Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/07/2021 as 1:27pm

Quilombolas lutam pela Terra. GMB depõe sobre COVID-19

Moradores do Quilombo Boca do Rio falaram ao Grupo Mulher Brasileira, durante Live no dia 20...

Quilombolas lutam pela Terra. GMB depõe sobre COVID-19 A diretora do Grupo Mulher Brasileira, Heloisa Galvão, disse aos membros da Comissão especial que ouve depoimentos sobre verbas para minimizar os efeitos da COVID-19 em Massachusetts, que o GMB fêz o que os governos estadual e federal deveriam ter feito

Moradores do Quilombo Boca do Rio falaram ao Grupo Mulher Brasileira, durante Live no dia 20 último, sobre sua luta pelo direito de permanecerem na terra que lhes pertence. Eles estão ameaçados de despejo e a juiza Claudia Oliveira da Costa Tourinho Scarpa, da 4ª Vara Cível de Salvador, deve tomar uma decisão em breve. “A gente mora no meio de uma bomba", disse a moradora Ellen Celestino, que nasceu e vive no Quilombo toda a sua vida. “Aqui crio meu filho e vivo com minha família”. A mãe de Ellen, Elaine da Cunha Celestino, estava acompanhada do  cunhado Luciano e do marido Nadson, que também denunciaram a ameaça de despejo

Os membros da comunidade vivem nas margens da Baía de Aratu há centenas de anos. São descendentes de brasileiros indígenas e trabalhadores escravos que se libertaram dos engenhos da região. A comunidade foi reconhecida como quilombo pela Fundação Cultural Palmares e está em processo de homologação do título de propriedade pelo INCRA. Mas a juíza parece que pode despejar os residentes antes que isso aconteça. O problema é que empresas como a estatal federal CODEBA e a Bahia Terminais S/A querem expulsar as famílias para construiram nas terras, cuja localização é bem cobiçada. A CODEBA pleiteia na justiça a expulsão da comunidade e a segunda está destruindo o território para instalar um terminal portuário. “Se sua família morasse aqui, a senhora faria isso (expulsaia sua família)?” Esta é a pergunta que Elaine faria à Juiza se tiver a oportunidade de falar com ela.

Em carta que a comunidade escreveu para a Juiza, com assistência legal do advogado Marcos Brandão, da Pastoral dos Pescadores da Bahia, as famílias dizem que “merecem ser ouvidas amplamente no caso judicial que afetará ainda mais a capacidade delas de alimentar-se e usufruir dos recursos locais para a sua reprodução cultural e social. O contrário seria descumprir a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, do qual o Brasil é signatário”.

O Grupo Mulher Brasileira apoia esta campanha e enviou carta à Juiza Claudia Scarpa. Se Você quiser apoiar esta causa e apoiar a comunidade de Boca do Rio, entre me contato com o Grupo Mulher Brasileira que podemos mandar o modelo de carta para você assinar. Fale conosco por email, mulherbrasileira@verdeamarelo.org, ou whatsApp, 617-202-5775.

 

Redistritos

Continua de vento em popa a campanha para redelimitar distritos eleitorais em Massachusetts devido ao resultado do Censo, que só será anunciado a partir de 15 de agosto. O Grupo Mulher Brasileira faz parte da Coalizão que defende distritos diversos e que verdadeiramente representem a popuação, não dividam comunidades e não segreguem imigrantes, negros e pobres. O objetivo da Coalizão é elaborar 100 mapas até o final do mês. O GMB está buscando informação nas comunidades para criar mapas que mostrem onde estão as comunidades brasileiras.

   

Vacina

Estamos promovendo três clínicas de vacinação este fim de semana. Nesta sexta, dia 23, é a segunda dose para quem tomou a primeira dose da Pfizer dia 2 de julho último.  Neste sábado, dia 24, o Grupo Mulher Brasileira, como parte da Coalizão “Equity Now & Beyond”, vai estar em Worcester, na Evangelical First Haitian Baptist (60 Ellsworth St, 01610), das 13 às 17 horas. No domingo, dia 25, a vacinação será em Lynn, no estacionamento da Harrington Elementary School (21 Dexter St, 01902). A vacina é totalmente gratuíta e não é preciso apresentar nenhum document.

Durante a vacinação, serão fornecidas outras informações sobre alistamento eleitoral para quem tem cidadania norte-americana, inscrição em planos de saúde, direitos dos inquilinos e moradia a baixo custo, direitos trabalhistas e dos imigrantes. Informações pelo WhatsApp do GMB, 617-202-5775. Não precisa marcar hora, basta vir, não precisa document, dinheiro ou seguro de saúde.

 

Estação Mulher

O nosso programa de radio, o Estação Mulher, que vai ao ar todos os sábados, pela radio do Brazilian Times, estará ainda melhor a partir deste sábado, dia 24, quando estaremos conversando com  o pósdoutorando em agroecologia, Luiz Domeignoz Horta, sobre como podemos proteger o meio-ambinte e as mudanças climáticas observadas no planeta. A enfermeira e ativista político-comunitária, radicada em Nova York, Myriam Marques, vai falar das manifestações previstas me todo mundo por justiça no combate à pandeia no Brasil. Sempre com o olhar ( ou a perspectiva)  de nós, mulheres! Coloque já na sua agenda! Todo sábado, às 11 horas, na radio do Brazilian Times e no Facebook do Grupo Mulher Brasileira.

 

Festival da Independência

O 26º Festival da Independência do Brasil vai acontecer este ano! Já temos o sinal livre do Departamento de Parques e Recreação e da Prefeitura de Boston. Como o Estado suspendeu a emergênvia e liberou os eventos, o Grupo Mulher Brasileira reuniu uma comissão pequena e está discutindo o que fazer. O maior problema agora é levantar fundos e nós vamos cair em campo. Se você tem algo que queira mostrar no Festival, entre em contato conosco pelo email festival@verdeamarelo.org. Mais detalhes serão dados nas semanas seguintes.

Fonte: Foto COVID-19 Hearing

Top News