Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/12/2020 as 12:30pm

Primeiro brasileiro formado pela Second City University of Chicago lança filme de conclusão de curso patrocinado por seguidores

Um brasileiro tem se destacando em tradicional universidade de comédia da cidade de Chicago, a...

Primeiro brasileiro formado pela Second City University of Chicago lança filme de conclusão de curso patrocinado por seguidores Desde 1959 renomados nomes da comedia americanas passaram pela universidade

Um brasileiro tem se destacando em tradicional universidade de comédia da cidade de Chicago, a terceira mais populosa dos Estados Unidos, atrás apenas de Nova York e Los Angeles. Rodrigo Fernandes, 35 anos, nascido em Cuiabá, Mato Grosso, é concluinte do curso de roteirista e diretor do programa Harold Ramis Film School, da Second City University of Chicago, berço de grandes nomes do humor americano: Bill Murray, Dan Acroyd, Martin Short, Tina Fay e Steve Carell, do The Office. Como sugestão de projeto de conclusão, a instituição exige dos alunos a apresentação de um curta metragem de oito minutos. Fernandes, no entanto, lançará seu primeiro filme, a comédia romantica “Second Date”, de 1h15, fruto do patrocínio dos seguidores de seu blog Jacaré Banguela (15 anos) e de amigos.

Primeiro brasileiro a estudar na escola de Chicago, fundada em 1959, Rodrigo Fernandes não só contará a história de Robert - jornalista brasileiro, por volta dos 40 anos, que é traído pela esposa e busca nova relacionamento em aplicativo de relacionamento -, mas também protagonizará a produção. “Levarei o sotaque brasileiro para as telas onde falo em inglês”, conta entre risos. O personagem, é convencido pela sobrinha a entrar no aplicativo de relacionamento “Tinder”. “Depois de 20 anos de casado, ele vai ao segundo encontro por meio do Tinder. O primeiro encontro foi com a mulher que o traíu e agora ele vive sua segunda experiência”, adianta ele. Com previsão de lançamento para o próximo dia 23 de dezembro, o filme do brasileiro está na fase final de edição, correção de cores e som para cinema.

 “Como venho trabalhando com audio visual e edição, já fiz webseries e videos antes de vir estudar cinema, pensei, porque não fazer um filme”, explica. A ousadia desse cuiabano, filho de professores, que cresceu em Sinop, interior do Mato Grosso, teve início ainda no segundo grau. Fernandes resolveu juntar-se a quatro amigos e criar um blog de sátira e comédia chamado Jacaré Banguela - em homenagem a um “slogan conhecido em seu estado: Jacare Banguela, o Amigo Da Galera. “O blog tinha uma mistura de piada com notícias. Pegavamos portais de notícias e fazíamos piadas. Também tínhamos sessãoes originais, como o “Flagras de MSN”, onde fazíamos zueira com as formas de comunicação estranhas”. Em 2006, só era Fernandes e um amigo, Fred Fagundes, a fazer comédia com artistas ainda desconhecidos. “Criamos o original ‘Vadiagem Malemolente’, onde disponibilizávamos links de jogos, fotos divertidas e coisas interessantes para matar o tempo. Eram os mais aguardados da semana, soltávamos nas sextas-feiras. Sempre com muito humor”, lembra ele.

O menino do interior foi estudar Publicidade e Propaganda na capital e lá descobriu o publicitário Fernando Meirelles, após assistir o filme “Cidade de Deus”. “Dentro da publicidade meu foco sempre foi audio visual, mais do que a venda da publicidade. Em 2004, retornei assiduamente ao blog com atualizações diárias e, em 2006, aconteceu o grande ‘boom’, os blogs estouraram. Jacaré Banguela me levou para a fama, passei a ser convidado para eventos com hotéis e comida pagos, alcancei um tamanho que não imaginava”,relembra Fernandes.

Para pagar a universidade de Publicidade, o brasileiro trabalhava na edição de audios e vídeos da faculdade. “Como tinha tempo livre então fui desenvolvendo o blog naquele espaço. O Jacaré Bangela completou 15 anos em 2019, mas desde 2007 o dinheiro da publicidade dele era suficiente para me sustentar”, diz orgulhoso. Em 2007, o roteirista foi morar no Rio onde conheceu artistas e pessoas influentes, lá o blog deu uma expandida importante. Em 2011, Fernandes se mudou para São Paulo e descobriu o humor off line, stand up Comedy.

“A comunicação de internet e humor são muito grande. Publicidade e comédia são muito efervecente. Descobri através do stand up e a platéia, o feedback no exato segundo que você conta a piada. Isso me fascinou, virou um vício. Eram frases, assuntos e textos novos. Era mais do que a busca pela fama. Topava me apresentar em qualquer lugar, do churrasco ao teatro. A platéia rir era o mais importante. Embora o retorno financeiro também tenha sido incrível. A emoção de viver do humor no off line brilhou meus olhos”, conta Fernandes. Dali em diante, tudo aconteceu. “Gravei varios especiais para o Canal Comedy Central. Fui convidado para ser repórter de humor da Fox Sports, diretor do Day Night Live, (SNL). Em 2016, fui chamado para fazer parte da companhia de comédia CIA de Comédia Os Melhor do Mundo, o maior e mais antigo grupo de teatro de comédia do Brasil, com 25 anos”, orgulha-se

Internacional - Em 2017, Rodrigo Fernandes comprou o monólogo americano de comédia chamado:  O namorado da minha namorada. “Oscar Filho dirigiu a peça. Foi um passo para uma nova experiência. A busca pelos diferentes tipos de comédia. Lancei meu olhar mais pra fora, para a possibilidade de ter uma comunicação com coisas internacionais. Meu panorama estava aumentando”.

