A agenda da delegação incluiu ainda uma visita ao Centro Nacional Interagências de Incêndio (NIFC), onde os bombeiros participaram de debates sobre gestão de incêndios e padrões de treinamento das agências americanas.
Publicidade
Publicidade
Bombeiros militares de MS participam de intercâmbio sobre combate a incêndios florestais nos EUA

Representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) estão nos Estados Unidos participando de um programa de intercâmbio sobre Manejo Integrado do Fogo. A missão brasileira, que desembarcou no país na última terça-feira (12), também conta com bombeiros dos estados de São Paulo e Paraná.
Pelo CBMMS, participam o Tenente-Coronel Leonardo Rodrigues Congro, a Tenente-Coronel Tatiane Dias de Oliveira, o Major Eduardo Rachid Teixeira e o Capitão Samuel Pedrozo Borges.
O intercâmbio integra uma série de ações promovidas em parceria com a Embaixada e o Consulado dos Estados Unidos no Brasil, iniciadas em 2023 com o 1º workshop sobre prevenção e combate a incêndios florestais. Em 2024, o evento teve nova edição em Campo Grande, com a presença de Brenda Bowen, especialista do Serviço Florestal dos EUA.
Durante a programação, os militares brasileiros visitaram o Escritório de Gestão de Terras (BLM) do distrito de Boise, no estado de Idaho. O especialista em mitigação de incêndios do BLM, Jared Jablonsky, destacou a importância da prevenção: “Nem sempre o combate ao incêndio é apagar o fogo em si. Há muito que pode ser feito antes do incêndio, como a remoção de vegetação perigosa e a adaptação de casas para resistirem ao fogo.”
A agenda da delegação incluiu ainda uma visita ao Centro Nacional Interagências de Incêndio (NIFC), onde os bombeiros participaram de debates sobre gestão de incêndios e padrões de treinamento das agências americanas. Também conheceram o Programa de Prontidão contra Incêndios Rurais (RFR), associações comunitárias de proteção e ações conjuntas com fazendeiros locais.
Os brasileiros participaram de reuniões no Departamento de Qualidade Ambiental de Idaho sobre queimadas agrícolas, queimadas prescritas e protocolos de resposta à fumaça de incêndios florestais. Visitaram ainda o centro de despacho interagências e o depósito distrital de viaturas especializadas.
O programa segue até o dia 23 de maio e tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os países e permitir que os militares brasileiros conheçam de perto tecnologias, estratégias e experiências dos Estados Unidos, referência mundial no combate a incêndios florestais.
Compartilhar
Publicidade