhecimento e da união comunitária
Publicidade
Publicidade
4º PODER DA CONEXÃO: VOZES POTENTES E LIÇÕES EM TEMPOS DE MEDO

No último sábado, 17 de maio, aconteceu a quarta edição do Poder da Conexão, evento dedicado a profissionais do setor de limpeza, um dos mais representativos da comunidade brasileira nos Estados Unidos. Mas, neste ano, um silêncio gritante ecoou entre as cadeiras vazias. O clima de tensão causado pela atual situação migratória provocou um verdadeiro “lockdown psicológico” entre os imigrantes. Muitos, mesmo inscritos, não compareceram, acuados pelo medo de sair de casa.
As cadeiras vazias não foram apenas ausência física. Elas se tornaram símbolo de um momento histórico e assustador para os brasileiros que vivem no país. Gritaram pelos ausentes, alertaram para o impacto emocional do medo coletivo e ensinaram uma dura lição: tempos difíceis também revelam o quanto ainda precisamos caminhar como comunidade unida e protegida. Ainda assim, aqueles que compareceram vivenciaram um dia intenso de aprendizado, acolhimento e transformação. A palestra de abertura com o empresário Renato Valentim foi envolvente, pois ele abriu espaço para interação com o público.
A palestrante Pâmella Jones sintetizou a potência do encontro: “O conhecimento vai te levar para o próximo nível. Hoje foi surreal. Esse evento não é só sobre limpeza, é sobre mentalidade, sobre crescimento. O próximo passo começa aqui.”
Já a professora Silvana Hilgemberg, especialista no ensino do inglês voltado ao cleaning business, chamou atenção para a importância da linguagem como ferramenta de dignidade e profissionalismo: “É imprescindível falar inglês. As profissionais da limpeza lidam com casas, famílias, segredos e segurança. Como confiar em alguém que não se comunica? Ensino o essencial para que elas sejam vistas com respeito e profissionalismo.”
A especialista em tecnologia Fernanda Firman trouxe uma provocação poderosa sobre a inteligência artificial: “A IA não é mais opcional. É ferramenta obrigatória para quem quer crescer. O problema é que muitos não sabem usá-la com estratégia. Com automações e inteligência, é possível ganhar tempo e clientes.”
JJ Andrade, especialista em integração tecnológica no setor de limpeza, enfatizou que a mudança começa na mente: “Se você não mudar o pensamento, você continua presa ao seu próprio ‘schedule’. Delegar, confiar e crescer é preciso. É mais autorresponsabilidade do que controle.”
Brenda Gusmão falou com coragem sobre o abandono da mentalidade de vítima: “Se você não fizer por você, ninguém fará. A limpeza é um business que prospera. Pare de se vitimizar e comece a agir com estratégia. Busque capacitação, busque segurança, busque mais.”
Rony Jabour, especialista em segurança do trabalho, levantou um alerta grave: “Na limpeza, produtos químicos usados sem proteção causam câncer e doenças de pele. Trabalhar com segurança é salvar vidas. Informação é proteção.”
Mara Rúbia, organizadora profissional, apresentou a organização como expansão de carreira: “Quem já limpa a casa, já tem o cliente. Por que não ampliar os serviços com organização profissional? É um novo nicho, com grande valorização.”
A jornalista Eliana Marcolino, uma das palestrantes, falou sobre o poder da comunicação como ferramenta de posicionamento e visibilidade: “Muitos ainda têm medo de se comunicar. Outros não sabem como se aproximar da mídia. Ensinei como contar sua história de forma estratégica, para que possam ser reconhecidos por sua trajetória e profissionalismo.”
A doutora Renata Castro fez uma palestra informativa, alertando os presentes para os devidos cuidados legais em terras estrangeiras. A anfitriã do evento, Cida Arruda, realizou uma apresentação empolgante, ressaltando a importância de a mulher se reinventar após os 50, com o lançamento do seu livro. Thaís Costa abordou o uso Do Instagram para o desenvolvimento dos negócios. Sam Lee, com muita descontração, compartilhou sua trajetória inspiradora.
A especialista em marcas, Francisca Benvenuto, além de palestrar, também apresentou um talk show com o jovem empreendedor Lorenzo de Oliveira, que encantou o público ao falar sobre o conceito de uma marca com propósito.
O evento foi dinâmico e bem estruturado. Teve início com a inspiradora palestra de Renato Valentim. Em seguida, Cida Arruda e Francisca Benvenuto fugiram do script oficial e dinamizaram a apresentação com uma encenação teatral que retratou a rotina de uma house cleaner.
Edioni Souza proprietária do salão Bonita Beauty, ofereceu uma transformação de beleza aos participantes juntamente com a cabeleireira Viviane Soares, juntas realçaram a beleza dos participantes.
O encerramento ficou por conta da vibrante palestra sobre segurança no trabalho, proferida pelo professor Rony Jabour, e com a certeza de que, mesmo em tempos difíceis, há espaço para resistir com sabedoria e agir com coragem.
Os organizadores reforçaram a missão do Poder da Conexão: ser um espaço de troca, acolhimento e crescimento profissional, mesmo quando o cenário externo não seja muito favorável.
Compartilhar
Publicidade