Depois do “Debu” do blog Jacaré Banguela (15 anos), em 2019, Fernandes começou a pensar no que desejava para os próximos 15 anos. “O que preciso fazer agora para mantê-lo por mais 15 anos. Voltei para a ideia do cinema. Foram 15 anos de conteúdos diários e semanalmente, junto com conhecimento de stant up, peças e monologos, produção para internet. Queria uma maneira de diminuir o ritimo e conseguir permanecer, então decidi que um caminho poderia ser fazer um filme por ano. Com meu conhecimento, aprendendo a fazer filmes, posso trabalhar em uma loucura menor, com um grande produto por ano”, se auto-avalia Fernandes, ao lembrar que somente um diretor hoje é capaz disso, seu ídolo Woody Allen.

“Nos anos de Jacaré Banguela consegui manter um público que interage comigo. Abro uma live e o pessoal entra para rir, contar ideias, sugerir coisas, principalmente no Instagram e no Twitter. Seguidores legais que construem comigo. O público continua interessado na minha loucura e nos reatroalimentamos. É o melhor combustível que posso ter, de acreditarem nas minhs loucuras. Vai que estamos aqui contingo”, acretida o roteirista. O seu priemiro filme é gruto essa parceria. “Fiz uma pesquisa nos meus canais sociais e perguntei: se eu acreditar na loucura de fazer um longa vocês me ajudar a financiar? Deu certo. Pelo site da vaquinha - Bemfeitoria.com.br - e as doações dos amigos comediantes mais próximos, que depositaram diretamente na minha conta, a meta foi ultrapassada e fechamos a vaquinha com 118%”, conta Fernandes. Entretanto, o valor era em reais e ao reverter em dolar, era preciso dividir a quantia por cinco (valor do dolar). “A vaquinha aconteceu entre julho a agosto desse ano, 2020. Durou de cinco a seis semanas. As gravações foram de agosto a setembro e agora os ingressos serão disponibilizados no Jacarebanguela.com.br”, digulga ele. 

“A expectativa é que o público goste do filme, que o resultado final seja interessante para quem vai pagar pelo filme. O meu plano, a médio prazo, é fazer um filme por ano, de 2020 até 2030”, adianta. O segundo filme já está engatilhado e será lançado o ano que vem: Rushed Submition, filme de mistério, ‘murder mystery’, com comédia. “Fui convidado para integrar esse filme. Escrevi e vou dirigir, mas não estou produzido, recebo ordens, já é fruto do meu trabalho aqui. Outra jornada”, esclarece. “Só tenho a agradecer. Tem um ditado que diz ‘não dê palco para maluco’, agradeço ao melhor público há 16 anos por continuar me dando palco”. Fernandes garante que o Jacaré Banguela vai continuar e que essa nova fase vai elevar a marca. “Desejo que as mesmas pessoas e novas pessoas possam ir e ver ali (no filme) uma produção Jacaré Banguela, onde minha visão se projeta”. 

“Nunca vou deixar de ser brasilieiro. Nunca vou deixar de ser imigrante fora do Brasil. Meu público vai continuar me seguindo. Meu sotaque vai estar comigo sempre. Não importa o tamanho das coisas que faça. Me vejo como um cidadão do mundo. Minha casa é o planeta terra”. Fernandes acredita que o seu público só tende a aumentar. “No stand up e no teatro o público está ali. Agora vou atingir mais pessoas, um público que não me conhece ainda”.

 

-----------------------------------------------------

 

Depoimento de seguidores do blog Jacaré Banguela, que patrocinaram o lançamento do primeiro filme: Second Date.

 

  1. Conheci o blog logo após perder meu pai, em 2009, eu tinha 13 anos na época e foi um primo que me mostrou. Lembro que eu passei várias horas seguidas lendo o blog, me divertindo e me distraindo. A melhor parte foi começar a ir mais a fundo no blog e descobrir que os vídeos dos Melhores do Mundo, que meu pai compartilhava com os amigos por e-mail, tinha sido seu upload!!! Desde aquela época, eu acompanho o "Bangela" em praticamente todas as redes sociais e seguimos aqui. (Douglas Dalle Corte)

 

  1. Através do humor, o Rodrigo consegue inspirar os fãs à buscar coisas novas, enfrentar nossos medos e identificar cenários de vida, sem medo do desconhecido. Ele é uma grande inspiração como ser humano, e de perseverança profissional. Ele mostra que devemos nos reinventar e buscar novos desasfios sempre que pudermos e que isso nos faz ser melhores. (Leonardo Oberherr, Sapiranga, RS)

 

  1. Tenho tanta identificação com a figura do Jacaré Banguela que parece que eu sou um amigo de infância do Rodrigo Fernandes. É uma das poucas - se não for a única - pessoa que tem uma presença tão forte e tão próxima dos seguidores da internet. Torço sempre para que os projetos dêem certo e tô aqui apoiando sempre que possível. =). (Vitor Vasconcellos)

 

  1. Não sigo ele por causa do humor! Sigo pq gosto de ver o modo como ele encara a vida e os desafios a que se propõe, ou não, e segue em frente sempre com bom humor! Falava com minha esposa exatamente sobre isso e "sobre" vc hoje, acredita? Discutíamos sobre como podemos impulsionar o negócio dela no Instagram e estávamos falando sobre quem seguíamos, e falei de  vc! Ela disse que não te acha engraçado e eu falei: mas eu não sigo ele por causa do humor! Sigo pq gosto de ver o modo como ele encara a vida e os desafios a que se propoe, ou não, e segue em frente, sempre com bom humor! (Igor Corte)

 

Fonte: Liane Cyrene

Top News