Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/08/2022 as 2:00am

Coluna Denny

Uma viagem à Aldeia Mushu Inu, do povo Yawanawá, no Acre Cerca de 60 indígenas, de um...

Uma viagem à Aldeia Mushu Inu, do povo Yawanawá, no Acre

Cerca de 60 indígenas, de um povoado considerado pequeno, resistem pela força e sabedoria histórica.

Por Carlos Irineu

 

Quatro horas de voo, partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, somadas à dez via terrestre, com embarque em Rio Branco no Acre e desembarque na pacata Tarauacá/AC e mais seis de barco separam o homem branco dos quase 1.600 índios do povo da Queixada, os Yawanawás.

Em meio à Floresta Amazônica no extremo Oeste do Brasil e às margens do Rio Gregório, importante afluente que atravessa os estados do Acre e do Amazonas, está localizada a Aldeia Mushu Inu, sexto povoado instalado ao longo dos 350 km de extensão deste importante curso d’água.

O acesso às aldeias do povo Yawanawá é feito por meio das canoas motorizadas, que partem da Vila de São Vicente, cidadezinha a 492 km da capital do Acre.

Em período de seca e com o nível baixo de água, as embarcações sofrem com os troncos e bancos de areia que se formam nas encostas do rio.

Convivência com o homem branco

A relação dos indígenas com a floresta é especial, uma vez que é dela que eles tiram todo o seu sustento. Além de saciar a fome dos moradores da Mushu Inu todo o roçado que é como os indígenas chamam o cultivo em sistema de plantio, de macaxeira, milho e tantos outros alimentos, é comercializado nas demais aldeias. E como forma de agradecimento ao alimento de cada dia, eles celebram em seus cantos mariris. 

Conhecer de perto a cultura, os rituais e a ligação do povo Yawanawá com a floresta foi uma experiência indescritível e uma das melhores formas de entender e ajudar, ainda que infimamente, a preservar a rica cultura dos ancestrais.

Hoje eles já entendem que a presença do homem branco nas aldeias, através de visitas guiadas e experiências responsáveis, pode ser positiva para a difusão e preservação de suas raízes.

Os principais rituais tradicionais dos Yawanawás são o Uni ou Ayahuasca, uma bebida feita a partir da infusão de duas plantas amazônicas: o cipó-jagube e o arbusto-chacrona, e o rapé, que é um pó composto de ervas, cascas de árvores e outras plantas.

Na vivência de 7 dias da Mushu Inu, grupos com integrantes do Brasil e do exterior contam com as típicas pinturas corporais, brincadeiras tradicionais, rodas de músicas, cerimônias indígenas,

exposição de bijujoias (produzidas pelas mulheres da aldeia) e o banho de ervas, que é realizado após a colheita de plantas medicinais da floresta amazônica.

Vivência

Para quem quer mergulhar na cultura indígena da Aldeia Mushu Inu, pode entrar em contato com o líder Yawakashahu Yawanawa, por meio do perfil Instagram, ou através de Grupos de Viagem que se organizam ao longo do ano para viver uma das melhores experiências de vida. 

Top News