Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4209

Última Edição #4209

BT MAGAZINE

Revista # 73

Última Edição #73

Racism Free WPS denuncia brutalidade policial contra brasileiras em Worcester (MA) e critica ordem executiva do City Manager

Após uma polêmica operação do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Undos (ICE, sigla em inglês) realizada no dia 8 de maio em Worcester, Massachusetts, que resultou na prisão violenta de uma mãe brasileira e sua filha de 16 anos

Após uma polêmica operação do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Undos (ICE, sigla em inglês) realizada no dia 8 de maio em Worcester, Massachusetts, que resultou na prisão violenta de uma mãe brasileira e sua filha de 16 anos, a organização Racism Free WPS divulgou uma nota pública condenando a atuação da polícia local e criticando duramente o City Manager da cidade, Eric Batista.

Segundo a organização, embora Batista tenha anunciado uma ordem executiva afirmando que os recursos municipais não seriam mais utilizados para colaborar com ações do ICE, o texto oficial, ao ser analisado com atenção, revela brechas significativas que permitem a continuidade da cooperação entre a Polícia de Worcester (WPD) e as autoridades federais de imigração.

No comunicado, os ativistas apontam que a ordem afirma explicitamente: “nada neste decreto impedirá o Município ou o WPD de cooperar com o governo federal para cumprir a lei. Nem impedirá o WPD de trabalhar com o ICE.”

Além disso, o texto declara que nenhum funcionário municipal poderá “interferir, proibir ou impedir” a aplicação das leis federais de imigração, incluindo investigações, operações ou mandados de detenção emitidos pelo ICE. Na visão do grupo, isso significa que a polícia poderá continuar testemunhando — e até legitimando — a violência dessas operações sem intervir.

O grupo também questiona outro trecho da ordem executiva que diz que o WPD “não deverá prender, deter ou investigar qualquer indivíduo unicamente por violar leis federais de imigração.” Para o Racism Free WPS, o uso da palavra “unicamente” é problemático, já que permite a criminalização de qualquer tentativa de resistência, como no caso da adolescente e da ativista Ashley Spring, que agora enfrentam acusações por tentarem impedir a ação do ICE.

O caso tem gerado grande repercussão entre defensores dos direitos dos imigrantes, especialmente na comunidade latina e brasileira da região. Organizações locais continuam a exigir maior proteção para famílias imigrantes e o fim da colaboração entre autoridades municipais e o ICE.

 

Compartilhar

Publicidade

Deixe um comentário

Rádio BT
×