Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/01/2021 as 11:00am

Coluna Flavianny Marques

CARNES VERMELHAS OU BRANCA: QUAIS SÃO E QUAIS EVITAR   As carnes vermelhas incluem as de...

CARNES VERMELHAS OU BRANCA: QUAIS SÃO E QUAIS EVITAR

 

As carnes vermelhas incluem as de vaca, de vitela, de porco, de cordeiro, de carneiro, de cavalo ou de cabra, além dos embutidos preparados com essas carnes, enquanto que as carnes brancas são as de frango, pato, peru, ganso e peixes. Em geral, a classificação das carnes depende da cor, da origem do animal, do tipo de músculo e do pH da carne, não existindo uma forma simples e confiável de fazer essa diferenciação.

 

  1. A carne branca é melhor que carne vermelha?

Sim! As carnes brancas, especialmente os peixes, são melhores para a saúde do que as carnes vermelhas porque, em geral, possuem menos gordura e colesterol, sendo também mais fáceis de digerir. O consumo em excesso da carne vermelha pode trazer prejuízos para a saúde, como acúmulo de gordura nas artérias e no fígado, aumento do colesterol e aumento da gordura a nível abdominal. No entanto, as carnes vermelhas são ricas em vitaminas B3, B12, B6, ferro, zinco e selênio, por isso é possível consumi-las cerca de 2 a 3 vezes por semana, sendo importante escolher cortes de carne que não possuam muita gordura, já que o ideal é ter uma alimentação equilibrada e variada e que inclua todos os tipos de carne.

 

  1. Comer carne vermelha à noite faz mal?

Não! A carne vermelha pode ser consumida à noite assim como qualquer outro alimento, no entanto não deve ser consumida em excesso, isso porque demora mais tempo para ser digerida no estômago, podendo causar acidez e sensação de peso no estômago, que pode ser pior na hora de dormir.

 

  1. A carne branca não engorda?

Não! Apesar de conter menos gordura, a carne branca também engorda quando consumida em excesso, principalmente quando consumida com molhos calóricos, como o molho branco e molho de 4 queijos.

 

  1. Carne mal passada faz mal?

Depende da origem da carne. Consumir carnes mal passadas só faz mal à saúde se ela estiver contaminada com parasitas como a tênia ou bactérias que causam infecção intestinal. Assim, deve-se sempre comprar carnes em locais que garantam seu processamento e origem, pois apenas o cozimento adequado elimina a contaminação de carnes não seguras.

 

  1. Carne de porco faz mal?

Não! Assim como a carne de vaca, a carne de porco só faz mal se estiver contaminada e se não for bem cozida, mas quando um cozimento adequado é feito, essa carne também é segura para consumo.

Fonte: Flavianny Marques

Top News