Fonte: Da redação
Publicidade
Consulado do Brasil em Miami apoia visitas de líder indígena a escolas do Sul da Flórida

Em celebração às semanas dedicadas aos Povos Indígenas e ao Dia da Terra, o Consulado-Geral do Brasil em Miami apoiou uma série de visitas do Cacique Arassari Pataxó a escolas públicas e privadas do Sul da Flórida. O líder indígena da Aldeia Tatuí Pataxó, localizada no sul da Bahia, participou de uma maratona de eventos educacionais, conversando com estudantes do Programa de Português sobre a preservação ambiental e a cultura dos povos originários.
Entre as instituições visitadas estão o Ada Merritt K-8 Center, Ronald Reagan Senior High School, SLAM! Boca, Downtown Doral Charter Upper School, Downtown Doral Charter Elementary School, Miami Beach Senior High School, Mater Lakes Academy, Olympus International Academy, Deerfield Beach High School, West Boca High School, Monarch High School, Olympic Heights High School, Gator Run Elementary School, Cypress Bay High School e Ransom Everglades School.
Vestido com trajes tradicionais de seu povo, Arassari Pataxó destacou a importância das florestas, o estilo de vida indígena e as origens históricas dos Pataxós, ressaltando o papel de seu grupo como o primeiro povo originário a ter contato com as caravelas de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, no ano de 1500.
Filho de uma linhagem de caciques, Arassari foi escolhido por sua comunidade para representar a Aldeia Tatuí e, nos anos de 2023 e 2024, vem realizando turnês semelhantes pelas escolas da região, reforçando o compromisso com a divulgação da cultura indígena brasileira.
O Consulado-Geral do Brasil em Miami reafirma seu apoio a iniciativas que promovam o diálogo cultural e a conscientização sobre a importância da preservação das tradições e do meio ambiente.
1 visualizações