A Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy Coalition (MIRA) foi selecionada como uma das duas organizações em todo o país a integrar o programa nacional Strengthening Immigrant Inclusion Program (SIIP), liderado pela World Education Services (WES).
Publicidade
Publicidade
MIRA é escolhida para programa nacional que amplia acesso à licença para médicos imigrantes

Da redação
A Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy Coalition (MIRA) foi selecionada como uma das duas organizações em todo o país a integrar o programa nacional Strengthening Immigrant Inclusion Program (SIIP), liderado pela World Education Services (WES). A iniciativa tem como objetivo ampliar os caminhos para a obtenção de licença profissional por médicos formados no exterior, enfrentando a escassez projetada de 86 mil médicos nos Estados Unidos até 2036.
“Expandir as oportunidades para que médicos internacionalmente treinados possam atuar no país não apenas reconhece o valor do conhecimento e da experiência desses profissionais, mas também contribui para amenizar a grave carência de médicos que enfrentamos”, afirmou Elizabeth Sweet, diretora executiva da MIRA Coalition. “Em Massachusetts, conseguimos criar caminhos reais para esses profissionais, e agora queremos usar essa experiência para beneficiar médicos imigrantes em todo o país.”
A participação da MIRA no SIIP acontece após a promulgação do Physicians Pathway Act em Massachusetts, em 2023, legislação que contou com forte atuação da coalizão em sua aprovação. A nova lei estabelece um caminho para a licença permanente de médicos internacionalmente treinados que atuem sob supervisão em centros de saúde comunitários ou hospitais federais qualificados. Os profissionais devem trabalhar em regiões com escassez de médicos, ampliando o acesso à saúde nas comunidades mais vulneráveis.
Com o apoio técnico e financeiro oferecido pelo SIIP, a MIRA pretende replicar o sucesso obtido no estado em escala nacional. “Estamos entusiasmados por continuar esse trabalho com organizações que já demonstraram liderança na inclusão de trabalhadores imigrantes”, disse Katherine Gebremedhin, diretora de Iniciativas Estaduais e Locais da WES. “Essas iniciativas ajudam tanto as comunidades, ao suprirem carências na área da saúde, quanto os profissionais imigrantes, que podem retomar carreiras significativas.”
Lançado em 2022, o programa SIIP busca aproximar políticas públicas da prática real por meio de modelos escaláveis que possam ser aplicados nacionalmente, promovendo a inclusão de profissionais imigrantes no mercado de trabalho especializado.
A MIRA é a maior organização sem fins lucrativos da Nova Inglaterra dedicada à promoção dos direitos e da inclusão de imigrantes e refugiados.
0 visualizações
Compartilhar
Publicidade