O ICE reiterou que o pai, João Paulo Gomes Pereira, continua foragido.
Publicidade
Publicidade
Diretor do ICE diz que alvo da operação em Milford (MA) era o pai, não o estudante brasileiro

O diretor-geral do Departamento de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês), Todd Lyons, afirmou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, dia 02, em Boston (Massachusetts), que o alvo da operação realizada no sábado (31/05) em Milford não era o estudante Marcelo Gomes da Silva, de 18 anos, mas sim seu pai, João Paulo Gomes Pereira.
“Estávamos procurando pelo pai dele. Obviamente, ele não é o pai do ano, porque trouxe o filho para cá ilegalmente. Eles fizeram uma parada de trânsito no carro do pai, e Marcelo estava dirigindo,” declarou Lyons.
Segundo o diretor, Marcelo, que chegou aos Estados Unidos aos seis anos de idade e não possui antecedentes criminais, foi detido por estar no país sem status legal. “Se encontrarmos qualquer imigrante sem status, vamos tomar uma ação”, afirmou.
Quando questionado por um repórter se Marcelo representa algum tipo de ameaça à comunidade, Lyons rebateu: “Eu jogo de volta para você. E sobre um motorista de 18 anos que é parado por violação de trânsito pela Polícia Estadual de Massachusetts, que é procurado por ser um violador de trânsito habitual a caminho da graduação? Você faria a mesma pergunta à Polícia Estadual por não tê-lo detido?”
Lyons ressaltou que não classificou Marcelo como perigoso. “Eu não disse que ele é perigoso. Eu disse que ele está no país ilegalmente, e nós não vamos virar as costas para ninguém.”
Ainda durante a coletiva, outro repórter perguntou se o jovem terá direito ao chamado due process — o devido processo legal garantido a qualquer pessoa detida. Lyons respondeu: “Todo mundo tem due process. É para isso que serve o procurador federal, é para isso que servem as Cortes. Todos eles oferecem isso.”
Em entrevista à emissora WCVB, a namorada de Marcelo, Julianys Rentas, relatou que ele está preso com outros 30 homens em uma cela na unidade de transição do ICE em Burlington, Massachusetts. Segundo ela, ele foi algemado nas mãos e nos pés e é o mais jovem entre os detidos.
No início da tarde desta segunda-feira, colegas de Marcelo da Milford High School realizaram um ato simbólico na escola pedindo sua libertação.
O ICE reiterou que o pai, João Paulo Gomes Pereira, continua foragido. “O pai dele ainda não se entregou, ele sabe que era o alvo,” afirmou Lyons. De acordo com os agentes federais, João Paulo é procurado por dirigir a mais de 100 milhas por hora em áreas residenciais, colocando vidas em risco.
Compartilhar
Publicidade