Voo com 46 brasileiros deportados pousa em Confins; medida visa reduzir tempo de detenção em centros americanos
Publicidade
Publicidade
Pela 1ª vez, deportados chegam ao Brasil em avião da Força Aérea dos EUA

Pela primeira vez, um avião da Força Aérea dos Estados Unidos foi utilizado para deportar brasileiros em situação imigratória irregular. A aeronave pousou na tarde desta terça-feira (1º) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana da capital mineira.
Ao todo, 46 brasileiros desembarcaram no terminal após serem deportados por viverem ilegalmente nos EUA. Segundo o governo federal, essa foi a 12ª operação de repatriação realizada em 2025. Desde janeiro, mais de 1.200 brasileiros já foram deportados de volta ao país.
Diferentemente das operações anteriores, que utilizavam voos comerciais fretados, os Estados Unidos optaram pelo uso de uma aeronave militar como forma de reduzir o tempo de detenção dos imigrantes em centros administrados pelas autoridades migratórias americanas. A informação foi confirmada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
No aeroporto, uma estrutura especial de acolhimento foi montada para receber os repatriados. Eles passaram por triagem da Polícia Federal, avaliação médica e receberam orientações e suporte para o retorno às suas cidades de origem.
A mudança no formato da deportação levanta debates sobre o tratamento dado a imigrantes detidos nos EUA e as estratégias adotadas para agilizar os processos de repatriação. Autoridades brasileiras monitoram o impacto dessa nova abordagem.
Compartilhar
Publicidade